Notícias sinfren

Veja abaixo algumas notícias do SINFREN.

Aqui neste espaço voce pergunta e os diretores respondem. Faça a sua pergunta, esclareça a sua dúvida.

Se voce preferir, não divulgamos seu nome.

As respostas de interesse coletivo serão respondidas em vídeo neste site.

O Sinfren traz mais uma novidade! Para melhor atender nossos filiados, firmamos uma parceria com a Solumedi. Este convênio oferece a você e seus dependentes: consultas médicas, exames de imagem e de laboratório, com agendamento imediato, hora marcada e sem fila. O usuário Solumedi só paga pela consulta ou exame que realizar, e sempre com um valor reduzido. Lembrando que o associado será sempre atendido em uma clínica particular, com hora marcada, pelos melhores profissionais, com equipamentos e materiais de ponta. Como funciona na prática: o associado deve entrar em contato com o Sinfren e solicitar sua carteirinha, ou, pode fazer isso quando for utilizar o convênio pela primeira vez. Lembramos que a carteirinha não tem custo. Sempre que precisar de consulta ou exames, é só entrar em contato com a Solumedi para fazer o agendamento dos serviços, através do telefone 48 99126-2682/ 47 98405-7278. Tudo isso com desconto em folha de pagamento. Você ainda pode cadastrar quantos dependentes quiser, sem custo algum. A Solumedi tem 5 unidades em Santa Catarina: Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Joinville e Florianópolis. Muito em breve serão inauguradas novas unidades na Grande Florianópolis para facilitar o atendimento dos associados nessas regiões. A mesma carteirinha emitida de em SC pode ser utilizada em qualquer cidade do Brasil que tenha uma unidade da SOLUMEDI. Algumas especialidades que a Solumedi tem parceria, oferecendo valores reduzidos: Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hepatologia, Neurologia, Nutricionista, Obstetrícia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Oftalmologia, Reumatologia, Infectologia, etc. Exames: Análises Clínicas (exames laboratoriais), Eletros, Endoscopia, Colonoscopia, Tomografia Computadorizada, Ecografia, Mamografia, Eletrocardiograma, Raio X, Cintilografias, Ressonância Magnética, Ultrassom, etc. Tratamentos Odontológicos: Aparelho ortodôntico, Limpeza, Canal, Extração, Prótese, Implantes, Restauração, Endodontia, Tratamentos Estéticos (Aplicação de Botox, Preenchimento Facial, etc.). Sinfren, sua casa fora de casa!

Companheiros,

 

Depois da aprovação da Reforma Trabalhista, em novembro do ano passado, tentaram de todas as formas enfraquecer os sindicatos. Mas, estamos aqui, mais fortes do que nunca, numa luta diária para combater este mal chamado Reforma Trabalhista.

E o que motiva essa luta? Poderia escrever aqui muitos motivos para seguirmos em frente, mas, vou pontuar as conquistas estabelecidas e direitos adquiridos ao longo dos anos.

Antes da atuação do Sinfren, vocês podem lembrar que a categoria trabalhava até 12 ou 14 horas por dia e sem carteira de trabalho assinada! A maioria trabalhava sem essa estabilidade, que foi conquistada pela persistência do sindicato. Benefícios??? Não existiam.

Talvez, muitos dos que entraram no mercado de trabalho após todas as conquistas do sindicato, acreditem que, tudo o que está na convenção sempre existiu ou pense que são benefícios fornecidos pelos patrões.

Hoje, temos grandes e significativas mudanças, que parecem comuns, mas, foi com muita força e garra do sindicato que as conquistas aconteceram:

* Vale alimentação (sim, antes não existia);

* Jornada de trabalho justa (regulamentada);

* Intervalo adequado;

* Banco para as pausas no local de trabalho (antes trabalhava-se em pé e descansava-se em pé);

* Seguro de vida;

* Piso salarial (com reajuste através da convenção);

* Quebra de caixa (antes saía do bolso do trabalhador);

* Plano médico e odontológico;

* Carteira de trabalho assinada (muitos não assinavam a CTPS);

* Uniforme (não era fornecido);

* Pagamento do feriado.

 

Essas são algumas das nossas conquistas. A luta não para por aqui! Quanto mais filiados tivermos, mais fortes seremos para adquirir benefícios e melhores condições de trabalho.

 

Frentista, você é a linha de frente de nossa batalha! Nosso interesse é em sua causa, não vamos aceitar precarização, vamos manter todas as conquistas, nossa luta não foi e não será em vão!

 

O Sinfren é a casa do trabalhador e estará sempre de portas abertas. Junte-se a nós nessa missão!

 

Sinfren, sua casa fora de casa!

 

Roque Roberto dos Santos

Presidente Sinfren

Companheiros,

as eleições estão se aproximando e as campanhas eleitorais nos bombardeiam de informações todos os dias e por todos os lados. Por isso, nós, enquanto sindicato, ressaltamos a importância de ser e estar consciente na hora de votar para decidir quem serão nossos governantes. Mas, por que é tão importante conhecer as intenções e propostas dos candidatos? Pelo simples fato de que estarão pelos próximos quatro anos a frente de nosso Estado e País, criando e aprovando leis. Depois, não adianta reclamar!

O Sinfren alerta: “NÃO VOTE EM QUEM VOTOU A FAVOR DA REFORMA TRABALHISTA E CONTRA O TRABALHADOR”!

Abaixo estão os nomes dos políticos que votaram contra o trabalhador:

 

 

Celso Maldaner (PMDB)

João Paulo Kleinübing (PSD)

João Rodrigues (PSD)

Jorginho Mello (PR)

Marco Tebaldi (PSDB)

Mauro Mariani (PMDB)

Rogério Peninha (PMDB)

Ronaldo Benedet (PMDB)

Valdir Colatto (PMDB)

 
SINFREN, sua casa fora de casa!
A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região de condenar a empresa Sulcar Postos de Serviços Ltda a pagar as diferenças salariais a um frentista que acumulava a função de caixa em Florianópolis (SC). O trabalhador, contratado como frentista, solicitou o pagamento adicional negado pela empresa, que afirmou que o funcionário não exercia com habitualidade a função de caixa. Provas como fotografias do trabalhador operando o caixa foram anexadas ao processo, entretanto o juízo da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis (SC) indeferiu o pedido. Em recurso ordinário, contudo, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) entendeu que as atividades acumuladas não eram compatíveis e que caracterizavam acúmulo ilegal de funções. De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi determinado pelo TRT da 12ª Região o pagamento da gratificação de 10% sobre o salário do frentista. De acordo com o entendimento do TRT, “o acúmulo ilegal se caracteriza pelo exercício habitual e concomitante de funções distintas e com tarefas incompatíveis sem remuneração adicional nem registro na Carteira de Trabalho”. A Quarta Turma Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu de forma unânime pela manutenção do entendimento do TRT, considerando devido acréscimo na remuneração do trabalhador. *Informações divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Aposentadoria especial é um direito seu! Aposentadoria Especial dos Frentistas e demais Trabalhadores de Postos de Combustíveis é um benefício previdenciário destinado aos segurados que trabalharam, ou ainda trabalham, expostos a agentes insalubres e periculosos, que apresentam risco à saúde ou integridade física. Por isso, a legislação previdenciária previu um tempo de contribuição menor para esta espécie de aposentadoria que, na prática, pode ser de 15, 20 ou 25 anos, a depender do tipo de agente nocivo. Os trabalhadores que desenvolvem suas atividades nos pátios de postos de combustíveis, como frentistas, gerentes de pista e bombeiros, bem como aqueles que trabalham em rampas de lavação e troca de óleos, como os lavadores e lubrificadores, têm direito a pleitear a aposentadoria na modalidade especial, por trabalharem em ambiente periculoso ou insalubre. A periculosidade acontece por causa do exercício das atividades em áreas de risco, que são aquelas junto às bombas de combustíveis, assim como o trabalho em local onde há armazenamento de grandes quantidades de combustíveis inflamáveis. Já, a insalubridade, se caracteriza em razão da exposição desses trabalhadores aos agentes químicos – hidrocarbonetos derivados do petróleo – presentes nos vapores dos combustíveis comercializados, além do contato com óleos e graxas, dentre outros. Especificamente, para os lavadores e lubrificadores, que trabalham em rampas de lavação e troca de óleos, há exposição também aos hidrocarbonetos presentes nos óleos e graxas, bem como aos produtos químicos utilizados na lavação de veículos, como solupã, óleo queimado para lubrificação, dentre outros, além da umidade, derivada dotrabalho em local encharcado. Essa espécie de aposentadoria não exige idade mínima, apenas o tempo de contribuição especial de, no mínimo, 25 anos, além da carência mínima exigida, que é de 15 anos. No mais, é uma das modalidades de aposentadoria das mais vantajosas, do ponto de vista financeiro, porque garante ao segurado receber 100% da sua média contributiva. Assim, os frentistas, gerentes de pista, bombeiros, lavadores, lubrificadores e demais trabalhadores quedesenvolvam atividades semelhantes e trabalhem há, pelo menos, 25 anos, expostos às condições insalubres e periculosas descritas anteriormente, de modo habitual e permanente, têm direito a pleitear a aposentadoria na modalidade especial. Segundo o advogado previdenciarista Jorge Mazera, há, ainda, a possibilidade de conversão do tempo especial para comum, com acréscimo de 40%, o que é indicado, por exemplo, para quem não atingiu os 25 anos de tempo qualificado mas, ao contabilizar tal acréscimo, implementa os requisitos para obter outro tipo de aposentadoria, como a por tempo de contribuição ou por idade. Sinfren, sua casa fora de casa!
Agora o Sinfren tem novo convênio para melhor atender aos filiados! Não perca a oportunidade de aprender algo novo e se atualizar para o mercado de trabalho! Aproveito os descontos da Unicesumar! Sinfren, sua casa fora de casa!
A paralisação parcial realizada pelos trabalhadores do Auto Posto CDV, em Florianópolis, gerou resultados positivos. Bastou o Sindicato entrar em cena para reivindicar os direitos de três funcionários do posto, que haviam sido demitidas sem receber as verbas rescisórias, que a situação foi resolvida. Essa é mais uma prova de que o trabalhador pode contar com o Sinfren e que trabalhamos para o melhor da categoria. Não medimos esforços para conquistar e manter os direitos de quem faz as empresas crescerem: os trabalhadores. Se você passa por alguma situação semelhante a esta e precisa da ação do sindicato, basta entrar em contato que vamos até sua base. Essa luta é de todos nós! Sinfren, sua casa fora de casa!
Trabalhadores do Auto Posto CDV, na Avenida Governador Ivo Silveira, em Florianópolis, estão em paralisação parcial das atividades. O ato da categoria teve início porque três trabalhadores do posto foram demitidos e não receberam a rescisão contratual, além de estarem com o vale alimentação e demais benefícios em atraso. A paralisação tem total apoio do Sinfren. Os representantes sindicais estão no local para defender os trabalhadores e a espera de uma resposta do empregador. Pedimos a atenção e apoio de toda a categoria, pois esta situação também pode se repetir em outros postos, ou seja, amanhã pode ser você! Seguimos com nossa luta sempre em favor dos trabalhadores, pois direito adquirido não pode ser retirado! Sinfren, sua casa fora de casa!

Após o Supremo Tribunal Federal – STF – decidir pelo fim da obrigatoriedade da contribuição do imposto sindical, entidades sindicais já pensam em limitar os serviços apenas para quem for filiado. Sendo assim, CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho), reajustes, serviços contábeis e assessoria jurídica podem ficar disponíveis apenas a quem contribui com o Sindicato de sua categoria.

Alguns sindicatos já decidiram que só defenderão campanhas salariais para trabalhadores filiados à entidade, como é o caso do Sinfren. Segundo o presidente da entidade, Roque Roberto dos Santos, os serviços prestados eram oferecidos a todos os trabalhadores da categoria que tivessem alguma dúvida que pudesse ser sanada pelo sindicato, como homologação da rescisão, informações sobre cálculos, jornada de trabalho, benefícios e informações em geral. O presidente também entende que não há como obrigar a categoria a pagar, mas, que os trabalhadores precisam entender a importância de ter o sindicato ao seu lado, lutando por seus direitos e interesses. “Estamos satisfeitos em ver que a classe trabalhadora confia no sindicato e isso nos fortalece. Convidamos a todos a conferir e confiar em nossa luta e para que se juntem a nós”, disse Roque.

A exemplo de outras entidades, o Sinfren continuará com a luta junto às bases, para defender seus trabalhadores e não permitir que os direitos adquiridos sejam retirados.

 

Sinfren, sua casa fora de casa.  

 

Seu Arcelino Dett está completando 71 anos de vida. Nossa homenagem é, não só para parabeniza-lo, mas para mostrar o exemplo que ele representa. Desde 1967 ele trabalha como frentista em postos de combustíveis e, como ele mesmo diz: “cada dia é uma história diferente, que daria para escrever um livro”. Pessoas como seu Arcelino, que amam o que fazem, quase nunca têm “trabalho”, pois executam sua função com amor e prazer. Aposentado há 17 anos, ele segue na labuta, mas, depois de tanto tempo, ele diz que é hora de parar, em outubro ele vai seguir outros planos: usufruir do descanso merecido. A família Sinfren deseja muitas felicidades e saúde para que ele siga em frente, com perseverança e muito bom humor. O sindicato sente-se honrado e muito bem representado por este grande homem que, como filiado, participa e acredita em nossas lutas. Sinfren, sua casa fora de casa.
O governo liberou o saque do Fundo PIS/Pasep para pessoas de todas as idades que trabalharam no período de 1971 a 1988. Em média, cada um receberá R$ 1.370. O prazo para o saque termina em 28 de setembro. Depois dessa data, só poderá sacar quem tiver 60 anos de idade ou mais. Também é possível ver se tem direito e consultar o saldo disponível pela internet. Para o PIS (trabalhadores de empresas privadas) O fundo dos trabalhadores do setor privado fica depositado na Caixa Econômica Federal. O banco criou uma página no seu site com informações sobre o saque, como valores a receber, datas e canais disponíveis para realização do pagamento. Assim é possível consultar o saldo usando o seu número de CPF e sua data de nascimento. Você também pode utilizar o NIS (Número de Identificação do Trabalhador) que está no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS. Mas, para ter essas informações pela internet é necessário cadastrar uma senha. - Quem tem a senha do Cartão Cidadão: Acesse esse site Digite seu número do NIS Clique no botão "Cadastrar Senha" Leia o contrato de prestação de serviços e clique em "Aceito" Informe a senha do Cartão do Cidadão e a senha de internet que quer cadastrar - Quem não tem a senha do Cartão Cidadão: Acesse esse site Digite seu número do NIS Clique em "Cadastrar Senha" Leia o contrato de prestação de serviços e clique em "Aceito" Preencha os dados solicitados e clique em "Confirmar" Cadastre a senha desejada e clique em "Confirmar" Se tiver o Cartão do Cidadão, faça o pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207. Para finalizar o cadastro, é preciso ir a uma lotérica Se não tiver o Cartão do Cidadão, será preciso ir a uma agência da Caixa Outros canais disponibilizados para a consulta são o telefone 0800-726-0207, o aplicativo Caixa Trabalhador e caixas eletrônicos, por meio do Cartão do Cidadão. Correntistas da Caixa também podem fazer a consulta pelo serviço de internet banking, na opção "Serviços ao Cidadão". Para o Pasep (servidores públicos) O fundo dos trabalhadores do setor público fica depositado no Banco do Brasil. É possível fazer a consulta pelo site do Banco, informando o número de inscrição do Pasep (disponível na carteira de trabalho) ou o CPF e a data de nascimento. Outra opção são os caixas eletrônicos, informando o CPF ou o número do Pasep, além da data de nascimento. Quando sacar? O saque das cotas para quem tem menos de 60 anos de idade começa na próxima segunda-feira (18) e vai até 28 de setembro. *Os pagamentos dos rendimentos do fundo PIS/Pasep são feitos uma única vez ao ano, sempre ao final de junho. A partir de 8 de agosto, todos recebem o pagamento com o rendimento anual. Quem sacar antes disso, portanto, não recebe o rendimento.
Na tarde de hoje os representantes sindicais do Sinfren estiveram reunidos em frente à Catedral, no centro de Florianópolis, em ato de apoio à Fenepospetro, contra a proposta do CADE que sugere a adoção do self-service (autosserviço). “Vamos lutar para que isso não aconteça, seguimos nossa luta junto com à Federação em manter os frentistas nos postos de combustíveis”, afirmou o presidente do Sinfren, Roque Roberto dos Santos. Abaixo segue a matéria na íntegra, sobre a proposta do CADE. 👇🏼 Com a pressão imposta pela greve dos caminhoneiros contra o aumento do preço dos combustíveis, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou nesta terça-feira nove propostas para tentar reduzir os preços ao consumidor final, entre as quais, eliminar os frentistas dos postos de combustíveis com a adoção do chamado self-service (autosserviço), como ocorre nos EUA. A Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) repudia a “proposta” antitrabalhador do CADE, tal irresponsabilidade pode tirar centenas de milhares de empregos em todo o país. O CADE deveria observar a recente pesquisa elaborada pelo DIEESE onde mostra que o grande problema relativo a aumento de combustíveis é consequência da política de preços adota por Pedro Parente (presidente da Petrobras) e Temer. Segundo o DIEESE, os cortes de tributos como a Cide, o PIS/Cofins ou o ICMS são apenas paliativos. Para os pesquisadores se não houver mudança na política do setor de petróleo que transforme, de forma estrutural, o padrão de preços adotado por Pedro Parente na estatal, o problema não será solucionado. A pergunta é a seguinte: Nossa autossuficiência em petróleo serve a quem? A Petrobras reajustou o preço da gasolina e do diesel nas refinarias 16 vezes entre 22 de abril e 22 de maio. Nas bombas de combustíveis o preço médio do litro da gasolina subiu de R$ 3,40 para R$ 5,00, ou seja, 47%. O litro do diesel passou de R$ 2,89 para R$ 4,00, registrando alta de 38,4%. Somos reféns do capital (ou mercado), isso sim precisa mudar. http://www.tribunadaimprensasindical.com/2018/05/frentistas-repudiam-proposta-do-cade.html?m=1
Informamos que, em função do feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 31, nossas atividades serão realizadas, normalmente, até quarta-feira. Retomaremos nosso atendimento na segunda-feira, 04. Desde já, agradecemos a compreensão e desejamos a todos um bom feriado. Confie no seu sindicato, sua casa fora de casa!

Estamos quase na metade do ano e os feriados e pontos facultativos prosseguem pelo decorrer de 2018. Este mês, por exemplo, será encerrado com o Corpus Christi, uma data baseada nas tradições católicas, celebrada em 31 de maio, com uma missa e ornamentos nas ruas das cidades. Esta data, normalmente, não é um feriado nacional, o que faz com que cada Município decrete ponto facultativo.

 

Confira o calendário de feriados que ainda teremos:

 

Feriados nacionais:

07/09 – sexta-feira – Independência do Brasil;

12/10 – sexta-feira - Nossa Senhora Aparecida;

02/11 – sexta-feira – Finados;

15/11 – quinta-feira – Proclamação da República;

25/12 – terça-feira – Natal.

 

Feriado estadual:

11/08 – sábado – Carta Magna do Estado de Santa Catarina, este feriado é sempre no domingo subsequente (decreto 1958 de 07/01/2017).

 

Feriados Municipais:

13/06 – quarta-feira – aniversário de Tijucas;

26/07 – quinta-feira – Dia do Padroeiro de São Joaquim.

 

Confie no seu sindicato, sua casa fora de casa!

 

Neste sábado, 28, o Sinfren participou do Curso de Capacitação para o futuro do Sindicato. Isso porque a diretoria da entidade preza pela qualidade do serviço oferecido ao trabalhador. A capacitação abordou temas de grande relevância, como a Reforma Trabalhista, Saúde do Trabalho e Comunicação Sindical. Segundo o presidente do Sinfren, Roque Roberto dos Santos, “a iniciativa é de grande importância para a continuação do trabalho realizado por toda a diretoria, quem mais sentirá a diferença serão os trabalhadores”. O Sinfren busca sempre melhorar o relacionando com seus filiados. Além dos trabalhos de base a diretoria busca se capacitar para continuar sua luta junto à categoria.
Mais do que um feriado, a data é um marco da conquista realizada por trabalhadores que, unidos, se manifestaram contra as extensivas jornadas de trabalho. O ato iniciou em Chicago, EUA, e resultou em uma greve geral. A manifestação se estendeu por alguns dias, o que levou a um confronto com a polícia e resultou na morte de cinco sindicalistas, e outros três foram condenados à prisão perpétua. A partir de então, outros países aderiram às manifestações em prol da classe trabalhadora, para assim conseguirem seus direitos e melhores condições de trabalho, situação que se estende até hoje. Os sindicatos, junto aos trabalhadores, lutam, incansavelmente, pela categoria, não só por mudanças, mas para manter os direitos adquiridos. Muitas são as negociações junto ao patronal, assembleias e greves, que mantém o real sentido da data de 01 de maio. Mais que um feriado, comemoramos o resultado das lutas e da garra de uma classe que não mede esforços para alcançar seus objetivos. A diretoria do sinfren deseja um feliz dia do trabalhdor a toda categoria! Parabenizamos a todos pela garra e luta!
Mais do que um feriado, a data é um marco da conquista realizada por trabalhadores que, unidos, se manifestaram contra as extensivas jornadas de trabalho. O ato iniciou em Chicago, EUA, e resultou em uma greve geral. A manifestação se estendeu por alguns dias, o que levou a um confronto com a polícia e resultou na morte de cinco sindicalistas, e outros três foram condenados à prisão perpétua. A partir de então, outros países aderiram às manifestações em prol da classe trabalhadora, para assim conseguirem seus direitos e melhores condições de trabalho, situação que se estende até hoje. Os sindicatos, junto aos trabalhadores, lutam, incansavelmente, pela categoria, não só por mudanças, mas para manter os direitos adquiridos. Muitas são as negociações junto ao patronal, assembleias e greves, que mantém o real sentido da data de 01 de maio. Mais que um feriado, comemoramos o resultado das lutas e da garra de uma classe que não mede esforços para alcançar seus objetivos. A diretoria do sinfren deseja um feliz dia do trabalhdor a toda categoria! Parabenizamos a todos pela garra e luta!
A semana iniciou com trabalho realizado juntos às bases. Nesta segunda-feira, 16, o presidente do Sinfren, Roque Roberto dos Santos, esteve junto à categoria para realizar a entrega de material impresso e sanar dúvidas dos trabalhadores. Assim como esta ação, o Sindicato tem feito visitas às bases rotineiramente. A meta e objetivo do Sinfren é auxiliar e orientar os filiados. Se você tem questionamentos ou quer solicitar uma visita à sua base entre em contato conosco.
O Sinfren presta essa homenagem a Florianópolis pelos 345 de existência, que envolvem tantas histórias. Além da Capital Catarinense, Floripa também é a Capital Turística do Mercosul, título recebido pelos atrativos sazonais e pelo número de turistas que visitam a Ciade todos os anos. Um lugar acolhedor, escolhido por tantas pessoas para morar.

Foi a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911, que surgiu o Dia Internacional da Mulher. Isso porque o incidente causou a morte de 130 operárias, que foram carbonizadas. O fatídico ocorrido marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. 

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

 

Depois das fortes chuvas do mês de janeiro, que atingiram 17 bairros de Florianópolis, a prefeitura da Capital divulgou que as famílias atingidas serão contempladas com o benefício da retirada do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Isso porque muitas famílias tiveram grandes perdas e precisam repor móveis e eletrodomésticos que foram perdidos com os temporais. 

A estimativa é que 16 mil pessoas tenham acesso ao FGTS, obedecendo aos critérios estabelecidos pela prefeitura. Outras pessoas, que também tiveram danos, mas não residem em um dos 17 bairros mais atingidos, poderão fazer a retirada do dinheiro.  O saque por pessoa pode chegar até a R$ 6,2 mil e o trabalhador não pode ter retirado o FGTS nos últimos 12 meses. A liberação está prevista para quinta-feira, 09.

A Prefeitura ainda informa que, “quem não está nesta lista e foi atingido pela chuva, com alagamento, desbarrancamento, é necessário ter a comprovação por meio de uma foto que mostre o dano ou a perda”.

Confira a relação dos bairros atingidos:

  • Armação
  • Morro das Pedras
  • Campeche
  • Rio Tavares
  • Costeira
  • Leste da Ilha
  • Canto da Lagoa
  • Lagoa da Conceição
  • Itacorubi
  • Monte Verde
  • Saco Grande
  • Ratones
  • Vargem Pequena
  • Vargem Grande
  • Papaquara em Canasvieiras
  • Ingleses
  • Rio Vermelho

Documentação necessária:

  • Comprovante de residência em nome do proprietário emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência.
  • Documento de identidade
  • Cartão do Cidadão ou Cartão de Inscrição PIS/Pasep/NIT ou Inscrição de Contribuinte Individual junto ao INSS para o doméstico não cadastrado no PIS/Pasep
  • Carteira de Trabalho
  • Imagem do dano na residência caso não esteja na relação de bairros

 

 

Continuamos o trabalho de distribuição ode material escolar! As aulas estãoo quase começando e nosso incentivo à educação segue firme! Desde o fim do ano passado o Sinfren tem feito a entrega de material escolar aos filhos dos frentistas que estão regularmente matriculados na escola e frequentando as aulas!
As comissões de trabalhadores e patronal entregam ao governador Interino, Eduardo Pinho Moreira, nesta quinta-feira (25), o documento do Acordo que reajusta os valores das quatro faixas do Piso Salarial Estadual para o ano de 2018. O Acordo foi fechado em18 de janeiro, durante a segunda rodada de negociação. Depois de amplo debate entre as partes, chegou-se ao consenso de 2,95% de reajuste salarial, percentual referenciado pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e que representa aumento real de quase 50% sobre a inflação registrada de 01 de janeiro a 01 de dezembro de 2017, de 2,07%. Nos próximos dias, o governo deve enviar Projeto de Lei à Assembleia Legislativa. Na avaliação do diretor sindical do Dieese e coordenador da negociação pelo reajuste do Piso, Ivo Castanheira, o resultado da negociação deste ano foi o possícel, diante da atual conjuntura econômica. "O índice negociado está acima do INPC e o mais importante é que conseguimos manter uma política de atualização do Piso Estadual", comentou Castanheira.

Foi definido ontem o reajuste do salário mínimo regional em Santa Catarina. As negociações foram realizadas na sede da Fiesc e contaram com a participação das federações empresariais e centrais sindicais laborais do Estado. Os pisos acordados para as quatro faixas foram de R$ 1.110, R$ 1.152, R$ 1.214 e R$ 1.271. O índice médio de reajuste foi de 2,95%. O resultado da negociação será encaminhado ao governo do Estado, que faz projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa, formalizando os valores. Confira as faixas que compõem o mínimo regional: Primeira faixa Piso atual R$ 1.078 Piso proposto 2018 R$ 1.110 Segunda faixa Piso atual R$ 1.119 Piso proposto 2018 R$ 1.152 Terceira faixa Piso atual R$ 1.179 Piso proposto 2018 R$ 1.214 Quarta faixa Piso atual R$ 1.235 Piso proposto 2018 R$ 1.271 Entenda as faixas em que as categorias se encaixam: Primeira faixa: a) na agricultura e na pecuária; b) nas indústrias extrativas e beneficiamento; c) em empresas de pesca e aquicultura; d) empregados domésticos; e) em turismo e hospitalidade; (Redação da alí­nea revogada pela LPC 551/11). f) nas indústrias da construção civil; g) nas indústrias de instrumentos musicais e brinquedos; h) em estabelecimentos hípicos; e i) empregados motociclistas, motoboys, e do transporte em geral, excetuando-se os motoristas. Segunda faixa: a) nas indústrias do vestuário e calçado; b) nas indústrias de fiação e tecelagem; c) nas indústrias de artefatos de couro; d) nas indústrias do papel, papelão e cortiça; e) em empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados em bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas; f) empregados da administração das empresas proprietárias de jornais e revistas; g) empregados em empresas de comunicações e telemarketing; e h) nas indústrias do mobiliá¡rio. Terceira faixa: a) nas indústrias químicas e farmacêuticas; b) nas indústrias cinematográficas; c) nas indústrias da alimentação; d) empregados no comércio em geral; e e) empregados de agentes autônomos do comércio. Quarta faixa: a) nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico; b) nas indústrias gráficas; c) nas indústrias de vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louça e porcelana; d) nas indústrias de artefatos de borracha; e) em empresas de seguros privados e capitalização e de agentes autônomos de seguros privados e de crédito; f) em edifícios e condomí­nios residenciais, comerciais e similares, em turismo e hospitalidade; g) nas indústrias de joalheria e lapidação de pedras preciosas; h) auxiliares em administração escolar (empregados de estabelecimentos de ensino); i) empregados em estabelecimento de cultura; j) empregados em processamento de dados; e k) empregados motoristas do transporte em geral. I) empregados em estabelecimentos de serviços de saúde.

12 de janeiro éuma data importante de homenagem e reconhecimento ao trabalho exercido pelos frentistas de todo o País. Eles são os responsáveis pelas condições primárias de segurança do consumidor, que, diariamente, faz suas paradas em postos de combustíveis para abastecer seu veículo. O presidente do Sinfren, Roque Roberto dos Santos, e toda a equipe do Sindicato, presta essa homenagem, que não se restringe apenas a esta data, como reconhecimento a esses profissionais que exercem uma atividade importante na segurança adequada do abastecimento. A data, 12 de janeiro de cada ano, trata-se da data de assinatura da Lei Federal nº 9.956 que foi uma grande conquista da classe, pois a proibição do funcionamento de bombas de autosserviço nos postos de abastecimento de combustíveis, em todo o território nacional, preservou milhares de empregos, garantindo o sustento de milhares de famí­lias em todo o Brasil. A principal justificativa para a medida foi a proteção aos empregos dos frentistas, que somam uma média de 509 mil, segundo a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Fenepospetro).

Foi protocolada hoje a pauta de reivindicações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019.

Após a assembleia geral extraordinária, realizada na terça-feira, 12, chegou o momento de protocolar junto ao patronal.

Agora o Sinfren fica no aguardo da primeira rodada de negociações, que na análise do presidente, Roque Roberto dos Santos, deve acontecer ainda na primeira quinzena de janeiro.

 

 

 

 

Atenção, caros associados,

fiquem atentos ao período de recesso do Sinfren, em breve estaremos de volta com os atendimentos me nossa sede.

 

Boas festas a todos,

 

equipe Sinfren

Depois de dois incansáveis anos na luta pelos trabalhadores da  Marlim Azul, o Sinfren teve que partir para uma ação coleitva judicial, para que a empresa aceitasse as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.

Diante de todos esses esforços o sindicato conseguiu conciliar as tratativas do ACT junto à Empresa e levou a proposta para apreciação e deliberação da categoria, mas, apenas na segunda assembleia a porposta da empresa  foi aceita pelos trabalhadores. 

Na avaliação do presidente do Sinfren, Roque Roberto dos Santos, a conqista foi um grande avaço para a categoria: conseguimos 5% de reajuste em todos os benefícios e a garantia de mais 1% ao ano, nos próximos 5 anos. Além disso, os trabalhadores ganharam um abono de R$500,00 na folha de pagamento do mês de dezembro.

 

Nesta terça-feira, 12, a diretoria do Sinfren esteve reunida, em assembleia geral extraordinária, para discussão, deliberação e aprovação de pauta de reivindicação da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT. A pauta deve ser entregue aos patronais na próxima semana. Este é um momento importante para o sindicato e toda a categoria, em que os direitos e melhores condições de trabalho são debatidos. O Sinfren luta pelo melhor de sua categoria e pela satisfação de cada trabalhador em suas bases.
Foi dado início a mais uma campanha de entrega de materiais escolares! Todos os anos o Sinfren realiza esta ação presenteando filiados que têm filhos com idade entre 5 e 15 anos. As entregas, sempre são feitas no início do ano, mas, desta vez, a nova diretoria mudou o cronograma para que os pais possam se programar antes de realizarem a compra dos materiais pedidos pela escola. Além de praticar um ato de amor, o Sindicato quer incentivar que todos permaneçam devidamente matriculados na escola. Ao todo serão entregues 450 kits, em 2017. Acreditamos no futuro da nação, por isso fazemos nossa parte!!!!

Atenção, trabalhadores,

Você sabia que homologar a rescisão de trabalho, em seu sindicato é um direito adquirido, previsto na convenção?

então, fique atento! Se você tem um ano, ou mais, de carteira de trabalho assinada, não abra mão de fazer a homologação em seu Sindicato!

mesmo com a aprovação da Reforma Trabalhista, do Governo Temer, que passou a vigorar em 11 de novembro deste ano, a obrigatoriedade de homologar junto aos Sindicatos, continua.

esta é uma etapa muito importante que faz parte de sua carreira profissional. Os sindicalistas lutam por seus direitos diariamente e na hora de homologar não é diferente. são eles que conferem os itens, um a um, do termo de rescisão. quando você conclui essa etapa nas dependências do sindicato, você tem a certeza de estar assistido e amparado por quem entende e cuida dos interesses da categoria.

Lute com seu Sindicato e não abra mão de seus direitos. Seja também um fiscal em seu ambiente de trabalho. Se você está ciente de alguma irregularidade, entre em contato com o Sinfren que iremos até sua base.

Orlando Ariel Kohut era sócio do Sinfren e resolveu voltar com a sua filiação no Sindicato. Segundo as próprias palavras dele, "o sindicato é a sua casa fora de casa".

O trabalho de base que realizamos é feito sempre dessa maneira, aproximando cada vez mais o trabalhador dos seus interesses e da luta sindical.

 

O Sinfren possui convênio com a Agemed, um plano de saúde completo e que possui um dos preços mais juntos do mercado.

 

Para fazer o convênio é muito simples. O associado do Sinfren deve ter em mãos uma declaração de vínculo com o sindicato,  RG, CPF, cartão nacional de saúde e comprovante de residência.

 

Cônjuges/companheiros, filhos e enteados até 29 anos entram como dependentes do plano, e para fazer a carteirinha são necessários os documentos de RG, CPF, cartão nacional de saúde e comprovante de residência.

 

Acesse a tabela de preços conforme a faixa etária dos dependentes no link abaixo:

 

Tabela e Contato AGEMED

 

Conscientização e orientação são remédios para todos os males, principalmente para os mais graves como o câncer. Por este motivo os Sindicatos dos Frentistas da Bahia e de Sorocaba (SP) abraçaram há mais de quatro anos, a Campanha Outubro Rosa para esclarecer as trabalhadoras de postos de combustíveis e lojas de conveniência sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

 

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 25% de novos casos por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás apenas do câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a cada ano surgem 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Desse total, 15 mil mulheres morrem por causa da doença. Para esclarecer as trabalhadoras de postos de combustíveis e lojas de conveniência sobre a importância do Outubro Rosa, os sindicatos de Sorocaba (SP) e da Bahia aderiram à campanha do Ministério da Saúde.

 

Para a secretária da mulher da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), Telma Cardia, a participação dos sindicatos na campanha Outubro Rosa é fundamental para conscientizar e lembrar as trabalhadoras sobre a importância de prevenir o câncer de mama. Ela diz que o diagnóstico precoce ajuda na cura da doença. Telma Cardia chama a tenção do movimento sindical para a importância de divulgar a campanha nas bases. Segundo a secretária, a mulher tem consciência da eficácia do autoexame e da mamografia, por isso é essencial que os sindicatos e o poder público incentivem e façam campanhas o ano inteiro:

 

A mulher precisa entender que a vida está acima de tudo e por ser trabalhadora, mãe e esposa, precisa encontrar tempo para cuidar da saúde. Uma mulher doente adoece a casa inteira. Quando a mulher diagnostica a doença no início ela tem como se cuidar. É importante fazer a campanha todos os dias porque a mulher corre muito no dia a dia na luta pela sobrevivência. Ela trabalha; estuda, é dona de casa; cuida da família e com isso acaba esquecendo de si.

 

CAMPANHA

 

O Sindicato dos Frentistas da Bahia realiza todos os anos uma campanha educativa para orientar as mulheres e os homens sobre o câncer de mama. Segundo o secretário de saúde da entidade, Antônio Lago, no material de divulgação consta a relação dos locais e os documentos necessários para realização do exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele diz que o boletim é distribuído também para os homens da categoria, para que eles tenham consciência e levem para as suas companheiras a informação e o conhecimento sobre a importância do exame. Dez por cento dos 14 mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência na Bahia são mulheres.


 

MOBILIZAÇÃO

 

No último sábado (7), o Sindicato dos Frentistas de Sorocaba fez uma grande mobilização na Praça Central da cidade. Com a campanha intitulada “365 dias de Outubro”, a entidade instalou na praça uma cabine de fotos e convidou as mulheres para aderir ao Outubro Rosa. Na cabine as mulheres foram surpreendidas com uma mensagem sobre a doença. Nas fotos ficaram registradas as reações das mulheres. O texto foi gravado pela radialista paulista Zilá Gonzaga, de 84 anos, que está fazendo tratamento para cura do câncer.

Segundo a presidente do sindicato, Sueli Camargo, a campanha de prevenção do câncer de mama em Sorocaba vai durar 365 dias para alertar as mulheres sobre a importância de se fazer o autoexame da mama todos os dias. Ela acredita que as questões emocionais, infelizmente, ainda são as principais causas das doenças.  

 

A campanha “365 dias de Outubro” não é voltada apenas para as trabalhadoras de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Sueli Camargo afirma que a proposta pretende atingir o maior número de mulheres possíveis. “Essa é uma campanha social, temos um compromisso com as mulheres do nosso país, independente da profissão que elas exerçam”.

 

FONTE: Assessoria de imprensa Fenepospetro

 

Desde de 2009, a diretoria do SINPOSPETRO-RJ luta para melhorar as condições de saúde e segurança nos postos de combustíveis. No Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, celebrado nesta quinta-feira (5), o sindicato investe na orientação ao trabalhador de posto para reduzir os riscos de contaminação pelo produto tóxico e cancerígeno contido na gasolina.

 

Para cada mil litros de gasolina comercializados no posto de combustíveis, 1,3 litro evapora durante o abastecimento. Essa perda provoca a contaminação do meio ambiente e aumenta o risco de danos à saúde do trabalhador. Para orientar o frentista sobre o alto risco de contaminação por exposição ao benzeno, contido na gasolina, o SINPOSPETRO-RJ vai realizar manifestações em postos nos dias 25 e 26 de outubro. As ações serão focadas na questão do abastecimento consciente. O sindicato vai chamar a atenção do frentista para o risco de abastecer os veículos após ser acionada a trava de segurança da bomba de combustível.

 

A data foi criada em homenagem a Roberto Krappa, funcionário de uma refinaria da Petrobras, que morreu no dia 5 de outubro de 2004, vítima de leucemia mieloide aguda, em decorrência da alta exposição ao benzeno. Ele trabalhou durante 11 anos na refinaria da Petrobras sem saber que seu organismo estava sendo, diariamente, contaminado. A data tem por objetivo conscientizar os trabalhadores que manuseiam produtos que contém benzeno sobre os riscos do agente químico, altamente cancerígeno.

 

COMISSÕES

 

Há sete anos, a vice-presidente do sindicato, Aparecida Evaristo, participa das Comissões Nacionais e Estaduais que criam as normas de segurança e saúde no ambiente laboral. Por mais de três anos, ela fez parte Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz). Aparecida Evaristo faz parte da Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-20 e da Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis, que elaboraram o anexo II da NR 9.A portaria inclui na Norma Regulamentadora 9, que trata de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

 

PRINCIPAIS PONTOS DO ANEXO II DA NR 9

 

ALÉM DO LIMITE- Entrou em vigor em setembro deste ano a determinação que proíbe os cerca de 40 mil postos revendedores de combustíveis do país de abastecer o carro depois de acionada a trava de segurança da bomba de combustível.

 

CONTAMINAÇÃO- Os trabalhadores também estão proibidos de utilizar flanelas, estopas e tecidos similares para conter respingos e extravasamentos de combustíveis líquidos contendo benzeno. A limpeza tem que ser feita com papel toalha e o trabalhador precisará usar luva que faz parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

UNIFORME- Desde setembro do ano passado, quando o anexo II entrou em vigor, os postos de combustíveis estão responsáveis pela higienização dos uniformes dos funcionários, mesmo quando as empresas encontram dificuldades para contratar lavanderias especializadas. A obrigatoriedade da lavagem do uniforme consta no artigo 11.1 do anexo II da NR 9, que trata, exclusivamente, da questão dos uniformes dos trabalhadores. A norma determina que a limpeza seja realizada, pelo menos, uma vez por semana. As empresas também terão que deixar à disposição dos funcionários um conjunto de uniformes extra para troca em situações em que haja contaminação pelo benzeno.

 

Fonte: Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ

 

O risco do benzeno para saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência e as medidas preventivas para evitar a contaminação pelo produto tóxico serão abordados na Campanha de Conscientização realizada pelos Sindicatos dos Frentistas de todo o país para marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno.

 

O Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno é celebrado hoje, 5 de outubro, mas em todo o país os Sindicados dos Frentistas realizarão, durante todo esse mês, ações para lembrar o risco do produto para a saúde do trabalhador. A luta para adequar as normas regulamentadoras, preservar à saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência e melhorar a qualidade do ambiente laboral teve início com a entrada de representantes da categoria na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).

 

As adequações na NR 20, que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis e do Anexo II da NR 9, sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis são fruto do trabalho desenvolvido pela Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) e pelos sindicatos da categoria de todo país. Em parcerias com o Ministério do Trabalho (MT), secretarias estaduais de saúde, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e universidades, os sindicatos produziram pesquisas científicas sobre o processo de trabalho do frentista e os impactos à saúde e a segurança produzidos pela exposição ao benzeno contido na gasolina.

 

BENZENO

 

Não há limite seguro para a exposição ocupacional ao benzeno, mesmo quando a avaliação no posto de combustíveis não apresenta concentração acima do nível aceitável pelos pesquisadores. Para cada mil litros de gasolina comercializados no posto de combustíveis, 1,3 litro evapora durante o abastecimento. Essa perda provoca a contaminação do meio ambiente e aumenta o risco de danos à saúde do trabalhador. Em 2011, um frentista morreu em Dourados, Mato Grosso do Sul, em consequência da exposição ao benzeno. Atestado registrado na época dava conta que “o paciente Gilberto Filiu apresentou exposição ocupacional ao benzeno durante 29 anos e morreu devido à insuficiência hepática, agravada pela intoxicação crônica ao benzeno (benzenismo).

 

AÇÕES

 

SP- A Federação dos Frentistas do Estado de São Paulo (FEPOSPETRO) e seus 16 sindicatos filiados, que representam 100 mil trabalhadores, vão lançar na próxima terça-feira (10) em parceria com a Procuradoria do Trabalho do município de Bauru, a campanha “ Benzeno não é Flor que se cheire”. Além de palestras e do trabalho de conscientização nos postos, serão instalados 12 outdoors em rodovias.

RJ- No Rio de Janeiro, o SINPOSPETRO-RJ vai realizar manifestações em postos nos dias 25 e 26 de outubro. As ações serão focadas na questão do abastecimento consciente. O sindicato vai chamar a atenção do frentista para o risco de abastecer os veículos após ser acionada a trava de segurança da bomba de combustível.

BA- Em Salvador, o Sindicato dos Frentistas (SINPOSBA) desenvolve junto com o Ministério Trabalho o projeto “Notificação Coletiva”.  Através dessa ação, o sindicato está fazendo com que os postos de combustíveis cumpram o anexo II da NR 9. Na região metropolitana de Salvador mais de 400 postos já estão cumprindo o item 11.3 do anexo que determina que as empresas lavem os uniformes dos frentistas pelo menos uma vez por semana.

 

MS- Desde a morte do frentista Gilberto Filiu o Sindicato do Mato Grosso do Sul se tornou ainda mais combativo na questão da segurança e saúde nos postos de combustíveis. Numa ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com Ministério do Trabalho (MT), o sindicato está fazendo com que os postos do estado cumpram o anexo II da NR 9. O objetivo da ação é fiscalizar e notificar 640 postos no estado para que os itens do anexo II sejam implantados.

 

LUTA FRENTISTA

 

As primeiras medidas de proteção ao benzeno surgiram em 1991, quando os trabalhadores das indústrias petroquímicas se mobilizaram para reduzir os riscos de contaminação pelo produto. Na época, os trabalhadores dos postos de combustíveis ficaram de fora do acordo nacional do benzeno.

 

Com a criação do primeiro sindicato dos Frentistas, em São Paulo e da FENEPOSPETRO, em 1992, os trabalhadores organizados passaram a reivindicar e lutar pelos seus direitos, dentre eles, a saúde e a segurança no ambiente laboral.

 

A participação dos representantes dos frentistas do Rio de Janeiro, Bahia, Campinas e Guarulhos (SP) e do Mato Grosso do Sul na CNPBz, na Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-20 e na Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis foi essencial para a construção de leis sólidas que preservam a vida do trabalhador.

 

DATA

 

O Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno é celebrado no dia 5 de outubro, em homenagem a Roberto Krappa, funcionário de refinaria que morreu nesse dia em 2004, vítima de leucemia mieloide aguda, em decorrência da alta exposição ao benzeno. Ele trabalhou durante 11 anos na refinaria da Petrobras sem saber que seu organismo estava sendo diariamente contaminado. A data tem por objetivo conscientizar os trabalhadores que manuseiam produtos que contém benzeno sobre os riscos do agente químico que é altamente cancerígeno.

 

Fonte: Estefania de Castro, assessoria de imprensa  Fenepospetro

 

A Lei nº 10.741, de 1º  de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

 

Acidentes provocados por explosões em postos de combustíveis no estado serão tema da reunião de mediação, que acontece nesta terça-feira (26), na sede da Superintendência do Ministério do Trabalho (MTE) no Centro do Rio de Janeiro. Representantes das empresas fiscalizadoras e distribuidoras de combustíveis foram convidados para o encontro.

 

O descaso de algumas empresas com relação à vida do trabalhador de postos de combustíveis e lojas de conveniência preocupa o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto. Depois do benzeno que mata silenciosamente e devagar, acidentes provocados por vazamento de combustível se tornaram uma grande ameaça para os frentistas. No início deste semestre, duas explosões levaram pelos ares postos de combustíveis no Rio de Janeiro. Para prevenir o risco de acidentes e debater a fiscalização nos postos, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho do RJ (SRTE-RJ) realiza nesta terça-feira (26), às 15h, uma audiência de mediação com as empresas responsáveis pelo abastecimento e manutenção das bombas nos postos de combustíveis.

 

A reunião foi solicitada pelo SINPOSPETRO-RJ. Participam da audiência representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (SINDICOM), da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO).

 

Além de cobrar o cumprimento das normas de segurança, o presidente do SINPOSPETRO-RJ e também da FENEPOSPETRO, Eusébio Neto vai propor a criação de uma campanha educativa para reduzir os riscos de acidentes nos postos de combustíveis. Ele afirma que o trabalhador, assim como o cliente precisam ter conhecimento dos riscos que o ambiente do posto representa. A campanha envolverá todos os tipos de combustíveis comercializados nos postos. Eusébio Neto afirmou que a melhor prevenção é a educação.

 

ACIDENTES

 

No dia 29 de julho deste ano uma mulher ficou ferida em consequência da explosão de um cilindro de Gás Natural Veicular (GNV) enquanto abastecia o carro em um posto da Rede Austral, no bairro do Sampaio, Zona Norte do Rio. Três dias depois, em 1º de agosto, o posto Niaso, em Ramos, ficou destruído por uma explosão provocada por um problema na bomba de diesel. Ninguém ficou ferido, porque o posto não funciona à noite e o acidente aconteceu por volta das 5h.

 

Nos últimos três anos foram registrados cerca de 14 acidentes com explosões em postos de combustíveis no estado do Rio de Janeiro. Para Eusébio Pinto Neto, isso prova a falta de fiscalização nos postos de combustíveis, tendo em vista que cabe aos órgãos públicos verificar as condições de segurança e saúde no ambiente laboral. Eusébio destaca que o poder público tem a função de zelar pelo bem-estar e da segurança da sociedade.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ

 

O Ministério do Trabalho lançou um aplicativo para celulares para a consulta ao saque do Abono Salarial do PIS/Pasep – Ano Base 2015. Segundo levantamento da Coordenação do Abono Salarial do MTb, mais de 1,46 milhão de pessoas ainda não sacaram os recursos disponíveis, que chegam a R$ 1,018 bilhão.

 

O prazo para os saques, que terminaria no dia 30 de junho, foi prorrogado e vai até 28 de dezembro deste ano. O aplicativo está disponível para o sistema operacional Android, e pode ser baixado na Playstore.

 

A consulta individual também pode ser feita pelo link: verificasd.mtb.gov.br/abono

 

O volume já retirado, contando todo o calendário de pagamento, iniciado em 2016, chega a R$ 15,99 bilhões. Foram beneficiados 24,26 milhões de trabalhadores, o equivalente a 93,98% do total previsto.

 

A decisão de prorrogar o prazo para a retirada do Abono Salarial de 2015 foi anunciada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), no final de junho. Pela decisão, tem direito ao dinheiro quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 

Fonte: Agência Brasil

 

Quem trabalha no posto além de estar exposto ao benzeno e outras substâncias prejudiciais para a saúde, pode sofrer com dores nas costas devido as várias horas que se passam em pé.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, somente um quarto da população brasileira que trabalha com carteira assinada pratica atividade física. O nível recomendado de exercícios físicos é de, pelo menos, 150 minutos semanais de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa. Levando essas orientações em consideração, uma parcela majoritária – 74,8%–não se exercita em ritmo satisfatório. (Fonte: Fenospetro)

 

Alguns exercícios simples podem prevenir dores mais fortes nas costas, nas pernas e nos braços. Confira algumas dicas de exercícios que podem ser feitos em casa, depois do expediente do trabalho, ou até mesmo em pequenos intervalos no posto durante o dia:


 

Alongue-se:

 

  • Em pé, flexione uma das pernas para trás até a região do glúteo, segure o pé, mantenha a outra perna com o calcanhar encostado no chão. Troque a perna e repita o movimento.

  •  

  • Eleve os braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício do outro lado. Cruze a frente do tórax com um dos braços e pressione o cotovelo junto ao peito. Repita do outro lado. Faça uma rotação simultânea nos dois ombros nos dois sentidos.

Os cerca de 40 mil postos revendedores de combustíveis do país terão que se adequar à nova norma a partir da próxima sexta-feira (22). A determinação consta no item 9.4 do anexo II da NR 9, que determina que todas as bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno devem estar equipadas com bicos automáticos.

 

A luta da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) e dos sindicatos da categoria de todo o país para reduzir o risco de contaminação por benzeno e garantir mais segurança à saúde do trabalhador começa a dar resultados. Um dos itens mais importantes da portaria 1.109 do Ministério do Trabalho publicada no Diário Oficial da União em 22 de setembro de 2016, que institui o Anexo II da NR 9, entra em vigor depois de amanhã. A partir de sexta-feira (22) os postos de combustíveis de todo o país estão proibidos de abastecer o carro depois de acionada a trava de segurança da bomba de combustível. A determinação consta no item 9.4 do anexo II.

 

De acordo com o secretário de segurança e saúde da FENEPOSPETRO, Lázaro Souza, os postos que descumprirem a determinação do anexo II da NR 9 poderão ser autuados e até multados se persistirem cometendo a irregularidade. De acordo com dados do DIEESE, dos 40.802 postos de combustíveis no país a maioria está concentrada nas Regiões Sudeste e Nordeste. As duas regiões compreendem mais da metade dos postos do Brasil.

 

O item 9 do anexo II da NR 9, que trata especificamente das atividades operacionais, proíbe ainda  a transferência de combustível líquido contendo benzeno através do uso de mangueira por sucção oral. Também está vetada qualquer tipo de acesso pessoal ao interior de tanques do caminhão ou de tubulações por onde tenham circulado combustíveis contendo benzeno.

 

O item 9.6, em vigor desde o ano passado, determina que cabe ao empregador proibir a utilização de flanelas, estopas e tecidos similares para conter respingos e extravasamentos de combustíveis líquidos contendo benzeno. A limpeza tem que ser feita com papel toalha e o trabalhador precisará usar luva, que faz parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

 

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA

 

Já o item 14.1, que determina a instalação do sistema de recuperação de vapores junto às bombas começa a ser implantado num prazo de seis a 15 anos. Até 2031 todos os postos de combustíveis do país terão que instalar junto às bombas de abastecimento sistema de recuperação de vapores. As bombas mais antigas serão as primeiras a sofrer as alterações. As bombas anteriores a 2004 terão que ser trocadas até 2022. Já os equipamentos fabricados até 2019 terão um prazo de 15 anos para serem substituídos.

 

UNIFORMES

 

Apesar da cobrança dos sindicatos da categoria em todo o país, o item 11.3 do anexo, que obriga os postos de combustíveis a higienizar os uniformes dos funcionários não está sendo cumprido.  A norma prevê que a limpeza dos uniformes dos funcionários tem que ser feita pelo menos uma vez por semana.

Na Bahia, mais de 400 postos de combustíveis da região metropolitana de Salvador já estão cumprindo o item, graças a um acordo do Sindicato dos Frentistas com o Ministério do Trabalho.

 

REVISÃO

 

Em novembro, o Ministério do Trabalho vai avaliar e revisar a aplicação do anexo II da NR 9, sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis. Para acompanhar o trabalho e evitar que a norma sofra alterações, o secretário Lázaro Souza luta por mais espaço nas comissões municipais, estaduais, regionais e nacional do benzeno que avaliam a implantação e o cumprimento das normas regulamentadoras.  

O anexo II da NR 9 tem 14 itens, que traçam as medidas de segurança e definem os prazos para implantação da norma que visa reduzir o risco de acidente e contaminação pelo benzeno.

 

Fonte: Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro.

 

A rescisão do contrato de trabalho e o pagamento de verbas rescisórias representaram 11,51% do total de processos ingressados na Justiça Trabalhista, em 2016. Os dados foram divulgados no relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No total, foram 5,8 milhões de novos processos, enquanto, em 2015, o número ficou em 4,9 milhões, um aumento de 18,3%.

 

As verbas rescisórias não pagas ou pagas em valor menor do que o estipulado legalmente após uma demissão dizem respeito não apenas a salários, mas a direitos como: aviso prévio, férias e adicional de férias, décimo salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

PROCESSOS

 

O Poder Judiciário finalizou o ano de 2016 com 79,7 milhões de processos em tramitação, aguardando alguma solução definitiva. Desses, 13,1 milhões, ou seja, 16,4%, estavam suspensos ou sobrestados ou em arquivo provisório, aguardando alguma situação jurídica futura. Durante o ano de 2016, ingressaram 29,4 milhões de processos e foram resolvidos 29,4 milhões, o que representa um crescimento em relação ao ano anterior na ordem de 5,6% e 2,7%, respectivamente.

 

Em média, a cada grupo de 100.000 habitantes, 12.907 ingressaram com uma ação judicial no ano de 2016. Neste indicador são computados somente os processos de conhecimento e de execução de títulos extrajudiciais, excluindo, portanto, da base de cálculo, as execuções judiciais iniciadas. Fonte: Jornal Extra

 

O Ministério do Trabalho orienta que todo funcionário com carteira assinada mantenha controle de seu extrato de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A atenção vale para conferir se o empregador tem depositado corretamente o FGTS. Quando é observada a ausência dos depósitos, existem algumas alternativas. Não existe prazo para que a reclamação seja aceita.

 

Por um lado, o trabalhador pode apresentar denúncia ao sindicato de sua categoria ou nas superintendências regionais do Trabalho. Existe, ainda, a opção de denúncia ao Ministério Público do Trabalho ou até ingressar com reclamação na Justiça do Trabalho. Ainda não há como registrar denúncias por meio eletrônico.

 

Para formalizar a denúncia, o trabalhador deve ter em mãos comprovante de que os depósitos não estão sendo realizados. Essa comprovação pode ser realizada com o extrato atualizado da conta vinculada do FGTS, obtida em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. É preciso apresentar o cartão do trabalhador, carteira de trabalho e o cartão ou número do PIS.

 

DIREITO DO TRABALHADOR

 

De acordo com a Lei 8.036/1990, todo empregador deve depositar em conta vinculada o valor correspondente a 8% do salário pago no mês anterior, incluídos os valores relativos a comissões, gorjetas e gratificações e afins, bem como a gratificação de Natal. Esses depósitos devem ser realizados mensalmente até o dia 7 do mês seguinte, e as empresas devem comunicar aos seus empregados os valores recolhidos a título de FGTS.

Fonte: Tribuna da Imprensa

 

Os cuidados com a saúde devem ser prioridade. A função no posto de gasolina exige uma prevenção muito importante e que deve ser levada a sério. Pensando nisso, o convênio com a AGEMED vem proporcionar ao trabalhador atendimento médico e ambulatorial. Para utilizar qualquer um dos convênios é preciso apresentar a carteirinha de associado. Se você ainda não fez, passe no SINFREN e faça na hora a sua carteirinha, é muito simples.

 

Confira na relação abaixo os laboratórios e clínicas associadas:

 

CIÊNCIA CENTRO MÉDICO E DIAGNÓSTICO

 

Matriz: Rua Caetano Silveira de Matos, 2631, Centro, Palhoça/SC. Fones: (48) 3878-6000 / (48) 3878-6001 / (48) 3878-6002 / (48) 3878-6003.

 

Kobrasol: Rua Koesa, 402, Kobrasol, São José/SC - Fone: (48) 3259-6287.

 

Bela Vista: Rua Itaguaçu, 10, Bela Vista - São José/SC - Fones: (48) 3246-1648 / (48)  3346-1856.

 

LABORATÓRIO SANTA LUZIA

 

Matriz - Rua Almirante Alvin, 401, Centro, Florianópolis/SC - Fone: (48) 3952-4200 (para marcação e informações referentes a procedimentos). O laboratório Santa Luzia possui uma estrutura com mais de 30 unidades de atendimentos. Veja abaixo a relação de laboratórios mais próximos de sua casa ou trabalho:

 

Florianópolis: Centro, Pantanal, Rio Tavares, Estreito, Ingleses, Capoeiras, Jurerê, Lagoa da Conceição e Trindade.

 

São José: Barreiros, Kobrasol e Praia Comprida.

 

Palhoça: Centro.

 

Biguaçu: Centro.

 

Tijucas: Centro.

 

CLÍNICA DR. CASUO: Rua Profª. Antonieta de Barros, 211, Estreito Florianópolis/SC - Fone: (48) 3028-0878.

 

CLÍNICA MÉDICA SÃO LUÍS: Rua Paulino Hermes, 2427, Floresta, São José/SC - Fone: (48) 3346-0090.

 

MULTIMED - Centro de Especialidades Médicas - Av. Presidente Kennedy, 698, sala 345, Campinas, São José/SC - Fone: (48) 3241-3560.

 

CLÍNICA MÉDICA DR. HAYLOR - Rua Jerônimo Coelho, 389 - térreo, sala 01, Centro, Florianópolis/SC - Fone: (48) 3222-3881.

 

CLÍNICA MEDLEY - Rua Santo Antônio, 37, Barreiros, São José/SC. Fone: (48) 3246-4644.

 

CLÍNICA MÉDICA PALHOÇA - Rua José Maria da Luz, 2832, Centro, Palhoça/SC - Fone: (48) 32428844.

 

Eusébio Pinto Neto presidente do Fenepospetro (Federação Nacional dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados do Petróleo), falou nessa quinta-feira sobre algumas boas perspectivas.

 

“Companheiros, em meio ao cipoal de flechadas contra o governo e protestos por todos os lados, uma notícia alentadora nos chama a atenção e nos dá um fio de esperança. Segundo a empresa de pesquisa Manpower Group, a expectativa de contratação neste quarto trimestre de 2017 cresceu 1%. O melhor resultado deste 2015. Segundo a pesquisa, cerca de 12 % dos empregadores pretendem contratar neste fim de ano, enquanto a esmagadora maioria, 69%, pretende deixar tudo como está para ver como é que fica. Na Construção civil, a mais destruída pela crise, começa um tímido movimento de contratação. O mesmo acontece na indústria automobilística, em que algumas montadoras começaram a ensaiar pisar no acelerador, embora com a ponta do dedo, mas já recontratando alguns de seus ex-funcionários que batiam ponto na rua da amargura. Anteontem em Brasília, no encontro que tivemos com o presidente da República e o ministro da Fazenda, nós sindicalistas e empresários, entregamos um documento com sugestões emergenciais para sairmos desta crise colossal, que miserabiliza e atormenta milhões de lares brasileiros. Sabemos que esta recuperação é muito tímida, ainda mais, diante da gravidade do momento que atravessamos. Por isso entendemos que o governo precisa analisar e colocar em prática, urgentemente, as medidas propostas por nós sindicalistas e empresários para que uma década de esforço e muito trabalho para o desenvolvimento do país não seja jogado integralmente no lixo. Pensem nisso e tenham um bom dia.”

 

Fonte: Fenepospetro  

 

A nova Reforma Trabalhista vai alterar as regras para obtenção de aposentadoria especial, que concede aposentadoria com um tempo menor de contribuição (geralmente 25 anos). Esse tipo de aposentadoria é concedido a trabalhadores expostos a riscos de saúde, como é o caso dos trabalhadores de postos de combustíveis.

Existe no entanto, uma dificuldade em obter laudos técnicos no ambiente de trabalho. Muitas vezes o empregador oferece laudos sobre as condições de trabalho não compatíveis com a realidade de exposição a agentes nocivos à saúde pelo trabalhador.

Mas uma recente decisão da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) vai facilitar a vida desses trabalhadores que ainda enfrentam dificuldade perante o INSS e à Justiça na produção da prova pericial do ambiente de trabalho.
A TNU fixou a tese de que: é possível a realização de perícia indireta, por similaridade, nos casos em que as empresas nas quais a parte autora trabalhou, estiverem inativas, sem representante legal e não existirem laudos técnicos ou formulários que possam comprovar condições de insalubridade, que ensejem o reconhecimento de tempo especial de serviço. Isso vale também quando a empresa tiver alterado substancialmente as condições do ambiente de trabalho da época do vínculo laboral e não for mais possível a elaboração de laudo técnico, observados os seguintes aspectos: (i) serem similares, na mesma época, as características da empresa paradigma e aquela onde o trabalho foi exercido, (ii) as condições insalubres existentes, (iii) os agentes químicos aos quais a parte foi submetida, e (iv) a habitualidade e permanência dessas condições”.
Por isso trabalhador, fique atento. Se você trabalhou exposto a algum agente insalubre e a empresa forneceu laudo não condizente com as condições reais em que o mesmo vem sendo prestado, poderá produzir a prova pericial no local de trabalho.

 

A convivência direta e diária com os combustíveis (gasolina, álcool e diesel) expõe os trabalhadores a agentes cancerígenos. Para prevenir essa contaminação inevitável, é necessário que as bombas tenham dispositivos de proteção para evitar a saída de vapores durante o abastecimento. Os estabelecimentos também podem fazer avaliações ambientais, com equipamentos aferidos e calibrados, para conhecer o nível de exposição e os riscos iminentes à saúde dos seus trabalhadores. Os trabalhadores também devem ser submetidos a exames médicos rigorosos para identificar quaisquer desvios que possam requerer um controle efetivo. Uma pesquisa realizada em seis estados brasileiros, com metade dos frentistas desses lugares, identificou altos índices de doenças renais e auditivas, lesões de pele, dores de cabeça, entre outras.

Por isso o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – como calçado de couro ou bota, uniforme completo, luva ou creme de proteção para as mãos – são extremamente necessários e indispensáveis. 

Sinfren vai aderir as lutas do dia 30

 

Por conta da greve geral marcada para sexta, dia 30, a sede do Sinfren não abrirá para atendimentos. Entendemos esse dia como um dia importante, já que depois da rejeição  do relatório da Contrarreforma Trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, que ainda corre  risco de ser aprovada, ficou evidente que as mobilizações têm tido bons resultados.

 

Estamos diante de um momento histórico no país e o papel dos sindicatos nesse momento é somar as lutas que são a favor dos trabalhadores. Agora é necessário mobilizar, discutir e alinhar nossas ideias sobre o governo Temer e as decisões do congresso nacional. Contra os retrocessos, vamos para as ruas!

 

No final do mês de maio, o Sinfren fez uma parceria que visa melhorar ainda mais a sua comunicação com o trabalhador. A empresa WC Propaganda vai administrar os conteúdos dos nossos canais (site, redes sociais e jornal impresso), a partir de agora. Acreditamos que os frutos dessa parceria farão muito bem tanto para os profissionais da WC quanto para os frentistas que terão informação de qualidade chegando até eles.

1º de Maio, Dia do Trabalhador, é dia de reflexão

As comemorações do 1° de Maio (*) sempre estiveram e estarão relacionadas às lutas por melhores salários, pela redução da jornada de trabalho, pela melhoria das condições de trabalho, pela redução dos acidentes de trabalho entre outras reivindicações. Este ano não será diferente, e mais do que nunca os trabalhadores tem motivos suficientes para protestar. O Brasil nunca esteve tão perto de um retrocesso nas questões de direitos trabalhistas. Estão em jogo conquistas históricas. Não podemos permitir que sejam aprovadas as reformas da previdência e trabalhista, propostas por este governo ilegítimo e seus deputados aliados. Por isso o 1° de maio deverá ser lembrado mais uma vez como um dia de luta, de reflexão e resistencia.

Em todos os cantos do país haverá manifestações públicas, coordenadas por entidades sindicais. Veja na sua cidade o que está programado e participe, pois da sua participação dependerá a mobilização futura dos trabalhadores e a unidade das entidades sindicais em torno de bandeiras de lutas comuns, como trabalho decente para todos, igualdade de oportunidades para mulheres e homens e, nenhum direito a menos.

Neste dia 1º de maio o SINFREN reafirma seu compromisso com a classe trabalhadora em geral, especialmente com os frentistas. A luta por uma sociedade justa e igualitária para todos se dá no dia a dia.

*No Brasil a data foi consolidada em 1925. por um decreto presidencial que estabeleceu o 1° de MAIO como feriado nacional. Porém a data ganhou status de "dia oficial" no governo de Getúlio Vargas (Pres. da República). Ele sempre aproveitava esta data para anunciar, em anos diferentes, novos direitos trabalhistas.

Fabíola de Souza/assessoria de imprensa SINFREN

Todos estão convocados a participar da GREVE GERAL 

Dia 28 de abril o Brasil inteiro vai parar. É greve geral. Os trabalhadores de todos os segmentos irão mostrar aos políticos e ao governo federal que ninguém aceita o retrocesso que estão querendo empurrar "goela abaixo" para o povo brasileiro. Não a retirada de direitos históricos. Nenhum direito a menos. Vamos mostrar que não aceitamos as reformas trabalhista e previdenciária que estão em curso. Não aceitamos a terceirização, pois isso representa um retrocesso e precarização nas relações de trabalho. "Querem acabar com os nossos direitos", disse o novo presidente do SINFREN, Roque Roberto dos Santos, convocando toda a categoria a aderir a paralisação. Segundo Santos, neste dia (28/04/17) o SINFREN fechará suas portas para juntos, funcionários e diretoria, participarem da GREVE GERAL!

Estudos recentes comprovam que o benzeno pode afetar a fertilidade. As mulheres também sofrem mais risco de contaminação, diz a médica do trabalho Daise Gardin.

As mulheres são as mais afetadas pela exposição ao benzeno. A afirmação é da médica do trabalho Daise Gardin. Segundo ela, há uma grande dificuldade para desenvolver estudos sobre o assunto, já que a mulher, por medida de segurança, evita se expor ao produto. A médica diz que estudos recentes comprovam que o benzeno pode afetar a fertilidade. O feto também sofre exposição já que a placenta não o protege contra os efeitos do benzeno.A médica do trabalho explica que o bebê contaminado pelo benzeno apresenta alterações ósseas, baixo peso e problema na medula óssea. Ela orienta que por precaução, o ideal seria que a mulher se afastasse da bomba antes de engravidar.

CONTAMINAÇÃO – Apenas 1% do benzeno contido no ar é absorvido pela pele. A respiração é a principal via de contaminação pelo produto tóxico. A parte mais importante é a pulmonar e respiratória. A absorção ocorre principalmente, pela respiração, o que torna difícil a prevenção. Segundo a médica do trabalho Daise Gardin, a contaminação se dá também através da ingestão, quando o trabalhador tem o hábito de fumar, comer e beber nas dependências do posto de combustível, onde não faltam fontes de contaminação pelo benzeno.

MULHER – A contaminação pelo benzeno é mais agressiva para a mulher. Por ter até 11% a mais de gordura do que o homem, a mulher está mais exposta ao benzeno, já que o produto tóxico é lipossolúvel e dissolve mais rápido com a gordura. Estudos comprovam que durante a vida laboral de mil pessoas expostas ao benzeno, três vão desenvolver leucemia. A exposição ao benzeno por 40 anos, num grupo de mil, treze vão desenvolver câncer.

ESTUDOS – Os primeiros trabalhos científicos sobre o risco do benzeno para saúde surgiram em 1897. Naquela época, os trabalhos mostravam que a exposição crônica ao benzeno provocava alterações na medula óssea.

LEIS – A primeira lei que proíbe a mulher de trabalhar com o benzeno foi feita em 1932. Em maio de 2016, entrou em vigor a lei 13.287, que proíbe o trabalho de gestantes e lactantes em atividades, operações ou locais insalubres. A norma estabelece que trabalhadoras gestantes e lactantes deverão ser afastadas de atividades, operações ou locais insalubres, durante o período de gestação e lactação.Na época, a presidente Dilma Rousseff vetou o dispositivo que assegurava à empregada o pagamento integral do salário que vinha recebendo, inclusive o adicional de insalubridade.

Fonte: Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro.

O SINFREN convoca todos os trabalhadores, empregados em postos de venda de combustível e derivados de petróleo, sindicalizados ou não, dos municípios de Biguaçu, Florianópolis, Garopaba, Imarui, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifacio e São José/SC para participarem das Assembléias Gerais Extraordinárias, no dia 28 de março/2017, às 10 horas e às 15 horas, na sede do Sindicato, na Rua Felipe Schmidt, 303, salas 1101 e 1102, Centro, para tratar da seguinte Ordem do Dia:

1º) Apreciação da proposta patronal apresentada pelo (Sindópolis) referente a negociação coletiva para o período de 01/03/2017 a 28/02/2018;

 2º) Aceitação ou não da proposta patronal;

3º) Apresentação discussão e aprovação de alguma forma legal do custeio para as campanhas salariais do SINFREN.

Os horários acima mencionados referem-se à primeira convocação, a segunda e última convocação dar-se-á 30 minutos após com qualquer número de presentes.


Florianópolis, 22 de março de 2017.

Roque Roberto dos Santos - Presidente SINFREN.

 

O SINFREN participou no dia 15 de março de 2017, com seus funcionários e diretores, da manifestação pública realizada em todos estados brasileiros contra as reformas da previdência e trabalhista propostas pelo Governo Federal. Em Florianópolis foram mais de 10 mil trabalhadores que percorreram as principais ruas do centro da cidade, gritando palavras de ordem contra a retirada de direitos históricos dos trabalhadores.

A principal reivindicação deste ato, que uniu as diversas categorias de trabalhadores e setores organizados da sociedade, foi pela não aprovação da PEC 287  da previdência, que se encontra no Congresso Nacional para ser votada. esta matéria representa o desmonte do sistema previdenciário brasileiro, tornando muito mais difícil a aposentadoria, o acesso aos benefícios assistenciais, além de diminuir o direito de pensão, entre outras mudanças negativas.

O projeto de reforma trabalhista, enviado pelo governo Temer para ser votado no Congresso Nacional, significa um ataque aos direitos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que hoje garante um mínimo de dignidade para a maioria dos trabalhadores.O principal objetivo deste projeto é flexibilizar os acordos entre patrões e empregados, ou seja, cortar direitos e enfraquecer os sindicatos."Se esta reforma for aprovada, corremos o riscos de perder direitos históricos como 13º salário, férias, jornada de trabalho, entre outros.E tudo isso em troca da permanência do emprego, já que os patrões irão alegar o alto índice de desemprego", alerta o presidente do SINFREN, Roque Roberto Santos.

Confira mais fotos na galeria de fotos neste site.

Foi realizado nos dias 7 e 8  de março, em Brasília/DF, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, o III Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis . Com o “Desafios da Participação das Mulheres no Movimento Sindical” o evento fez parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março e reuniu cerca de oitenta pessoas, a grande maioria mulheres.F oram realizadas diversas palestras que contribuíram para o conhecimento e fortalecimento das mulheres sindicalistas.

 A palestra de abertura contou a jurista Maria Berenice Dias, a primeira mulher a ingressar na magistratura do Rio Grande do Sul e a primeira Desembargadora nesse Estado. Ela falou sobre a evolução do papel da mulher na sociedade.

Outros assuntos tratados durante o evento trataram sobre os entraves para colocar em prática a Lei 13.287/16 (proteção á saúde da mulher trabalhadora, gestante e lactantes), atual momento político e econômico brasileiro e os desafios das mulheres em busca da igualdade de direitos.

Assuntos relacionados com saúde e previdência contaram com a participação das seguintes palestrantes: Dra. Deise Gardin Martins, médica ginecologista especialista em Medicina do Trabalho, a advogada Dra. Maria Cristina Perez, especialista em Direito Previdenciário, e a Dra. Sueli Cabral Ratshan, médica psiquiatra e psicoterapeuta, Mestre e Doutora em Saúde Mental pela FCM- UNICAMP, especialista em Tratamento de Psicóticos pelo Instituto Rivière de Paris- França.

A palestra  “Perspectivas culturais e históricas da representatividade feminina” teve como palestrante a Professora Neusa Freire, socióloga e vice-presidente da Casa da Mulher Catarina, entidade fundada em 1989, reconhecida internacionalmente pela luta em defesa dos direitos das mulheres.

Marina Diaz, Presidente da União dos Trabalhadores do Comércio da Colômbia, foi responsável pelo tema “Desafios da participação das mulheres no movimento sindical”. Ela falou das dificuldades de organização em seu país, principalmente para as mulheres,devido ao poder paralelo do narcotráfico e do governo ditador.

O papel da dirigente sindical na organização das trabalhadoras foi explanado pelo professor Erledes Elias da Silveira, Assessor Político-Sindical da UGT Nacional, Mestre em Educação.

Dentre as atividades do evento foi exibido o filme "As Sufragistas”, que contou a luta das mulheres pela igualdade e pelo direito de votar, no Reino Unido do início do século XX. Teve ainda uma apresentação de dança, onde todos também dançaram, mostrando o que é linguagem corporal (motivação, autoestima e empoderamento). A incetivadora foi Valéria Vyper, dança terapeuta formada na Itália, especialista em “Reeducação do Movimento”.

Telma Cardia, Secretária da Mulher da Fenepospetro, presidente do Sinpospetro de Guarulhos/SP que coordenou todas as palestras, disse que o principal objetivo do evento foi atingido, pois abordou questões essenciais ao desenvolvimento das dirigentes sindicais e seu papel na  sociedade e na organização das trabalhadoras.

No final do evento foi elaborado um documento com resoluções que  servirão de diretrizes às ações da categoria de todo o país e que será entregue a diversos parlamentares comprometidos com as causas dos trabalhadores, principalmente as mulheres.

Estavam presentes também no evento o presidente da Fenepospetro e do Sinpospetro do Rio de Janeiro, Eusébio Pinto Neto, e o presidente da Fepospetro e Secretário de Negociações Coletivas da Fenepospetro, Luiz Arraes. A diretora do SINFREN, Jozilete  Romeiro participou do evento.

(Na foto, ao fundo). Veja mais fotos na galeria de fotos aqui no site.

Hoje é dia de luta,é dia de reflexão. Parabéns a todas mulheres frentistas.

A UGT/SC, Central Sindical da qual o SINFREN é filiado, promoveu no dia 15 de fevereiro, na Federação dos Trabalhadores da Industria de SC, em Itapema, um Seminário Estadual sobre reformas da previdência e trabalhista.

Dirigentes sindicais de todo estado participaram do debate,que contou também com a participação do presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah e dos palestrantes Luiz Gustavo Grohmann e Roberto Nolasco, ambos do Instituto Altos Estudos UGT.

Patah disse que o debate sobre as reformas, propostas pelo Governo Federal, precisam urgentemente estarem na pauta do dia de todos os trabalhadores e da sociedade em geral."Precisamos participar ativamente destas discussões porque delas dependem a manutenção dos direitos trabalhistas e do processo de aposentadoria futura", ressaltou o presidente da UGT nacional.

Segundo Patah, dia 21 de fevereiro, em Brasília, representantes das Centrais Sindicais do país estarão reunidos novamente para traçar estratégias de luta com objetivo de barrar as propostas do Governo Federal que ameaçam direitos e conquistas históricas dos trabalhadores.

"Precisamos ficar atentos, discutir, participar e propor aquilo que avaliamos como menos pior neste momento para toda a classe trabalhadora e sociedade brasileira", disse Patah. Segundo o presidente da UGT a mobilização de todos e a cobrança junto aos parlamentares em cada estado é uma das forma para tentar barrar o que vem por ai.

"Não podemos aceitar de braços cruzados as injustiças que eles pretendem promover com a aprovação das reformas da previdência e trabalhista. A nossa participação é fundamental", finalizou Patah. (foto abaixo).

Fabiola de Souza - Assessoria Imprensa SINFREN

No inicio de fevereiro, o presidente do Sinfren em exercício, Alcinei Alcides Simão, entregou a pauta de reivindicação ao advogado patronal, Ciro Stragioto, dando inicio a Campanha Salarial deste ano (foto). A partir de agora serão agendadas as reuniões de negociação, que resultará na nova Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 (CCT).

Na pauta, que foi aprovada pelos trabalhadores em Assembléia Geral, constam aumento real de salário, reajuste do vale alimentação, renovação das cláusulas sociais e econômicas do CCT anterior entre outros benefícios .

"Para garantir uma boa negociação é preciso manter a mobilização da categoria", comenta Simão. Segundo ele, o país passa por um momento delicado, tanto político como economicamente e isso exige uma dose a mais de mobilização para impedir a retirada de  conquistas históricas dos trabalhadores.

"Mobilização e união são as palavras chaves para este momento", afirma o Simão, que promete divulgação a medida que as negociações avançarem.

Fabíola de Souza - Assessoria de imprensa SINFREN

A partir desta quinta feira, dia 2 de fevereiro/2017, inicia a distribuição gratuita de um kit de material escolar para os filhos dos associados de 5 a 14 anos. O material será entregue nos locais de trabalho (postos de combustíveis) durante os próximos dias (foto ilustrativa).

Esta ação, que o SINFREN vem realizando há muitos anos, tem aliviado financeiramente o bolso dos trabalhadores no início do ano letivo e, de certa forma, incentivado os jovens a estudar.

É através da educação que formam-se cidadãos mais politizados e conscientes do seu dever de transformar a nossa sociedade para melhor. 

Foi eleita ontem (dia 26 de janeiro/2017) a nova diretoria do SINFREN para o mandato 2017/2022, tendo como presidente, Roque Roberto Santos (foto).

O primeiro dia de eleição para escolha da nova diretoria do SINFREN (Sindicato dos Frentistas de Florianópolis/SC) transcorreu normalmente com a coleta de votos nos locais de trabalho.

Amanhã, dia 26/01, a coleta de votos será retomada a partir das 8h da manhã e segue até às 17 horas. Além das urnas itinerantes, que continuarão percorrendo os locais de trabalho, haverá urna fixa na sede do Sindicato, em Florianópolis, e na sub sede, em Tijucas.
O presidente da FENEPOSPETRO, Eusébio Pinto Neto, que faz parte da Comissão Eleitoral, vai acompanhar nesta quinta-feira a apuração dos votos.

Comissão Eleitoral

 Roque Roberto dos Santos (foto) que concorre à presidência do Sinfren.

 

A partir das 8 horas do dia 25 às 17 horas do dia 26 de janeiro de 2017 (quarta e quinta feiras) serão realizadas eleições da nova Diretoria do SINFREN.

Além das urnas itinerantes, que percorrerão os locais de trabalho, haverá urna fixa na sede do Sindicato, em Florianópolis, e na sub sede, em Tijucas.

Comissão Eleitoral 

No último Boletim informativo No Bico da Bomba, de novembro de 2016, na matéria "Calendário de feriados nacionais de 2017, na página 2, saiu um erro em relação a data.

Onde se lê 17 de setembro corrigir para 7 de setembro.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa

Copa Sinfren de Futebol Society

Tende em vista as eleições da nova diretoria do SINFREN,que acontecerão nos dias 25 e 26 de janeiro de 2017, ficam  suspensas as inscrições para a 4ª Copa Sinfren de Futebol Society 2017. Após assumir a nova diretoria daremos mais informações sobre o evento.

Atenciosamente,

Diretoria do SINFREN

 Natal das Crianças 2016 enmtrará para o calendário de eventos do Sindicato

A Festa do Natal das Crianças 2016, promovida pelo Sinfren, no dia 11 de dezembro, a partir das 10h, no Bola Cheia Futebol Society, no trevo dos Ingleses, foi um grande sucesso. Pais e avós acompanharam a criançada, que não teve do que reclamar, afinal ao dia era todo delas, das crianças. Por isso não faltaram brinquedos, pinturas no rosto, cachorro quente, sanduíches, refrigerantes, pipoca, algodão doce, balas, picolés, mágico e muita diversão. O ponto alto da festa, como não poderia deixar de ser, foi a chegada do Papai Noel, por volta das 16:30h. A diretoria do Sinfren agradece a participação dos associados e seus filhos que tanto abrilhantaram a festa. "Foi a nossa primeira festa de Natal, mas com certeza e devido ao sucesso desta, faremos sempre a partir de agora", prometeu o presidente do SINFREN, Derli Muzzo.

Confira as fotos da festa no facebook do Sinfren.

O Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência da  Grande  Florianópolis - SC (SINFREN), formalizou ontem (08/12/2016), o registro da chapa para a eleição da nova diretoria da entidade, que acontece entre os dias 25 e 26 de janeiro. A  matrícula da  chapa 1, única inscrita para o pleito, foi acompanhada por Wellington Bezerra, presidente do Sinpospetro-ES e membro da Comissão Eleitoral, da qual fazem parte também Eusébio Pinto Neto, presidente da Federação Nacional dos Frentistas e do Sinpospetro do Rio de Janeiro, e   Ederson Costa, frentista associado do Sinfren.

Com renovação de 80% , a nova formação é encabeçada por   Derli Muzzo, atual presidente da entidade, que representa  mais de 3  mil trabalhadores de vinte e cinco  municípios. Com cinco nomes femininos (antes dois da atual gestão), a nova composição atende às  diretrizes de ampliar na categoria a participação feminina nos cargos de  comando, da Federação Nacional dos Frentistas – Fenepospetro.

O evento de  posse da nova diretoria, agendado para o dia 05 de março, marcará também a antecipação das comemorações de 20 anos do Sinfren, fundado em julho de 1997. Para Derli Muzzo, a renovação dos integrantes  atende ao objetivo  da necessária  renovação de  idéias, para o  fortalecimento da luta da categoria, frente aos desafios impostos pela nova conjuntura no âmbito social e político no país. 

 Assessoria de Imprensa Fenepospetro- Leila de Oliveira 

 

Conforme Edital publicado (jornais Diário Catarinense pg. 26 e A Notícia pg. 14, edições de 28.11.2016), o SINFREN realizará eleição para renovação dos cargos de Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes à Federação, nas datas de 25 e 26.01.2017, com os votos sendo colhidos entre as 09:00h  e as 17:00h pelas Mesas Coletoras Fixas na sede e sub-sede de Tijucas, e das 08:00h do dia 26 às 17:00h do dia 27 pelas Mesas Coletoras Itinerantes que percorrerão os locais de concentração de eleitores. O prazo para registro de chapas será de 10 dias, e o requerimento de registro de chapa deverá ser entregue na Secretaria da entidade, à Rua Felipe Schmidt 303 salas 1101/1102 - Centro - Florianópolis, no horário compreendido entre as 09:00h e as 12:00h, e entre as 13:30h e as 17:00h, durante o prazo estabelecido; sendo que haverá pessoa habilitada para o atendimento. O prazo para impugnação de candidaturas será de 5 dias, contados a partir da publicação das chapas inscritas. Derli Muzzo - Presidente. Pela Comissão Eleitoral - Srs. Eusébio Luis Pinto, Wellington Bezzerra de Almeida Holanda e Éderson Costa.  

PUBLICIDADE, TRANSPARÊNCIA E LISURA NA ELEIÇÃO SÃO A GARANTIA DA FORÇA DE NOSSO SINDICATO! LEMBRE-SE: SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL! 

 

Prezado (a)  associado (a) do SINFREN comunicamos que durante o Natal das Crianças 2016, no dia 11 de dezembro, das 10h às 17h,  no Bola Cheia Futebol Society, na SC 401, no trevo dos Ingleses, ao lado do Ilha Shopping, teremos diversas atividades  para os adultos e, principalmente, para a criançada. Confira abaixo a programação.

Já estamos encaminhando as pulseirinhas e os convites aos associados. Aguardem!

Mais informações com Derli (99991-6993).

 Programação/Atividades

Cama elástica média e pequena;

Piscina de bolinha pequena e grande;

Castelinho inflável;

Mini tobogã inflável;

Guerra de cotonete;

Barraca de algodão doce e pipoca;

Show de palhaços e mágicas;

Musicas infantil;

Pinturas corporais, faciais e esculturas de balão;

Bebidas (água e refrigerante);

Cachorro quente /sanduíche;

Uniodonto - orientações odontológicas para adultos e crianças;

E a grande chegada PAPAI NOEL!!!!!

 

 

 

 

               

 

 

 

 

 

Dias 11 e 25 de novembro 2016 Paralisações e Greves

ATENÇÃO : No dia 11 de novembro, sexta feira, funcionários e diretores liberados do SINFREN estarão participando da greve geral, portanto não haverá expediente.

 

As Centrais Sindicais de todo o Brasil convocam todos(as) trabalhadores(as) a construir uma forte greve geral para mostrar ao governo e à maioria dos deputados e senadores que a população não vai assistir calada ao desmonte das garantias sociais.

Monstro da Terceirização - NÃO aprovação pelo Senado do projeto que libera a terceirização para todas as atividades. 

Governo Temer quer estabelece aposentadoria somente aos 65 anos - Não á reforma da previdência que pretende acabar com o tempo de contribuição como critério para aposentadoria, e estabelecer apenas idade mínima (65 anos) tanto para homem quanto para mulher.

PEC 241 : a PEC da Morte - de autoria do Governo Temer, a PEC irá congelar, por 20 anos, os gastos com serviços públicos,ou seja, menos investimentos na saúde, educação,assistência social e muito mais prejuízos aos trabalhadores.

Com Temer, direitos serão negociados acima da lei

Sabe as férias, décimo terceiro, licença maternidade e paternidade e tantos outros direitos garantidos aos trabalhadores (as)? Pois então, você corre o risco de perder tudo isso porque tramita no Congresso Nacional o Projeto 4193/12 chamado de "Negociado sobre o Legislado" que prevê que os acordo feitos entre sindicatos e patrões, estarão acima do que está na CLT.

Golpistas leiloam petróleo que era nosso

A Câmara Federal aprovou o PL 4567, de autoria de José Serra, que deixa a Petrobrás fora da exploração do pré-sal. Justamente no momento em que o barril de petróleo está mais baixo ao longo de décadas, o governo golpista decidem "alugar" o pré-sal para exploração de monopólios privados internacionais.O argumento de que a Petrobrás não consegue explorar ao ritmo desejado é ridículo.

MP 746: o desmonte da educação

Esta medida que trata da reforma do ensino médio, além de ter um conteúdo extremamente polêmico, sequer foi discutido com a sociedade brasileira. Dentre os absurdos, a MP746 tira a obrigatoriedade de disciplinas como Educação Física, Sociologia, Artes e Filosofia. Tem muito mais prejuízos embutidos nesta MP, que provocou manifestações públicas e ocupações de escolas em todo o país.

A construção da GREVE GERAL é para derrotar esta e todas as políticas de regressão social do Governo temer.

Comunicamos a todos que devido ao feriado do dia 15 de novembro 2016 (3ª feira), não teremos expediente no dia 14 (2ª feira).

Diretoria do SINFREN

 

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

A partir de hoje (1º), a campanha Novembro Azul passa a ser um movimento permanente e que contempla a saúde integral do homem. A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação, é mobilizar a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso de crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida.

Monumentos serão iluminados para lembrar os homens de cuidar de sua saúde neste Novembro Azul.

Na página da campanha, o instituto disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Ao clicar em cada uma delas, é possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento. 

Na infância, as doenças citadas incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

“Por meio da informação, junte-se a nós na conscientização dos cuidados com a saúde e mudança de hábitos, da importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento”, propõe o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Sobre o Novembro Azul

Criada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Durante todo o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul – entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.

Um dos destaques da programação é o II Fórum Ser Homem no Brasil, marcado para a próxima segunda-feira (7). Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.

Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as hashtags #novembroazul , #denovembroanovembroazul , #menospreconceito e #maisvida.

A programação completa do Novembro Azul pode ser conferida no site do instituto.

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO- GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA N.º 1.109, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016- (DOU de 22/09/2016 - Seção 1)

Aprova o Anexo 2 - Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis - PRC - da Norma Regulamentadora n.º 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.

O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e os arts. 155 e 200 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, resolve:

Art. 1º Aprovar o Anexo 2 – Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis – PRC, da Norma Regulamentadora n.º 9, aprovada pela Portaria 3.214, de 8 de junho de 1978, com a redação constante no Anexo desta Portaria.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, exceto quanto aos itens abaixo discriminados, que entrarão em vigor nos prazos consignados, contados da publicação deste ato:

 

Quadro 1

Itens                                      Prazo

2.1.2.1                                   12 meses

5.1                                         24 meses

8.1                                         12 meses

9.1                                         6 meses

9.2                                         84 meses

9.4                                         12 meses

10.2                                       18 meses

14.3                                       36 meses

 

Quadro 2: Prazos aplicáveis ao item 14.1

 

Ano de fabricação da bomba de combustível                            Prazo para instalação do sistema de recuperação de vapor

 

Até 2019                                                              180 meses após a publicação da presente portaria

Anterior a 2016                                                  144 meses após a publicação da presente portaria

Anterior a 2014                                                  132 meses após a publicação da presente portaria

Anterior a 2011                                                  120 meses após a publicação da presente portaria

Anterior a 2007                                                  96 meses após a publicação da presente portaria

Anterior a 2004                                                  72 meses após a publicação da presente portaria

Art. 3º Um ano após a publicação desta portaria, deverá ocorrer reunião extraordinária da

Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz para avaliar a implementação deste anexo, bem

como dos prazos definidos.

RONALDO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

ANEXO

Anexo 2 - Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis

Sumário:

1. Objetivo e Campo de Aplicação

2. Responsabilidades

3. Dos Direitos dos Trabalhadores

4. Da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

5. Da Capacitação dos Trabalhadores

6. Do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

7. Da Avaliação Ambiental

8. Procedimentos Operacionais

9. Atividades Operacionais

10. Ambientes de Trabalho Anexos

11. Uniformes

12. Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

13. Sinalização referente ao Benzeno

14. Controle Coletivo de Exposição durante o abastecimento

1. Objetivo e Campo de Aplicação

1.1 Este anexo estabelece os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com

exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis – PRC contendo essa substância. Estes requisitos devem complementar as exigências e orientações já previstas na legislação de Segurança e Saúde no Trabalho – SST em vigor no Brasil.

1.1.1 Para fins deste anexo, consideram-se Postos Revendedores de Combustíveis – PRC contendo benzeno o estabelecimento localizado em terra firme que revende, a varejo, combustíveis automotivos e abastece tanque de consumo dos veículos automotores terrestres ou em embalagens certificadas pelo INMETRO.

2. Responsabilidades

2.1 Cabe ao empregador:

2.1.1 Cumprir e fazer cumprir o presente anexo.

2.1.2 Só permitir a contratação de serviços de outras empresas desde que faça constar no contrato a obrigatoriedade do cumprimento das medidas de SST previstas neste anexo.

2.1.2.1 Os PRC devem adequar os contratos de prestação de serviços vigentes às disposições desta norma.

2.1.3 Interromper todo e qualquer tipo de atividade que exponha os trabalhadores a condições de risco grave e iminente para a sua segurança ou saúde.

2.1.4 Fornecer às empresas contratadas as informações sobre os riscos potenciais e às medidas preventivas de exposição ao benzeno, na área da instalação em que desenvolvem suas atividades.

2.1.5 Prestar as informações que se fizerem necessárias, quando solicitadas formalmente pelos órgãos fiscalizadores competentes com relação às disposições objeto deste anexo.

2.1.6 Informar os trabalhadores sobre os riscos potenciais de exposição ao benzeno que possam afetar sua

segurança e saúde, bem como as medidas preventivas necessárias.

2.1.7 Manter as Fichas com Dados de Segurança de Produto Químico dos combustíveis à disposição dos

trabalhadores, em local de fácil acesso para consulta.

2.1.8 Dar conhecimento sobre os procedimentos operacionais aos trabalhadores com o objetivo de informar sobre os riscos da exposição ao benzeno e as medidas de prevenção necessárias.

2.2 Cabe aos trabalhadores:

2.2.1 Zelar pela sua segurança e saúde ou de terceiros que possam ser afetados pela exposição ao benzeno.

2.2.2 Comunicar imediatamente ao seu superior hierárquico as situações que considerem representar risco

grave e iminente para sua segurança e saúde ou para a de terceiros.

2.2.3 Não utilizar flanela, estopa e tecidos similares para a contenção de respingos e extravasamentos, conforme previsto no item 9.7 deste anexo.

2.2.4 Usar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI apenas para a finalidade a que se destinam,

responsabilizando-se pela sua guarda e conservação, devendo comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso, bem como cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

3. Dos Direitos dos Trabalhadores

3.1 São direitos dos trabalhadores, além do previsto na legislação vigente:

3.1.1 Serem informados sobre os riscos potenciais de exposição ao benzeno que possam afetar sua

segurança e saúde, bem como as medidas preventivas necessárias.

3.1.2 Quando o trabalhador tiver convicção, fundamentada em sua capacitação e experiência, de que exista risco grave e iminente para a sua segurança e saúde ou para a de terceiros, deve suspender a tarefa e informar imediatamente ao seu superior hierárquico para que sejam tomadas todas as medidas de correção adequadas. Após avaliar a situação e se constatar a existência da condição de risco grave e iminente, o superior hierárquico manterá a suspensão da tarefa, até que venha a ser normalizada a referida situação.

4. Da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

4.1 Aplicam-se aos PRC as disposições da NR-5.

4.1.1 O conteúdo do treinamento referente ao item 5.33 da NR-5, dado aos membros da CIPA ou designado, nos PRC que operem com combustíveis líquidos contendo benzeno, deve enfatizar informações sobre os riscos da exposição ocupacional a essa substância, assim como as medidas preventivas, observando o conteúdo do item 5.1.1 deste anexo.

5. Da Capacitação dos Trabalhadores

5.1 Os trabalhadores que exerçam suas atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno devem

receber capacitação com carga horária mínima de 4 (quatro) horas.

5.1.1 O conteúdo da capacitação a que se refere o item 5.1 deve contemplar os seguintes temas:

a) riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;

b) conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde;

c) sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno;

d) medidas de prevenção;

e) procedimentos de emergência;

f) caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos de possíveis emissões de benzeno;

g) dispositivos legais sobre o benzeno.

5.1.1.1 A capacitação referida no item 5.1 deve enfatizar a identificação das situações de risco de exposição ao benzeno e as medidas de prevenção nas atividades de maior risco abaixo elencadas:

a) conferência do produto no caminhão-tanque no ato do descarregamento;

b) coleta de amostras no caminhão-tanque com amostrador específico;

c) medição volumétrica de tanque subterrâneo com régua;

d) estacionamento do caminhão, aterramento e conexão via mangotes aos tanques subterrâneos;

e) descarregamento de combustíveis para os tanques subterrâneos;

f) desconexão dos mangotes e retirada do conteúdo residual;

g) abastecimento de combustível para veículos;

Luta de sindicalistas garante mais segurança à saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis de todo o país

Postos de combustíveis terão que instalar equipamento que retira da zona de respiração dos trabalhadores vapores liberados pela gasolina

Num período de seis a quinze anos, todos os 39 mil postos de combustíveis do país terão que instalar junto às bombas de gasolina sistema de recuperação de vapores. A determinação consta na portaria 1.109 do Ministério do Trabalho publicada nesta quinta-feira(22) no Diário Oficial da União. A portaria inclui na Norma Regulamentadora 9, que trata de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o anexo II sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis.

Essa é uma grande vitória da Federação Nacional dos Frentistas( FENEPOSPETRO) e de todos os sindicatos da categoria que lutam para melhorar as condições de segurança e saúde no ambiente laboral. 

O anexo tem 14 itens que traçam as medidas de segurança e definem os prazos para  implantação da norma, que visa reduzir o risco de acidente e contaminação pelo benzeno. De acordo com o item 14.1, que determina a instalação do sistema de recuperação de vapores, as bombas anteriores a 2004 terão que ser trocadas até 2022. Já os equipamentos até 2019 terão um prazo de 15 anos para serem substituídos. 

Com a aprovação do anexo II da NR 9 fica proibido em todo território nacional abastecer o veículo, após o acionamento da trava de segurança da bomba. Os postos terão um ano para se adaptar a essa regra. 

A partir de agora, os frentistas não poderão mais usar flanelas, estopas e tecidos similares para conter respingos e extravasamentos de combustíveis líquidos contendo benzeno. A limpeza terá que ser feita com papel toalha e o trabalhador precisará usar luva, que faz parte do Equipamento de Proteção Individual(EPI). 

UNIFORME
De acordo com o artigo 11.3 do anexo, os postos de combustíveis ficarão responsáveis pela higienização dos uniformes dos funcionários. A limpeza terá que ser realizada pelo menos uma vez por semana. 
As empresas também terão que deixar à disposição dos funcionários um conjunto de uniforme extra, para troca em situações que haja contaminação pelo benzeno. De acordo com o anexo, esse item já está em vigor.

CAPACITAÇÃO
Os trabalhadores que exercem atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno  terão que fazer curso de capacitação com carga horária de 4 horas. O curso deverá ser renovado a cada dois anos. As empresas terão até 24 meses para implantar essa medida.

No curso, os trabalhadores receberão orientação sobre o risco de exposição ao benzeno, conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde, além de tomarem conhecimento dos sintomas e sinais de intoxicação ocupacional pelo produto.
Os funcionários de postos também terão que zelar pela segurança e saúde de pessoas que possam ser afetadas pela exposição ao benzeno e comunicar a empresa situações que possam representar riscos.

CONTROLE MÉDICO

Os trabalhadores expostos ao benzeno também terão que realizar, com frequência mínima semestral, hemograma completo com contagem de plaquetas e reticulócitos, independentemente de outros exames previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO). Todos os exames terão quer ser catalogados e entregues ao trabalhador num prazo máximo de 30 dias, após a emissão dos resultados. 

CONSCIENTIZAÇÃO 
Os postos terão que afixar junto às bombas de combustíveis cartaz com os dizeres:  “A GASOLINA CONTÉM BENZENO, SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA. RISCO À SAÚDE.” A medida visa conscientizar o trabalhador e a sociedade sobre os riscos de contaminação pelo benzeno contido na gasolina. 
A implementação do anexo II da NR 9 será gradativa de acordo com a classificação de cada item. Algumas regras já estão em vigor e deverão ser implantadas ainda neste ano. Em setembro de 2017, a Comissão Nacional Permanente do Benzeno se reunirá para avaliar a implantação das novas medidas.  

LUTA SINDICAL
As primeiras medidas de proteção ao benzeno surgiram em 1991, quando os trabalhadores das indústrias petroquímicas se mobilizaram para reduzir os riscos de contaminação pelo produto. Na época, os trabalhadores dos postos de combustíveis ficaram de fora do acordo nacional do benzeno.
Com a criação do primeiro sindicato dos Frentistas, em São Paulo, e da Federação Nacional da Categoria (FENEPOSPETRO), os trabalhadores organizados passaram a reivindicar e lutar pelos seus direitos, dentre eles a saúde e a segurança no ambiente laboral. 
A luta do SINPOSPETRO-RJ e dos demais sindicatos da categoria não para por aqui. Os representantes dos frentistas na Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis vão acompanhar a implantação do anexo II da NR 20.

Fonte: Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ

No dia 19 de setembro de 2016, às 15 horas, na Assembléia Geral Ordinária, realizada na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT/SC), foi eleita por unanimidade a Comissão Eleitoral que comandará o processo eleitoral da nova diretoria do SINFREN (mandato 2017/2022).Mais de setenta trabalhadores compareceram na Assembléia, que elegeu a Comissão Eleitoral.

"Esperamos que todo o processo eleitoral seja conduzido de forma democrática e transparente. Que a Comissão Eleitoral tenha toda autonomia desde o início até o fim do processo eleitoral" disse o presidente do SINFREN, Derli Muzzo.

Integrantes da Comissão Eleitoral, da esquerda para direita: Eusébio Pinto Neto (Presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro e Secretário Geral  da Federação Nacional dos Frentistas), Wellington Bezerra (Presidente do Sinpospetro de Espírito Santo/ES) e o associados Ederson Costa, frentista do Posto Rita Maria.

Está sendo realizada agora á tarde (15.09.16) uma Plenária, na FECESC, com representantes das Centrais Sindicais de SC, com objetivo de discutir a unificação da luta dos trabalhadores para uma possível greve geral. O Presidente do SINFREN, Derli Muzzo (na foto acima à esquerda) e Nicolau Almeida (UGT/SC) estão participando do evento.

O presidente do SINFREN, Derli Muzzo, convoca todos os associados em dia com suas obrigações estatutárias a comparecerem à Assembléia Geral Ordinária, no dia 19 de setembro de 2016, às 14:30h, em primeira convocação e, às 15:00h, em segunda convocação, na Av. Atlântica, nº 1057, Jardim Atlântico, em Florianópolis/SC, para instauração do processo eleitoral do SINFREN, com definição de data, duração do processo eleitoral e formação da Comissão Eleitoral. "A sua participação é importante para manter as regras democráticas" afirma Muzzo.

Aos aniversariantes da semana (05/09) Manoel Altamiro de Liz Ros,  (06/09) Cristiano de Campos, Nadia Melo de Oliveira, Rodrigo de Jesus Bornardini, Solane Ines da Silva Cruz,  Alvaro Enir Pereira,  (07/09) Marcelo Soares, (08/09) Bruna Ribeiro , Daiane da Silva Berny, Erico Jocy Serena Santos Lima , Renan Padilha Santos,  (09/09) Fabiana Mendes Santos, Osvaldo João da Cunha,  (10/09) Fernando Goncalves Umpierre, José Raimundo de Lisboa Santana,  (11/09) Emanuelle de Oliveira Herreira, Igor Mauricio da Cunha e Mirian de Lemos Pires o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (01/09) Andreia Beatriz Saldanha de Souza, Deise Mara Zuconelli Dametto, Jaqueline Fernandes Dos Santos, Leila Isabel Natal, Thatiane Cristine Muniz De Oliveira, (02/09) Everaldo Stolk Fernandes, (03/09) Monica Alves, Vânia Aparecida Dos Prazeres Veruck,  (04/09) Carlos Eleodoro De Souza, Gabriela Lima Pereira, Joice Rozeli De Freitas, Ketelin Sabrina Camargo, Lucas Sampaio Pereira e Pamela De Sa Britto Moraes o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Os Trabalhadores de Tijucas e Região realizaram uma assembléia geral, no dia 29 de agosto (2016), para discutir a campanha salarial 2016/17 e definir os rumos do movimento. Após avaliar a (não) proposta dos empresários, que ofereceram ZERO de reajuste salarial e ZERO de reajuste para o vale alimentação, eles decidiram decretar ESTADO DE GREVE. "Isso significa que eles podem cruzar os braços a qualquer momento", avisou o presidente  do SINFREN, Derli Muzzo.

Após assembléia, a categoria realizou uma manifestação pública em frente aos postos de combustíveis de Tijucas para denunciar o descaso e a falta de respeito da classe patronal. "Estamos negociando desde maio (data base) e até agora os patrões não apresentaram  nenhuma proposta decente", afirma o presidente do SINFREN. Segundo Muzzo, os trabalhadores estão insatisfeitos e isso poderá refletir no atendimento aos clientes dos postos de combustíveis, afinal, "trabalhador não valorizado é trabalhador sem ânimo para o serviço", avalia. 

Veja mais fotos da manifestação na galeria de fotos, aqui no site do SINFREN.

No dia 29 de agosto, ás 14 horas , na Casa do Trabalhador, Rua Gaudêncio Campos, 124, no Centro, em Tijucas/SC, será realizada uma Assembléia Geral para discutir e deliberar os próximos passos da Campanha Salarial dos trabalhadores de Tijucas e Região, tendo como indicativo estado de greve e greve. Mais informações no Boletim Informativo aqui no site. 
 

Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e Garantia de Direitos

No dia 16 de agosto de 2016, em Florianópolis, em frente a Fiesc (Fed. das Indústrias de SC) foi realizado um grande ato unificado das centrais sindicais de SC contra a retirada de direitos dos trabalhadores (as). Cerca de duas mil pessoas pasrticiparam do evento, que reuniu diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras. 

Veja mais imagens na galeria de fotos do site e no facebock do Sinfren.  

Mais uma vitória do Sindicato e dos trabalhadores quanto a segurança e prevenção de doenças trabalhistas

O SINFREN garantiu para os 18 trabalhadores do Posto Barreiros, via justiça do trabalho, o cumprimento da Cláusula Vigésima da CCT (Convenção Coletiva do Trabalho), que garante assentos nos locais de trabalho para o descanso dos funcionários em suas pausas. Todos tem direito aos assentos, seja na função de frentista, caixa, trocador de óleo e lavador de carros.

"Mesmo estando garantido na CCT a empresa insistia em descumprir mais este direito dos trabalhadores", afirmou o presidente do SINFREN, Derli Muzzo. Segundo ele, o Posto Tiago, do mesmo dono, já havia sido alvo de ação de cumprimento há alguns anos e só passou a cumprir esta cláusula depois que o SINFREN ingressou na justiça com uma ação de cumprimento. Agora novamente ele foi notificado por este mesmo motivo e já está cumprindo o acordo firmado entre SINFREN e Justiça. Muzzo lembra que a maioria dos postos já cumprem esta cláusula há muito tempo, porém existem alguns empresários que continuam penalizando seus empregados, não colocando assentos para que eles descansem nas pausas.

O presidente do SINFREN  lembra que todas as empresas devem cumprir esta cláusula na seguinte proporção: um assento para cada grupo de três trabalhadores em cada turno; dois assentos para até cinco trabalhadores, três assentos para acima de cinco trabalhadores, quatro assentos para cada grupo de dez trabalhadores por turno e acima de dez trabalhadores por turno acrescenta-se um assento para grupo de até três trabalhadores.

Ainda consta nesta cláusula  que o assento para trabalho sentado (caixa) terá que possuir altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida. A base do assento deve ser simples, com pouca ou nenhuma forma e com base frontal arredondada. O encosto é levemente adaptado ao corpo para proteção das costa. O suporte para os pés é adaptado ao comprimento das pernas.Os assentos para descanso durante as pausas são bancos simples, com 50 cm de altura do uso exclusivo para os trabalhadores (frentista) que executam suas atividades em pé.

"Tudo isso, segundo Muzzo, visa garantir a saúde e segurança do trabalhador, além de ajudar a prevenir acidentes e evitar doenças profissionais futuras. Infelizmente algumas empresas ainda insistem em descumprir leis e CCT colocando seus empregados em risco, seja de acidentes de trabalho ou doenças trabalhistas."Vamos mudar este cenário denunciando as empresas que  descumprem lei e CCT", disse Muzzo, lembrando o número do telefone do Sindicato para denúncias de irregularidades: 3028-4039.

Dia 8 de agosto será realizada mais uma reunião de negociação em busca de um acordo para os trabalhadores de Tijucas e região

No dia 8 de agosto, segunda feira, ás 14 horas, no MPT* (Ministério Público do Trabalho) será realizada mais uma reunião de negociação com os donos de postos de gasolina, na tentativa de se chegar a um acordo quanto ao reajuste salarial e do vale alimentação.

Numa demonstração de falta de respeito com a categoria, os empresários, além de não propor nenhum reajuste salarial decente, não compareceram nas reuniões de negociação, nem mesmo na última realizada no Ministério do Trabalho, no dia 06 de julho.

"Esperamos que desta vez os patrões não só compareçam como também levem uma proposta para assinar a CCT 2016/17 dos trabalhadores de Tijucas e Região", afirma o presidente do SINFREN, Derli Muzzo. Segundo ele, até o momento não houve nenhum avanço nas cláusulas econômicas.

O presidente do SINFREN convida os trabalhadores a participarem desta reunião.

*Localização do MPT- Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876- Agronômica, Fpolis/SC (ao lado da OAB/SC, na Beira Mar Norte).

Aos aniversariantes da semana (01/08) Graziely Daizir da Cunha, (02/08) André Luiz Nunes, Osmar Rosa de Oliveira,(03/08) Celso Carlos Belizário, Pedro Paulo Silveira,(05/08) Juceli Cristofoli,(06/08) Adivaldo Rodrigues Miranda, Grasiela Martins de Souza, Mauricio Posich, (07/08) Cleidir Ceara da Conceição, Jonas Jose Martins de Oliveira e Vanessa Rayane Mendes de Lima o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Trabalhadores do Auto Posto Assunção receberão R$ 500,00 cada um referente a multa por atraso de salário

No dia 22 de julho/2016, os trabalhadores do Auto Posto Assunção, de Canasvieiras, receberam a 1ª parcela de uma ação trabalhista, referente a multa por atraso de salário. A ação, ingressada pelo SINFREN na Justiça do Trabalho, garantiu a cada um dos 19 trabalhadores a quantia de R$ 500,00 que serão pagos em duas parcelas. Empresário que atrasa salário, paga multa aos trabalhadores! 

Com  o objetivo de fortalecer o SINFREN e garantir cada vez mais a participação dos trabalhadores nas decisões do Sindicato, a Diretoria intensificou a campanha de novas filiações. "Quanto mais trabalhadores tivermos no nosso quadro de associados, mais fortes e atuantes seremos", afirma o presidente do SINFREN, Derli Muzzo.

Filie-se e participe mais da vida do seu sindicato, afinal sindicato somos todos nós!

Na foto o presidente do SINFREN, Derli Muzzo, com trabalhadores do Posto Galo, do Shopping Itaguaçu/SJ.

No dia 21 de julho/2016  foi realizada uma audiência na Justiça do Trabalho de Palhoça, referente a uma ação trabalhista para garantir o pagamento das verbas rescisórias não pagas pela empresa. São 57 trabalhadores do Posto Brüggemann, de Santo Amaro da Imperatriz, que serão beneficiados por esta ação.

Conforme explicou o presidente do SINFREN, Derli Muzzo, como não houve acordo na audiência, o juiz deve julgar o processo nos próximos dias. Aguardem em breve novas informações.

Na foto trabalhadores do Posto Brüggemann que participaram da audiência

 

Aos aniversariantes da semana (19/07)Edulim Santos,Odair José Perreira, Sandro Adão de Souza, (20/07) Airton Felisberto Francisco,Daniela da Silveira,Igo de Almeida, (21/07) Airton Jose Andeglieri, Marliane Trindade Silva, (22/07)Marcos Paulo Marostica, (23/07)Airton Diomendes Pacifico, Ogenio José dos Santos e (25/07)Alamir Biraja Mota Felix o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial. Diretoria SINFREN
Aos aniversariantes da semana (10/07) Hilda Giseli Goes, Marcio João da Silva, Rodrigo dos Santos Peçanha,Wolny Sebastião Waltrick, (13/07) Jane Gonçalves, Juceli João Elias, (15/07) Fernando Costa e (16/07) Luciomar Verissimo dos Santos o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.
Fundação 07.07.1997 O SINFREN (Sindicato dos Empregados em Postos de Venda de Combustível e Derivados de Petróleo da Grande Florianópolis - SC) foi fundado em 07/07/1997 para atender as necessidades da categoria, que na época demonstrava interesse em desvincular-se do antigo sindicato estadual. Registro sindical 15.09.1999 Após dois anos de luta da categoria, finalmente em 15/09/1999 foi concedido pelo Ministério do Trabalho o Registro Sindical. A finalidade do Sindicato era defender e atender todas as premissas básicas de uma categoria organizada na nossa área territorial. Alteração estatutária 09.2004 Após ser procurado por inúmeros trabalhadores, representados pelos minérios, que não tinham respaldo sindical na nossa base territorial, em setembro de 2004 o SINFREN realizamos assembléias para alteração estatutária. O objetivo era ampliar a categoria representada e anexar alguns municípios próximos que ainda não eram atendidos por nenhuma entidade sindical de fato. Publicação no DOU 18.12.2006 Em 18 de dezembro de 2006 o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou no Diário Oficial da União a concessão da nossa alteração estatutária. Base territorial do SINFREN Hoje representamos os trabalhadores da Grande Florianópolis abrangendo os seguintes municípios: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antonio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imaruí, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas. Parabéns a toda a categoria Neste dia queremos parabenizar a toda a categoria por confiar em nosso trabalho e apostar na luta da classe trabalhadora em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Você trabalhador é a parte mais importante deste processo de luta e amadurecimento sindical. Esperamos que todos continuem acreditando na força e determinação dos trabalhadores (as). Diretoria do SINFREN

Aos aniversariantes da semana (01/07) Jorge Trindade Nogueira, (02/07) Vanderson Novaes Gonçalves dos Santos, (03/07) Aline Klug Tavares, Arcelino Bett, Fabio Alencar Neris,Marcos Roberto Mendes da Silva, (04/07)Deborah Hack de Mendonça, João Paulo dos Santos,(05/07)Adilson Santos de Almeida, Alessandra Ferreira Soares, Gercino Antonio Raulino, Filho, Rinaldo Golcalves, Wecley da Silva Matos,(06/07)Antonio Maia Silva, Fernanda Reis, (07/07) Lair Lopes Camargo,Marcelo Torquato, Mariléia Semiano,Mateus Colombo Vieira,Tamara Sabino e 09/07 Dudineia Aparecida Almeida o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

 

 

 

 

Aos aniversariantes da semana (27/06) Fabiano Pereira, (28/06) Ana Claudia Medeiros, Anderson Adenilson Souza, Histefani Costa Guimarães, (29/06)  Sara do Nascimento Kruel,   Eduardo Cardoso, João Pedro Dinotan Araujo Oliveira, (30/06) Gilmar Alves de Souza e Marcio da Silva o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

 

Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (20/06)  Gislaine Christine Evangelista Vaz, (21/06) Gabriela de Bastos Ramos,  Giovane Araujo dos Santos, Livo Gabriel Ferreira Bikel, (22/06)  Aline Padilha Lima, Ana Paula Nunes de Carvalho, Gilberto Osny Augusto, (23/06) Alexandre João Cabral,(24/06) Eloi de Fátima Gomes Hoffmeister (25/06) Aline Michele Couto, Juliana Pereira de Oliveira,  Silvana Felipe Tomaz o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Saiba tudo sobre Contribuição Negocial prevista na Cláusula 27ª da CCT 2016/2017 do SINFREN

1) O que é a Contribuição Negocial prevista na Cláusula 27ª da CCT 2016/2017 do SINFREN?

Resposta:  A Contribuição Negocial prevista nessa cláusula é devida por todos os trabalhadores e serve para a manutenção das despesas mensais do Sindicato, tais como convênios médicos e odontológicos, atividades de lazer, campeonato de futebol, pagamento de pessoal e outras despesas para a manutenção do Sindicato.

2) Qual a importância da Contribuição Negocial para o Sindicato?

Resposta: É importante pois faz parte do Orçamento Anual do Sindicato para a sua manutenção de acordo com o que colocamos acima. Sem este dinheiro a entidade, como qualquer negócio, não sobrevive.

3) Qual o percentual que é descontado do trabalhador?

Resposta: Nesta CCT 2015/2016 foi aprovado, em assembléia geral dos trabalhadores, o percentual de 6% descontados em duas parcelas de 3%, sendo uma no mês de maio e outra no mês de novembro de 2015.

4) Posso me opor a contribuir para o Sindicato?

Resposta: Fica assegurado aos empregados o direito de oposição à referida contribuição, o qual deverá ser apresentado individualmente pelo empregado, diretamente ao sindicato profissional, em sua sede, até 30 dias após as assembléias realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro de 2015,  e de acordo com a Ata de Audiência realizada na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, sem efeito retroativo, em requerimento manuscrito, com identificação e assinatura do oponente. Em se tratando de empregado analfabeto, ele poderá opor-se pessoalmente na sede do sindicato, através de termo redigido por outrem, no qual deverá constar sua firma atestada por duas testemunhas devidamente identificadas.

5) O que o trabalhador que não quer o desconto da Contribuição Negocial,   QUALQUER QUE SEJA O SINDICATO A QUE PERTENCE, está fazendo?

Resposta:  Não está reconhecendo e nem concordando com as conquistas em Convenção Coletiva de Trabalho de seu sindicato de classe; Não está reconhecendo o sindicato como seu único representante; Só está pensando nele, esquecendo que tem toda uma categoria envolvida e que, sem o sindicato, sua estrutura, seus empregados, ou seja, toda a categoria estaria sem representatividade. Por fim está contribuindo com o enfraquecimento de sua entidade. Lembre-se: a empresa tem seu sindicato representativo e não abre mão dele e nenhum dos patrões deixa de contribuir com seu sindicato!!!

Aos aniversariantes da semana (13/06) Erli Antonio Almeida, Rosangela de Melo, Viviane Aparecida da Rosa Espindola, (14/06) José Henrique Fogaça Hiderscheidt, Patrícia Rosa da Silva, Rodrigo Maciel Trindade,  (15/06) Anderson do Espírito Santo Oliveira, Eronildo de Oliveira Sousa, Joselina Garcia da Rocha, (16/06) Luis André Torres Martins, (17/06) Bruno Eli Militão, Rogério Rufino dos Santos, 18/06) Aristeu Floriano Corrêa,  (19/06) Clayton Elias, Elton da Costa Mauricio,Maciel Gomes Lopes, Vânia Diomar de Oliveira, o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Aos aniversariantes da semana (01/06) Hilda Alves Ebert Marcos Antonio Farias, Vilton José Passos, (02/06) Laudair de Oliveira, Luana Elite de Souza, (03/06) Guilherme Barioni, (04/06) Fernando José Vieira, Jonas Rodrigo Candido, Melani Martins de Sales, Mônica Aparecida de Campos, Valdenisia dos Santos Pereira, (06/06) Franciele Campos Ouriques, (07/06) Andre Trindade da Silva ,Elizilda de Oliveira Santos, João Bosco  de Freitas Junior,   Rosangela Pereira Putzel , (08/06) Eroney João Palhano Bombazaro (09/06) Gilberto Osni Pereira, (10/06) Eder Jofre Bartz Soares, Gisele Marques da Silveira, (11/06) Anderson Jose Fernandes , Vilmar da Trindade Passos , (12/06) Priscila Ingrid Soares  o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Pelo presente o Sr. Derli Muzzo, presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Venda de Combustíveis e Derivados de Petróleo da Grande Florianópolis, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, informa a todos os seus associados que as eleições marcadas para os dias 17 e 18 de maio de 2.016 não irão ocorrer, tendo em vista que a Justiça do Trabalho de Florianópolis determinou a sua suspensão, processos 00006476720165120036 da 06ª Vara do Trabalho e 00006546520165120034 da 04ª Vara do Trabalho, sendo o que compete informar.

                                                           DERLI MUZZO/Presidente SINFREN

Aos aniversariantes da semana (16/05) João Honorato, Pedro Julio De Souza Bento, (17/05) Altair Altamiro da Cunha, Luciano Pietrasck, (19/05) Juliana Antunes de Lima,(20/05) Andrea Saldanha, Elcio Gonçalves Marlov, José Araujo Queiroz, Josieli Aparecida de Morais, Pablo Moretti, Roger Oliveira Alves,(21/05) Valnei Renato Hobus,(22/05) Celso Leandro Nunes, (23/05) Claudiane Ribeiro Andrade,o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Do dia 17, a partir das 9 h, até às 21 h do dia 18 de maio, em toda a base territorial do sindicato (Grande Fpolis),  serão realizadas eleições para escolha da nova diretoria do SINFREN para um mandato de cinco anos.

Apenas uma chapa foi inscrita, liderada pelo atual presidente Derli Muzzo, que concorre para o segundo mandato. Segundo a Comissão Eleitoral, outros membros da atual diretoria também fazem parte desta chapa. Houve uma renovação de mais de dois terço da diretoria.

Tende em vista a dificuldade dos trabalhadores de se descolarem até a sede do Sindicato durante a jornada de trabalho, serão colocadas cinco urnas itinerantes durante os dois dias, que percorrerão os locais de trabalho em busca de votos.

Na sede do Sindicato haverá uma urna fixa durante todo os dois dias, das 9h às 21h. Podem votar os associados em dia com o sindicato, conforme determina o estatuto da entidade.

 Exerça a sua cidadania participando deste processo democrático. Escolha o seu representante no SINFREN!

Comissão Eleitoral

Aos aniversariantes da semana (09/05) Waldemir Vianna Albuquerque,(10/05) Ângela Maria Subutzki, Geraldo Alves Teixeira, Gilberto Martinho, Marcio José da Silva, Sandro Roberth Basilio, (11/05) Angelita Alvim Espíndola,(12/05) Nara Eliane Goulart de Andrade,(13/05)Ane Cecilia Valendro, Dayana da Silva, Francisco de Assis Ferreira, Luiz Filipe Weschenfelder, Tatiane de Campos, Wesley de Liz Larsen,(14/05) Débora Vianna da Luz, Juliana Sales Oliveira de Queiroz, Lucas Ferreira Dos Santos, (15/05) Ailton Luis da Silva Viana,Fabiana Damazio,Jenifer Daiana Blos e Lucas Moraes Santos o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Confira todos os momentos dos jogos finais da 3ª Copa SINFREN de Futebol Society 2016 na pagina do Sindiicato no Facebook. Fotos do fotografo Anderson, da Federação Catarinense de Futebol Sete.

Aos aniversariantes da semana (01/05) Adenilton David da Silva, Eliane Aparecida Marafigo, Reinaldo Daboite, Tiago Sidinei Bennech, (02/05) Alberto Luiz Ferreira, Marcio Jose da Fonseca, Rodrigo da Silva, (04/05) Alessandra Terezinha Bonsenhor, Alice Sousa Silva, Janaina Cott  Pereira, Jaqueline Ferreira Pinto, Marcos Wanderlei Matos, Mirtes Vanessa de Andrade, Rozivaldo Albertino Ferreira,(06/05) David Horance Ribeiro, Dayse Danieli Lorenzetti, Elisangela Conceição, Nathá Ventura Machado,(08/05) Adriano de Oliveira Silva, Edio da Silva, Jaci de Carvalho Guedes e Vanessa de Paula Sousa  o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

A FENEPOSPETRO e o SINFREN convocam os trabalhadores em postos de combustíveis, associados ou não, a participarem da Assembléia Geral Ordinária que será realizada no dia 5 de maio, na Casa do Trabalhador, na Rua Gaudêncio Campos, 124, Centro, Tijucas, SC, às 15h em primeira convocação e às 15:30h em segunda convocação.

Serão discutidos entre outros assuntos, a pauta de reivindicações com vistas à celebração da nova Convenção Coletiva de Trabalho. Podem participar desta assembléia os trabalhadores de Tijucas, Canelinha, Nova Trento, Major Gercino, e São João Batista. Serão realizadas também assembléias nos locais de trabalho em todas as cidades acima mencionadas.

Veja mais informações no Boletim Sinfren na coluna ao klado esquerdo do site.

 

Aos aniversariantes do mês (19/04) John Werner, Simone Aparecida Ferreira de Moraes, Claudinei José Lopes, John Werner , Márcia Almeida Cortez, Pamela Arrieche Ramos, Simone Aparecida Ferreira de Moraes, (20/04)  Esmael Clementino Dantas, Jamara dos Reis da Silveira (21/04)Washington Luis Aranha Barbosa, (22/04)Cristiane Araujo da Silva, Edmar Campos, Ronilson dos Santos de Jesus, (23/04) Douglas Silva Araujo,  Fabio Martimiano,Fernanda Melo de Moura, Renato Eugenio de Andrade (24/04)  José Antônio Andrade da Silva, (25/04)  Itamar Lindomar da Silva, Ivan Carlos Simionato, Maria da Conceição Da Silva (26/04) Augustinho Thomé, Jorge Luiz (27/04) Mirian de Fátima Costa  (28/04) Anilto Althoff, (29/04) Rafael da Silva Santos, Rosane Alves  e (30/04)  Jorge Luiz Correa Matos o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

 

Diretoria SINFREN

4ª Rodada dia 08/04/16

 Sambarilove     W/0   x       O/5   Amigos FC     

Galo Barra         4       x       4       Rede Raio     

Coqueiros         6       x       6       Estrela EFA      

 

5ª Rodada dia 15/04/16

Amigos FC        3       x       3       Coqueiros  

Estrela EFA       7         x     4       Galo Barra     

Sambarilove     W/o  x       O/5   Rede Raio      

Aos aniversariantes da semana (12/04) Gilmar Osni dos Santos, (13/04) Cidnete Maria de Sousa Arruda, Elton Ferreira da Silva, (14/04) Maribel de Fatima Emerim, Sidnei Barbosa Ferreira, (15/04)  Assis Noel Sema, Dorvina Pereira Antunes, Luciano Valdir Riedel, Maria Aparecida Paulino Kamers, Rafael Timóteo Corrêa, (16/04)  Tancredo dos Anjos Cavalcanti, (17/04) Anderson da Rosa Vasconcelos e Luciana Bastos o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

3ª Rodada dia 01/04/16

Galo Barra         W/3   x       O/0           Sambarilove     ás 20:15h 

Coqueiros         4        x       3                Rede Raio           às 21:15 h

Estrela EFA       3       x       1                 Amigos FC        às 22:15 h

Confira os novos salários de acordo com a nova CCT 2016/17. 

Aos aniversariantes da semana (01/04) Bruno Cassio Pereira Cutrim, João Pedro Natal Delgado, Marcio Souza de Jesus, (02/04) Ana Maria Mendes de Lima, Caroline Amorim Lopes, Eduardo Machado Rodrigues, (03/04) Paulo Cesar Mendes, (04/04) Daiane Elizabete Triches, (05/04)  Diego Martins dos Santos, José Sedenir Roecker, Marcelo Salemo, Rubia Marceli Klockner, (06/04) Juliano Alves da Rocha, (07/04) Fabiana Edileusa Martins da Silva, Luana Souto Honorato, (07/04) Romildo Machado, (08/04) Franciele Goncalves Noda, Eliane de Jesus Soares dos Santos, Jonathan Valdenir de Aguiar, Orlando Ariel Kohut, (10/04) Carla Bibiana Roncato, Lucas dos Santos Teixeira, Marisa da Silva, o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (26/03) Sara Mendes Castanha, (27/03) Josiane da Silveira Pedroso, (28/03) Aguinaldo Lima (30/03) Claudiane rocha da Silva e Eloi Marcos Weber o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

COMUNICADO: Foi mudado o local das próximas rodadas 3ª Copa Sinfren de Futebol Society 2016

Informamos aos times que as próximas partidas de futebol (3ª rodada dia 01/04/16; 4ª rodada dia 08/04/16 e 5ª rodada dia 15/04/16) serão realizadas no Trevo Futebol Sete, na SC 401, Ratones, próximo ao Trevo de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha. Telefones de contato: 3369-3416 ou 9900-4672.Tamb´pem mudaram os horários das rodadas, que serão ás 20;15h, às 21:15 e às 22:15  (cfe tabela abaixo). Mais informações: https://trevof7.wordpress.com/ trevo futebol sete

 3ª Rodada dia 01/04/16

Galo Barra   x  Sambarilove    às 20:15h

Coqueiros    x  Rede Raio        às 21:15 h

Estrela EFA  x  Amigos FC       às 22:15 h

 4ª Rodada dia 08/04/16

Sambarilove  x Amigos FC       às 20:15h

Galo Barra    x Rede Raio         às 21:15 h

Coqueiros    x Estrela EFA       às 22:15 h

 5ª Rodada dia 15/04/16

Amigos FC    x Coqueiros   às  20:15h

Sambarilove Rede Raio    às 21:15 h

Estrela EFA  x Galo Barra    às 22:15 h

Veja em GALERIAS os times participantes da 3ª Copa SINFREN de Futebol Society 2016.

Aos aniversariantes da semana (21/03) Claudio Jose da Silva, Nilson Carlsen, Thiago Ramos, (22/03) Marcio Braga, (23/03) Gefson João Nunes, Jose Luiz da Silva, Luis Delmo Cordova, (24/03) Thiago Fernando Vieira,(25/03) Jefferson Manoel Esteves, Juares Valmiro Pereira e (26/03) Janaina Josiany da Costa  o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Tabela dos jogos 3ª Copa Sinfren de Futebol Society 2016

1ª Rodada dia 11/03/16

Galo Barra         5       x       4       Coqueiros         

Amigos FC        3       x       6       Rede Raio         

Sambarilove     1       x       5       Estrela EFA      

 

2ª Rodada dia 18/03/16

Estrela EFA       4       x       3       Rede Raio                 

Galo Barra         3       x       2       Amigos FC        

Sambarilove     4       x       6       Coqueiros               

Autores do gols da 1ª Rodada da 3ª Copa Sinfren de Futebol Society 2016

TIMES

Autores  gols

AMIGOS FC

Agenor

3

SAMBARILOVE

Lucas

1

COQUEIROS

Donato

3

Carlos

1

GALO BARRA

Rafael

4

Renan

1

REDE RAIO

Anderson 3

Emanuel 2

Geraldo

1

ESTRELA EFA

Leomar

2

Evandro

1

Marcio

1

Washinton

1

   

 

Tabela dos jogos 3ª Copa Sinfren de Futebol Society 2016  

1ª Rodada dia 11/03/16

Galo Barra         5       x       4       Coqueiros        às 21:15h

Amigos FC        3       x       6       Rede Raio          às 22:15 h

Sambarilove     1       x       5       Estrela EFA        às 22:15 h

2ª Rodada dia 18/03/16

Estrela EFA       4       x       3       Rede Raio           às 21:45h

Galo Barra         3       x       2       Amigos FC         às 22:15 h

Sambarilove     4       x       6       Coqueiros           às 22:15 h

3ª Rodada dia 01/04/16

Galo Barra         W/3   x       O/0   Sambarilove     ás 20:15h 

Coqueiros          4       x       3       Rede Raio          às 21:15 h

Estrela EFA        3       x       1       Amigos FC        às 22:15 h

 4ª Rodada dia 08/04/16

Sambarilove               x                 Amigos FC        ás 20:15h

Galo Barra                  x                 Rede Raio          às 21:15 h

Coqueiros                   x                 Estrela EFA       às 22:15 h

 5ª Rodada dia 15/04/16

Amigos FC                 x                 Coqueiros          ás 20:15h

Sambarilove              x                Rede Raio            às 21:15 h

Estrela EFA               x                 Galo Barra          às 22:15 h

Local: Floripa Soccer, Estrada Caminho dos Açores - 2150, Santo Antonio de Lisboa/Fpolis/SC. Fones: 8450-3430/ 9695-7041(Valdecir) ou 9991-6993 (Derli). Partidas final e semi final - dia 1º/05/2016, na Festa do Frentista, na Chácara do Zezinho.

Saiba tudo sobre Contribuição Negocial prevista na Cláusula 27ª da CCT 2016/2017 do SINFREN

1) O que é a Contribuição Negocial prevista na Cláusula 27ª da CCT 2016/2017 do SINFREN?

Resposta:  A Contribuição Negocial prevista nessa cláusula é devida por todos os trabalhadores e serve para a manutenção das despesas mensais do Sindicato, tais como convênios médicos e odontológicos, atividades de lazer, campeonato de futebol, pagamento de pessoal e outras despesas para a manutenção do Sindicato.

2) Qual a importância da Contribuição Negocial para o Sindicato?

Resposta: É importante pois faz parte do Orçamento Anual do Sindicato para a sua manutenção de acordo com o que colocamos acima. Sem este dinheiro a entidade, como qualquer negócio, não sobrevive.

3) Qual o percentual que é descontado do trabalhador?

Resposta: Nesta CCT 2015/2016 foi aprovado, em assembléia geral dos trabalhadores, o percentual de 6% descontados em duas parcelas de 3%, sendo uma no mês de maio e outra no mês de novembro de 2015.

4) Posso me opor a contribuir para o Sindicato?

Resposta: Fica assegurado aos empregados o direito de oposição à referida contribuição, o qual deverá ser apresentado individualmente pelo empregado, diretamente ao sindicato profissional, em sua sede, até 30 dias após as assembléias realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro de 2015,  e de acordo com a Ata de Audiência realizada na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, sem efeito retroativo, em requerimento manuscrito, com identificação e assinatura do oponente. Em se tratando de empregado analfabeto, ele poderá opor-se pessoalmente na sede do sindicato, através de termo redigido por outrem, no qual deverá constar sua firma atestada por duas testemunhas devidamente identificadas.

5) O que o trabalhador que não quer o desconto da Contribuição Negocial,   QUALQUER QUE SEJA O SINDICATO A QUE PERTENCE, está fazendo?

Resposta:  Não está reconhecendo e nem concordando com as conquistas em Convenção Coletiva de Trabalho de seu sindicato de classe; Não está reconhecendo o sindicato como seu único representante; Só está pensando nele, esquecendo que tem toda uma categoria envolvida e que, sem o sindicato, sua estrutura, seus empregados, ou seja, toda a categoria estaria sem representatividade. Por fim está contribuindo com o enfraquecimento de sua entidade. Lembre-se: a empresa tem seu sindicato representativo e não abre mão dele e nenhum dos patrões deixa de contribuir com seu sindicato!!!

Aos aniversariantes da semana (14/03) Leonel dos Anjos Bossato , Luiz Carlos Barbosa, (15/03) Ana Claudia Teixeira de Oliveira Theodoro, Antonio Acksenen, Helena Pereira Damásio, Luciana Aparecida Eger, (16/03) Ângela Fonseca Santana, Luiz Carlos Pacifico, Moizés Manoel dos Santos, Patrícia Tramontini, (18/03) Anderson Oliveira Granima, Edval Nascimento Bispo, (19/03) Jefferson Jair Pereira, Magaiver Adenilson da Costa, (20/03) Izabel Cristina Ferreira Ramos e Paulo Eduardo de Oliveira Terra o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Trabalhadoras de postos de combustíveis da Grande Fpolis foram homenageadas no Dia Internacional da Mulher. Diretores e funcionárias do SINFREN distribuiram durante o dia inteiro (8 de Março) rosas para as mulheres. "Foi um sigela homenagem, mas representa um grande reconhecimento do valor destas guerreiras no mercado de trabalho", disse o presidente do SINFREN, Derli Muzzo (foto).

Assiste um vídeo com dicas de um profissional de saúde que fala de como se protejer no local de trabalho. Vá em GALERIAS: vídeos e acesse no You Tube.

ANIVERSARIANTES MARÇO 2016
Aos aniversariantes da semana (01/03) Adriana Cristina de Souza, Ismael da Silva Barros, Lurran Nascimento de Souza, Sergio Murilo Penedo, (02/03) Adriano Costa, Filipe Dias da Conceição, Janaildo de Oliveira, (03/03) Fernando Luis da Silva, Hernani Marcos da Silva, Julio Rocha dos Santos Neto, Paulo Cesar Daltora, (06/03) Keti Conceição da Silva, Marcelo Malagoli da Silveira, (07/03) Rogeane Santana Rodrigues Aguiar, (09/03) Ana Caroliny de Souza, Ana Paula Teixeira de Jesus, (10/03) Carlos Roberto Rodrigues, (11/03) Ederson Costa, (12/03) Jairo Fernandes da Cruz, (13/03) Kelen Cristina Davila e Rosilei Aparecida Passoni Canônica o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.
Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (08/02) Maria Rizalia da Silva,(09/02), Dieimes da Silva Machado, Elton Jose da Silva, Luciano Vidal dos Santos, Sirleia Bernardo , (10/02, Edmar Junqueiro Ramos, Felippe Silva, Jadson da Silva, Volnei Roberto Koenig,    (11/02), Daniel Nunes Pereira, Uarla Pereira dos Santos,  (12/02) Kenia Karolina de Souto, (14/02) Lucas Coelho, Paulo Eduardo da Silva e Valdirene Santana de Souza, o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (01/02) Vanderlei Jose Mendes,(02/02) Ivan Carlos Cardoso, João Bento dos Santos, (03/02) Alexsandro Barbosa Ferreira, Jackson Moraes, Loiva Kempf, (04/02) Carlos Alberto Correa, (05/02) Alexandre Amorim, Antonio Sancler dos Prazeres, Daniel Quaresma Nogueira, (06/02) Elisiane Berwangel, Karine Rocha Fernandes de Souza, LUIS CARLOS DE OLIVEIRA, Luiz Carlos de Souza, Paulo Roberto Melo Tavares, (07/02) Claudemir Barbosa Teodoro, Claudia Rhoden, Dulsiléia Batista e  Rosana Aparecida H de Souza o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

O SINFREN convida todos os associados para participar da Copa SINFREN de Futebol Society 2016, com início marcado para 03 de março de 2016.

Orientações

As equipes poderão solicitar a ficha de inscrição pelos telefones 9991-6993 (com Derli), 9101-5066 (Maurício), 3028-4039 (Sinfren) ou pelo site www.sinfren.org.br

•Solicite a presença de um diretor para entregar a ficha do seu time ou leve até a sede do Sindicato;

Condições para participar

• Poderão participar gratuitamente todos os sócios do SINFREN que trabalham em postos de combustíveis da Grande Fpolis/SC;

•Os não sócios do Sindicato poderão participar desde que entreguem no ato da inscrição a ficha de filiação ao SINFREN;

•Os times poderão usar nomes de patrocinadores nos uniformes;

•Cada equipe deverá indicar o nome de um responsável na ficha de inscrição, com telefone e/ou e-mail.

•Todas as demais regras da Copa SINFREN de Futebol Society 2016 serão definidas em reunião com os responsáveis das equipes, no dia 1º de março/2016, às 19h30min., na sede do SINFREN, na Rua Felipe Schmidt, 303, Ed. Dias Velho, 11º andar, sala 1101, centro/Fpolis.

Prazo de inscrição e reunião

•Até o dia 1º/março/2016, às 19h30min., quando haverá a reunião dos responsáveis pelos times, na sede do SINFREN.

Aos aniversariantes da semana (27/01) Aroldo Conceição dos Santos,  (28/01) Maqueli Garcias de Almeida, (29/01) Sulemir Goreti da Silva Fonseca, (30/01) Edemar Edilson Coelho Konradt, Valmir Caetano e (31/01) Wagner Piazera Gonçalves  o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (18/01) Ronaldo Gonçalves Dias, Sangela Grasiele Brito de Santana (19/01)  Ronildo Pereira de Lima, Thomaz Francisco Elesbon Petali Neto (20/01) Dario Valter Sizino, Jucelio João Sizino  (21/01) Altair Borsatto, Célia Regina Santos da Silva, Fabio Augusto Amarins (22/01), Leandro Vieira Mafra (23/01) Ingrid Michelli dos Santos e Roberta Franciele Moraes da Costa Ávila o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (11/01) Albari Pierog, (12/01) Marcelino da Luz ,Patrik Ferreira dos Santos, Shirlei Aparecida Peixoto Reis , (13/01) Aleomar Sales, Ivanilton Rodrigues Dos Santos, James Andre Geitens, Natalia Nunes, (14/01) Valdeci Ventura,  (15/01) Ademir de Souza, Clair de Souza Bueno, Francine Xavier, Mauricio Honorato,Vanessa Hasse Marega, (16/01) Evandro Gilberto de Siqueira  e (17/01) Angelo do Amaral Brasil, Carlos Antunes de Souza, Geraldo Rodrigues, José Carlos Piloneto e Nilzete Nilza da Silva o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Aos aniversariantes da semana (01/01) Elizabete Teresinha Guarda, Mariana da Silva, (02/01) Douglas Airton da Silva, Roberto Guilherme Costa, Sergio Murilo Martins, (03/01) Adriano Araujo, André Edson Gouveia, Andreia Alves de Candido, Gilberto Galvão da Silva, (04/01)  Edmilson Robson de Souza, Nivaldo Abilio de Assuncao , (05/01) Fabiana Domingos, Grazielle Pierri da Silva Martins, (06/01) Geisibel Rodrigues, Suzana Reis de Aquino, (09/01) Ariana Leite, Isaias D' Aquino e (10/01) Everton Luiz Dutra o nosso carinhoso abraço neste dia tão especial.

Diretoria SINFREN

Comunicamos que não haverá expediente do dia 18 de dezembro/2015 até o dia 03 de janeiro/2016.

Desejamos a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de muita paz, alegria, solidariedade e amor.

Diretoria e funcionárias do SINFREN

Para conferir as conquistas desta diretoria nos dois anos de mandato, basta acessar acima e ver o Boletim SINFREN Extra. 

CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL

1) O que é a Contribuição Negocial prevista na Cláusula 31 da CCT 2015/2016 do SINFREN?

Resposta:  A Contribuição Negocial prevista nessa cláusula é devida por todos os trabalhadores e serve para a manutenção das despesas mensais do Sindicato, tais como convênios médicos e odontológicos, atividades de lazer, campeonato de futebol, pagamento de pessoal e outras despesas para a manutenção do Sindicato.

2) Qual a importância da Contribuição Negocial para o Sindicato?

Resposta: É importante pois faz parte do Orçamento Anual do Sindicato para a sua manutenção de acordo com o que colocamos acima. Sem este dinheiro a entidade, como qualquer negócio, não sobrevive.

3) Qual o percentual que é descontado do trabalhador?

Resposta: Nesta CCT 2015/2016 foi aprovado, em assembléia geral dos trabalhadores, o percentual de 6% descontados em duas parcelas de 3%, sendo uma no mês de maio e outra no mês de novembro de 2015.

4) Posso me opor a contribuir para o Sindicato?

Resposta: Fica assegurado aos empregados o direito de oposição à referida contribuição, o qual deverá ser apresentado individualmente pelo empregado, diretamente ao sindicato profissional, em sua sede, até 30 dias após as assembléias realizadas nos dias 10,11 e 12 de dezembro de 2014,  e de acordo com a Ata de Audiência realizada na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, sem efeito retroativo, em requerimento manuscrito, com identificação e assinatura do oponente. Em se tratando de empregado analfabeto, ele poderá opor-se pessoalmente na sede do sindicato, através de termo redigido por outrem, no qual deverá constar sua firma atestada por duas testemunhas devidamente identificadas.

5) O que o trabalhador que não quer o desconto da Contribuição Negocial,   QUALQUER QUE SEJA O SINDICATO A QUE PERTENCE, está fazendo?

Resposta:  Não está reconhecendo e nem concordando com as conquistas em Convenção Coletiva de Trabalho de seu sindicato de classe; Não está reconhecendo o sindicato como seu único representante; Só está pensando nele, esquecendo que tem toda uma categoria envolvida e que, sem o sindicato, sua estrutura, seus empregados, ou seja, toda a categoria estaria sem representatividade. Por fim está contribuindo com o enfraquecimento de sua entidade. Lembre-se: a empresa tem seu sindicato representativo e não abre mão dele e nenhum dos patrões deixa de contribuir com seu sindicato!!!

O SINFREN lamenta muito o ocorrido e expressa sua solidariedade a família do frentista neste momento de tanta dor. Segurança no local de trabalho sempre foi uma das principais bandeiras de luta do sindicato e dos trabalhadores em postos de combustíveis. Nossos pêsames a família de Alex Sales Dias.

Diretoria do SINFREN

Duas pessoas são atingidas por balas perdidas em Florianópolis e São José

Na Capital, um frentista morreu enquanto trabalhava. O atirador não foi ide identificado até o momento

Dois homens foram atingidos por balas perdidas neste fim de semana em Florianópolis e São José. Num posto de gasolina, entre as duas cidades, na comunidade Chico Mendes, na Capital, o frentista Alex Sales Dias, foi alvejado enquanto trabalhava.

O crime correu por volta das 6h de sábado (dia 10/10). Por causa da guerra entre traficantes, a Polícia Militar destaca diariamente, três viaturas para a comunidade, mas o suspeito não foi capturado.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na 3ª DP de Capoeiras, o atirador teria parado a moto e feito vários disparos para o interior da Chico Mendes. Depois se virou para o posto de combustível  e fez mais disparos.

Clientes e funcionários deitaram-se no chão para se proteger. Uma bala atingiu a cabeça de Dias. Ele foi levado para o Hospital Regional de São José, mas não resistiu.

Vídeo mostra o momento. Nas imagens da câmera de segurança do posto, momentos antes do tiroteio.

Veja mais em : http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/287300-duas-pessoas-sao-atingidas-por-balas-perdidas-em-florianopolis-e-sao-jose.html.

Fonte: Noticias do Dia (13/10/15)

 

Congresso instala comissão para debater a importância dos sindicatos

Você sabe para que serve o sindicato? Se você respondeu não me interessa ou não serve para nada, acabou admitindo que a sua profissão não existe. Afinal, querendo você ou não, cabe ao sindicato representá-lo junto aos patrões. Essa prerrogativa consta no artigo 513 da Consolidação das Leis Trabalhistas. E para fortalecer o trabalho realizado pelas entidades sindicais em todo país, será instalada hoje(1º/10/15) , às 10h, em Brasília, a Comissão Especial de Financiamento da Atividade Sindical.

Representantes de categoria dos Frentistas  participam da solenidade, com Eusébio Pinto Neto, presidente do Sinpospetro de Rio de Janeiro, representando a Federação Nacional dos Frentistas( FENEPOSPETRO). Presentes também, Luiz Arraes, presidente da Federação Estadual dos Frentistas e Hélio Araújo, presidente do Sinpospetro de Goiânia-GO.

 A Comissão tem por objetivo debater a importância do movimento sindical e as formas de custeio  para manter o trabalho das entidades. Apesar dos trabalhadores aprovarem em assembléias o desconto da contribuição assistencial, os sindicatos têm sofrido, nos últimos anos, com a interferência do Ministério Público do Trabalho(MPT), que recorrentemente entra na justiça para acabar com o repasse do pagamento.

E quem ganha com o enfraquecimento do sindicato? O trabalhador? Claro que não. Existe uma classe de empresários, exploradores, que torcem para que toda a estrutura se desmorone. Assim fica mais fácil manipular e escravizar a mão de obra. Afinal, sindicato fraco é trabalhador sem voz.

A Comissão terá pela frente a missão de aparar as arestas e afinar os discursos entre o MPT e as entidades de classes. A idéia é ouvir os dois lados e apurar os fatos.

O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, diz que os sindicatos passaram a ser referência na luta pelos direitos, e qualquer retrocesso, neste momento, representará grandes perdas para os trabalhadores. Ele considera que a luta do movimento sindical vai além da conquista por melhores salários.

“Temos que pensar a sociedade como um todo e lutar também por melhores condições de saúde, educação, moradia e saneamento básico para os trabalhadores. Só com o fortalecimento das entidades sindicais conseguiremos barrar no Congresso projetos nefastos que ameaçam mutilar o trabalhador brasileiro”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ

 

1) O que é a Contribuição Negocial prevista na Cláusula 31 da CCT 2015/2016 do SINFREN?

Resposta:  A Contribuição Negocial prevista nessa cláusula é devida por todos os trabalhadores e serve para a manutenção das despesas mensais do Sindicato, tais como convênios médicos e odontológicos, atividades de lazer, campeonato de futebol, pagamento de pessoal e outras despesas para a manutenção do Sindicato.

2) Qual a importância da Contribuição Negocial para o Sindicato?

Resposta: É importante pois faz parte do Orçamento Anual do Sindicato para a sua manutenção de acordo com o que colocamos acima. Sem este dinheiro a entidade, como qualquer negócio, não sobrevive.

3) Qual o percentual que é descontado do trabalhador?

Resposta: Nesta CCT 2015/2016 foi aprovado, em assembléia geral dos trabalhadores, o percentual de 6% descontados em duas parcelas de 3%, sendo uma no mês de maio e outra no mês de novembro de 2015.

4) Posso me opor a contribuir para o Sindicato?

Resposta: Fica assegurado aos empregados o direito de oposição à referida contribuição, o qual deverá ser apresentado individualmente pelo empregado, diretamente ao sindicato profissional, em sua sede, até 30 dias após as assembléias realizadas nos dias 10,11 e 12 de dezembro de 2014,  e de acordo com a Ata de Audiência realizada na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, sem efeito retroativo, em requerimento manuscrito, com identificação e assinatura do oponente. Em se tratando de empregado analfabeto, ele poderá opor-se pessoalmente na sede do sindicato, através de termo redigido por outrem, no qual deverá constar sua firma atestada por duas testemunhas devidamente identificadas.

5) O que o trabalhador que não quer o desconto da Contribuição Negocial,   QUALQUER QUE SEJA O SINDICATO A QUE PERTENCE, está fazendo?

Resposta:  Não está reconhecendo e nem concordando com as conquistas em Convenção Coletiva de Trabalho de seu sindicato de classe; Não está reconhecendo o sindicato como seu único representante; Só está pensando nele, esquecendo que tem toda uma categoria envolvida e que, sem o sindicato, sua estrutura, seus empregados, ou seja, toda a categoria estaria sem representatividade. Por fim está contribuindo com o enfraquecimento de sua entidade.

Lembre-se: a empresa tem seu sindicato representativo e não abre mão dele e nenhum dos patrões deixa de contribuir com seu sindicato!!!

Sindicatos da Região Sul realizam encontro para planejar luta unificada dos trabalhadores em postos de combustíveis 

Participaram 10 sindicatos do PR/SC e RS  

Com o tema "planejar para lutar" foi realizada, nos dias 13 e 14 de agosto/21015,em Lages/SC, a 1ª Plenária de Planejamento dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Região Sul do Brasil, com a participação de 25 representantes de entidades sindicais do Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O principal objetivo do encontro foi discutir e planejar ações conjuntas para os trabalhadores dos três estados. Dentre estas ações desataca-se a unificação da data base e do piso salarial e saúde do trabalhador.A próxima reunião da comissão de representantes dos trabalhadores está agendada para o dia 18 de setembro/2015, em Florianópolis.   

Fabiola de Souza - jornalista SINFREN

Para conhecer na íntegra a nova CCT acesse no lado esquerdo do site "Convenções Coletivas" e clique em Convenção Coletiva de Trabalho SINFREN X SINDÓPOLIS 2015.2016.

 

Trabalhadores aprovaram em assembléia a última proposta apresentada pelos patrões

No dia 12 de março, às 9h, 15h e 19 horas foram realizadas três assembleias, na sede do SINFREN, para avaliar, discutir e decidir sobre a última proposta apresentada pelos patrões, na mesa de negociação. Após discutir e avaliar a categoria decidiu aceitar a proposta de reajuste salarial de 9%, percentual este acima da inflação do período. Consta ainda da nova CCT 2015/16 (Convenção Coletiva de Trabalho) outros benefícios, conforme abaixo.

·        Piso do Frentista - reajuste de 9% = R$ 994,00+ 30% de periculosidade = R$ 1.292,20;

·        Para as demais funções - 8% de reajuste;

·        Auxilio Alimentação teve 32,3% de reajuste passando para R$ 82,00;

·        Em breve, após assinatura e registro na SRTE/SC, divulgaremos na íntegra a nova Convenção Coletiva de Trabalho 2015/16.

Convênio cancelado/Carteira Motorista

Por não estar de acordo com as condições apresentadas pela Auto  Escola Objetivo, referente a Carteira de Motorista, o SINFREN cancelou este convênio. Portanto, os associados  não mais tem descontos nesta empresa, conforme havia sido divulgado em nossa Cartilha de Convênios.

Salário Mínimo Regional de SC tem índices de reajuste conforme as quatro faixas:

1° - R$ 908,00, reajuste de 8,74%
2° - R$ 943,00, reajuste de 8,76%
3° - R$ 994,00, reajuste de 8,99%
4° - R$ 1.042,00, reajuste de 8,88%

O reajuste do Piso é retroativo a 1º de janeiro de 2015. A variação do INPC/inflação nos últimos 12 meses foi de 6,23%.

 

Convênio cancelado/Carteira Motorista

Por não estar de acordo com as condições propostas pela Auto Escola Objetivo, referente a Carteira de Motorista, o SINFREN decidiu cancelar este convênio. Portanto, os associados não mais tem descontos nesta empresa, conforme foi divulgado em nossa Cartilha de Convênios.

Veja na galeria de fotos, link á esquerda do site, fotos de todos os momentos da Festa do Dia Estadual dos Frentistas 2015.

Unanimidade: A festa dos Frentistas foi demais! A Festa dos Frentistas, realizada no dia 11 de janeiro, na Chácara do Zezinho, para comemorar o Dia Estadual dos Frentistas, mais uma vez superou todas as expectativas da categoria e da equipe organizadora do SINFFEN (Diretoria e funcionárias). Além da tradicional costela de chão, o evento contou com diversas atividades de lazer e cultura. Tanto os adultos como a garotada divertiram-se muito com os brinquedos infantis, passeio a cavalo, apresentação teatral da Dona Bilica, mágicas e brincadeiras do Palhaço Xito, distribuição de material escolar e final da 2ª Copa Sinfren de Futebol Society. Após o almoço o baile foi animado por Andrei Machado e banda. Resultado da 2ª Copa Sinfren de Futebol Society 1º Lugar - Sambarilove (Posto Raio de Sol) 2º Lugar - 5 Estrelas (Posto 5 Estrelas) 3º Lugar - Posto Galo 4º Lugar - Posto Camarão Artilheiro = Ismael Sizino (Posto Camarão) Goleiro menos vazado = Marcelo Miranda (Posto Raio de Sol) Galeria de fotos no Facebook do SINFREN Acesse também o facebook "Majo Sports\Fut7 SC" e veja mais fotos das partidas finais da 2ª Copa SINFFEN de Futebol Society, realizadas na Festa dos Frentistas 2015. Na foto, o time Sambarilove/Posto Raio de Sol que ficou em 1º Lugar.
Dia da beleza Fique mais bonita no salão de beleza de Jack JoLee (foto) , que será montado no local da festa. Tranças, ,maquiagem, penteados, cortes masculinos e muito mais!
No dia 11 de janeiro, domingo, a partir das 9 h, na Chácara do Zézinho, na Rua Francelina Domingos de Jesus, 109, no Roçado/SJ (fundos da Igreja Católica) será realizada a Festa dos Frentistas comemorativa ao Dia Estadual do Frentista. Todos associados e seus dependentes estão convidados a participar deste grande evento com Além da costela de chão e muitas outras atrações, como a de Andrei Machado e Banda, Dona Bilica e o Palhaço Xito. Reserve já a sua pulseirinha/convite e divirta-se no domingo com sua família. Na foto, Andrei Machado e Banda que animará o baile depois do almoço. Contamos com a sua presença! Diretoria do SINFREN
No dia 11 de janeiro, a partir das 9h, na Chácara do Zézinho, em São José, será realizada a Festa do Frentistas com a participação dos associados do SINFREN e suas famílias. Além das partidas finais da 2ª COPA SINFREN de FUTEBOL SOCIETY, haverá várias atrações para a garotada, como brinquedos infantis e a presença do palhaço XITO. Para os adultos, Dona Bilica promete muitas risadas. Venha garantir a sua pulseirinha/convite!

Confira os resultados parciais 2ª Copa Sinfren de Futebol (até dia 15.12.14) 

Os jogos finais, resultados e a premiação serão realizados durante a Festa dos Frentistas, dia 11 de janeiro de 2015. Participe e prestigie!

TIMES Pontos JOGOS VENC EMP DER GP GC SG  
5 ESTRELAS 12 5 4 0 1 22 12 10  
SAMBARILOVE 12 5 4 0 1 16 7 9  
GALO 10 5 3 1 1 16 14 2  
CAMARÃO 7 5 2 1 2 17 12 5  
RAIO 3 5 1 0 4 15 25 -10  
VITÓRIA 0 5 0 0 5 9 25 -16  

 

RESULTADO PARCIAL DAS RODADAS          
                                                                   03/11/2014        
GALO 3 X6   5 ESTRELAS  
CAMARÃO 7 X2   RAIO    
                                                                   10/11/2014        
SAMBARILOVE 6 X2   VITÓRIA    
5 ESTRELAS 6 X4   CAMARÃO  
                                                                   17/11/2014        
RAIO 1 X4   SAMBARILOVE  
GALO 1 X1   CAMARÃO  
                                                                   24/11/2014        
CAMARÃO 1 X2   SAMBARILOVE  
5 ESTRELAS 6 X1   RAIO    
                                                                   01/12/2014        
RAIO 8 X2   VITÓRIA    
5 ESTRELAS 1 X3   SAMBARILOVE  
                                                                   08/12/2014        
GALO 6 X3   RAIO    
CAMARÃO 4 X3   VITÓRIA    
                                                                   15/12/2014        
GALO 4 X3   VITÓRIA    
GALO 2 X1   SAMBARILOVE  
5 ESTRELAS 3 X1   VITÓRIA    
             
             

SEMI FINAIS- dia 11.01.2015 durante a Festa do Frentista

 

           
5 ESTRELAS   X   CAMARÃO  
SAMBARILOVE   X   GALO    
             
  ARTILHEIROS                
                   
TIME JOGADOR 1ª Rod 2ª Rod 3ª Rod 4ª Rod 5ª Rod 6ª Rod 7ª Rod Saldo Gols
CAMARÃO Ismael Sizino 5 3 1     2   11
GALO Rafael Santo 3         1 3 7
5 ESTRELAS Cristiano Padilha 1 3   2       6
RAIO Maik D. Silva     1 1 3 1   6
CAMARÃO Rodrigo Ristow 2 1   1   2   6
SAMBARILOVE Rafel Cardoso   2 2 1     1 6
GALO André Lemos           4 2 6
5 ESTRELAS Evandro Padilha 2 1   1 1     5
SAMBARILOVE Victor Gondran   1 1   2     4
5 ESTRELAS Anderson Antunes 1 1   1       3
5 ESTRELAS João M. Neto   1   2       3
SAMBARILOVE Vilmar Passos   2     1     3
RAIO Maurício Honorato         3     3
VITÓRIA João Marcelo Santana   1     1   1 3
5 ESTRELAS Elvis Everton padilha 2             2
RAIO Julio Cesar Araujo 1       1     2
RAIO Thiago Ramos 1         1   2
VITÓRIA Fabio Panho   1       1   2
VITÓRIA Ronaldo G. Dias             2 2
VITÓRIA Luciano Cordeiro           2   2
GALO Fábio Prestes             1 1
GALO Fabricio O. Santos     1         1
SAMBARILOVE Edulin Santos   1           1
SAMBARILOVE Rafel Domingues     1         1
SAMBARILOVE Adriano Araujo       1       1
RAIO João B. Texeira           1   1
GALO Varley Santos           1   1
RAIO Elton J. Silva         +1-1 *     0
                   
* Um Gol Pró e Um Gol Contra                
                   

 

  ARTILHEIROS
   
TIME JOGADOR 1ª Rod 2ª Rod 3ª Rod 4ª Rod 5ª Rod 6ª Rod Saldo Gols
CAMARÃO Ismael Sizino 5 3 1     2 11
5 ESTRELAS Cristiano Padilha 1 3   2     6
RAIO Maik D. Silva     1 1 3 1 6
CAMARÃO Rodrigo Ristow 2 1   1   2 6
SAMBARILOVE Rafel Cardoso   2 2 1     5
5 ESTRELAS Evandro Padilha 2 1   1 1   5
SAMBARILOVE Victor Gondran   1 1   2   4
GALO Rafael Santo 3         1 4
GALO André Lemos           4 4
5 ESTRELAS Anderson Antunes 1 1   1     3
5 ESTRELAS João M. Neto   1   2     3
SAMBARILOVE Vilmar Passos   2     1   3
RAIO Maurício Honorato         3   3
5 ESTRELAS Elvis Everton padilha 2           2
RAIO Julio Cesar Araujo 1       1   2
VITÓRIA João Marcelo Santana   1     1   2
RAIO Thiago Ramos 1         1 2
VITÓRIA Fabio Panho   1       1 2
VITÓRIA Luciano Cordeiro           2 2
GALO Fabricio O. Santos     1       1
SAMBARILOVE Edulin Santos   1         1
SAMBARILOVE Rafel Domingues     1       1
SAMBARILOVE Adriano Araujo       1     1
RAIO João B. Texeira           1 1
GALO Varley Santos           1 1
RAIO Elton J. Silva         +1-1 *   0
                 
* Um Gol Pró e Um Gol Contra              
                 

 

RESULTADO PARCIAL DAS RODADAS        
                                                                   03/11/2014      
GALO 3 X6   5 ESTRELAS
CAMARÃO 7 X2   RAIO  
                                                                   10/11/2014      
SAMBARILOVE 6 X2   VITÓRIA  
5 ESTRELAS 6 X4   CAMARÃO
                                                                   17/11/2014      
RAIO 1 X4   SAMBARILOVE
GALO 1 X1   CAMARÃO
                                                                   24/11/2014      
CAMARÃO 1 X2   SAMBARILOVE
5 ESTRELAS 6 X1   RAIO  
                                                                   01/12/2014      
RAIO 8 X2   VITÓRIA  
5 ESTRELAS 1 X3   SAMBARILOVE
                                                                   08/12/2014      
GALO 6 X3   RAIO  
CAMARÃO 4 X3   VITÓRIA  
           


CLASSIFICAÇÃO PARCIAL DOS TIMES

TIMES Pontos JOGOS VENC EMP DER GP GC SG
SAMBARILOVE 12 4 4 0 0 15 5 10
5 ESTRELAS 9 4 3 0 1 19 11 9
CAMARÃO 7 5 2 1 2 17 12 5
GALO 4 3 1 1 1 10 10 0
RAIO 3 5 1 0 4 15 25 -10
VITÓRIA 0 3 0 0 3 5 18 -13

 

Tabela dos jogos 2ª Copa Sinfren de Futebol Soiciety 2014

 

 

1ª Rodada dia 03/11/14

 

 

GALO

X

5 ESTRELAS

20 hs

CAMARÃO

X

RAIO

21 hs

 

 

 

 

 

2ª Rodada dia 10/11/14

 

 

SAMBARILOVE

X

VITÓRIA

20 hs

5 ESTRELAS

X

CAMARÃO

21 hs

 

 

 

 

 

3ª Rodada dia 17/11/14

 

 

RAIO

X

SAMBARILOVE

20 hs

GALO

X

CAMARÃO

21 hs

 

 

 

 

 

4ª Rodada dia 24/11/14

 

 

CAMARÃO

X

SAMBARILOVE

20 hs

5 ESTRELAS

X

RAIO

21 hs

 

 

 

 

 

5ª Rodada dia 01/12/14

 

 

RAIO

X

VITÓRIA

20 hs

5 ESTRELAS

X

SAMBARILOVE

21 hs

 

 

 

 

 

6ª Rodada dia 08/12/14

 

 

GALO

X

RAIO

20 hs

CAMARÃO

X

VITÓRIA

21 hs

 

 

 

 

 

7ª Rodada dia 15/12/14

 

 

 

 

 

 

GALO

X

VITÓRIA

19 hs

GALO

X

SAMBARILOVE

20 hs

5 ESTRELAS

X

VITÓRIA

21 hs

 

 

 

 

Semi final e final - dia 11/01/2015, na Festa do Frentista.

 

Local dos jogos : Floripa Soccer, Estrada Caminho dos Açores - 2150, Santo Antonio de Lisboa/Fpolis/SC .

Fones: 4009-3022/98232124/8436-7577(Jorge) ou 9991-6993 (Derli)

Segunda feira, dia 03/11, ás 20h, inicia a Copa Sinfren de Futebol Society.

Anote o endereço dos jogos: Floripa Soccer, na Estrada Caminhos dos Açores, 2150, Santo Antonio de Lisboa/Fpolis.

Como chegar lá? Ao chegar na praça central de Sto Antônio de Lisboa, virar a esquerda, passar em frente a Igreja e depois seguir em frente até a quadra, do lado esquerdo da rua.

Mais informações: 4009-3022 ou 9823-2124/8436-7577 com Jorge.

NOVO HORÁRIO PARA HOMOLOGAÇÕES

Segundas e quartas feiras á  tarde, das 13h ás 16:30h e terças e quintas feiras, das 9:15h  ás 11:30h.

Governo lista Benzeno como agente altamente cancerígeno

Publicada em 09/10/14

Que o benzeno contido na gasolina é prejudicial à saúde e pode provocar câncer, os trabalhadores de postos de combustíveis já sabem, mas uma portaria do governo divulgada nesta quarta-feira(8) aumenta o alerta sobre o elemento químico. Os Ministérios do Trabalho e Emprego, Saúde e Previdência Social elaboraram uma Lista Nacional dos Agentes Cancerígenos para Humanos, onde o benzeno figura no Grupo Um, o mais perigoso. O estudo tem por objetivo elaborar políticas públicas, principalmente na área de saúde do trabalhador.

A Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos foi dividida em três grupos: carcinogênicos para humanos(1), provavelmente carcinogênicos para humanos(2) e possivelmente carcinogênicos para humanos(3). Os produtos com maior risco de provocar câncer em humanos foram colocados no grupo um. A lista foi organizada levando em conta estudos científicos existentes e a classificação de agentes cancerígenos da Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde.

Dentro do primeiro grupo, encontram-se agentes como o benzeno, que é uma substância química presente na gasolina. O simples fato de trabalhar no posto de combustível já implica numa exposição ao produto tóxico. O benzeno contamina o trabalhador pelo contato direto ou pelo ar. O contato com o produto pode ocasionar irritação nos olhos, vômitos, náuseas, alteração e diminuição das células do sangue, aborto e má formação de fetos, diminuição do sistema de defesa do corpo e depressão. Ele é associado principalmente a leucemia.

Com essa lista elaborada pelos Ministérios do Trabalho, Saúde e Previdência, o governo pretende colocar em prática a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, sancionada em 2011. O programa é dividido em tarefas de curto, médio e longo prazos e está de acordo com a convenção da Organização Internacional do Trabalho.

Para elaborar a lista, que será atualizada semestralmente, os ministérios tomaram por base a elevada incidência de câncer no Brasil.

Estefania de Castro-Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ

O SEU VOTO É MUITO IMPORTANTE. É COM ELE QUE VOCE MUDARÁ O QUE ESTÁ ERRADO!

Dia 05 de outubro, domingo, serão realizadas eleições para escolher o próximo PRESIDENTE do Brasil, o GOVERNADOR  do seu estado, SENADOR,  DEPUTADO FEDERAL  e DEPUTADO ESTADUAL. São cinco importantes votos que deles dependerão os rumos da política do nosso país para os próximos quatro anos e conseqüentemente para as nossas vidas. Não despreze o seu voto, pois ele é tão importante quanto o de qualquer outro cidadão.

VOTE  CONSCIENTE. NÃO TROQUE E NEM VENDA O SEU VOTO.

Se vc estiver trabalhando, saiba como votar no dia 5 de outubro

Se você estiver trabalhando, como fazer para votar?

No dia 05 de outubro, domingo,  dia das eleições, o trabalhador  deverá ser dispensado para votar caso seu horário de trabalho coincida com o período da votação, ou seja, das 8h ás 17h. Após votar o trabalhador deverá retornar ao trabalho para cumprir o restante da jornada.

Se o horário de trabalho ocorrer num só período (manhã ou tarde), o trabalhador não terá direito a dispensa porque ele poderá votar no período que não esteja trabalhando.

Lembramos ainda que neste dia o trabalhador deverá receber 100% das horas trabalhadas por se tratar de um feriado.

Dúvidas, ligue para o SINFREN 3028-4039.

Diretoria do SINFREN

O SEU VOTO É MUITO IMPORTANTE. É COM ELE QUE VOCE MUDARÁ O QUE ESTÁ ERRADO!

Dia 05 de outubro, domingo, serão realizadas eleições para escolher o próximo PRESIDENTE do Brasil, o GOVERNADOR  do seu estado, SENADOR,  DEPUTADO FEDERAL  e DEPUTADO ESTADUAL. São cinco importantes votos, que deles dependerão os rumos da política do nosso país para os próximos quatro anos e, conseqüentemente para as nossas vidas. Não despreze o seu voto, pois ele é tão importante quanto o de qualquer outro cidadão. Somos responsáveis pelo nosso voto. VOTE  CONSCIENTE. NÃO TROQUE E NEM VENDA O SEU VOTO.

Se vc estiver trabalhando, saiba como votar no dia 5 de outubro

No dia 5 de outubro, dia das eleições, o trabalhador  deverá ser dispensado para votar caso seu horário de trabalho coincida com o período da votação, ou seja, das 8h ás 17h. Após votar o trabalhador deverá retornar ao trabalho para cumprir o restante da jornada.

Se o horário de trabalho ocorrer num só período (manhã ou tarde), o trabalhador não terá direito a dispensa porque ele poderá votar no período que não esteja trabalhando.

Lembramos ainda que neste dia o trabalhador deverá receber 100% das horas trabalhadas por se tratar de um feriado.

Dúvidas, ligue para o SINFREN 3028-4039.

Diretoria do SINFREN

 

 

 

Veja como votar no dia 5 de outubro

No dia 5 de outubro, dia das eleições, o trabalhador  deverá ser dispensado para votar caso seu horário de trabalho coincida com o período da votação, ou seja, das 8h ás 17h. Após votar o trabalhador deverá retornar ao trabalho para cumprir o restante da jornada.

Se o horário de trabalho ocorrer num só período (manhã ou tarde), o trabalhador não terá direito a dispensa porque ele poderá votar no período que não esteja trabalhando.

Lembramos ainda que neste dia o trabalhador deverá receber 100% das horas trabalhadas por se tratar de um feriado.

Dúvidas, ligue para o SINFREN 3028-4039.

Diretoria do SINFREN

 Copa SINFREN de Futebol Society 2014 - Monte sua equipe e faça agora a sua inscrição!

O SINFREN convida todos os associados para participar da  Copa SINFREN de Futebol Society 2014, com início marcado para 1º de outubro de 2014.

Premiação em dinheiro

 O primeiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.500,00; O segundo lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.000,00 e o terceiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 500,00.

Orientações

As equipes poderão solicitar a ficha de inscrição pelos telefones 9991-6993 (com Derli) ou na Secretaria do Sinfren (3028-4039) ou pelo site www.sinfren.org.br

•Solicite a presença de um diretor para entregar a ficha do seu time ou leve até a sede do Sindicato;

Novidades

•Os jogos irão acontecer em três locais distintos (Sul, Norte e Continente da Ilha)  para facilitar a participação de todos.

Condições para participar

• Poderão participar gratuitamente todos os sócios do SINFREN que trabalham em postos de combustíveis da Grande Fpolis/SC;

•Os não sócios do Sindicato poderão participar desde que entreguem no ato da inscrição a ficha de filiação ao SINFREN;

•Os times poderão usar nomes de patrocinadores nos uniformes;

•Cada equipe deverá indicar o nome de um responsável na ficha de inscrição, com telefone e/ou e-mail.

•Todas as demais regras da  Copa SINFREN de Futebol Society 2014 serão definidas em reunião com os responsáveis das equipes, no dia 22 de setembro/2014, conforme local já definido;

Prazo de inscrição e reunião

•Até o dia 22/09/2014, ás 19h30min., quando haverá a reunião dos responsáveis pelo time, no Auditório do SINTEL, na Av. Hercílio Luz 639, Ed. Alfa Centauro, 3º andar, sala 311, no centro/Florianópolis.

•Durante a festa comemorativa ao Dia Estadual do Frentista, no dia 11 de Janeiro de 2015, serão realizados os jogos finais (disputa do 1º ao 4º colocados).

Ficha de inscrição: faça o Downloads.

 

Participem. Forme sua equipe e preencha a ficha de inscrição!

Leia mais no Boletim Informativo do SINFREN. Confira a data e local da Assembléia Geral que irá discutir e aprovar a pauta de reivindicações, rumo a nova Convenção Coletiva de Trabalho. /admin/ckeditor/kcfinder/upload/files/panfleto%20Assembleia%20TIJUCAS%20e%20regi%C3%A3o%20para%20site.pdf

Copa SINFREN de Futebol Society 2014

O SINFREN convida todos os associados para participar da Copa SINFREN de Futebol Society 2014 masculino e feminino, com início marcado para 1º de outubro de 2014

Orientações

As equipes poderão solicitar a ficha de inscrição pelos telefones 9991-6993 (com Derli) ou na Secretaria do Sinfren (3028-4039) ou pelo site www.sinfren.org.br

•Solicite a presença de um diretor para entregar a ficha do seu time ou leve até a sede do Sindicato;

Novidades

•Os jogos irão acontecer em três locais distintos (Sul, Norte e Continente da Ilha)  para facilitar a participação de todos.

Condições para participar

• Poderão participar gratuitamente todos os sócios do SINFREN que trabalham em postos de combustíveis da Grande Fpolis/SC;

•Os não sócios do Sindicato poderão participar desde que entreguem no ato da inscrição a ficha de filiação ao SINFREN;

•Os times poderão usar nomes de patrocinadores nos uniformes;

•Cada equipe deverá indicar o nome de um responsável na ficha de inscrição, com telefone e/ou e-mail.

•Todas as demais regras da Copa SINFREN de Futebol Society 2014 serão definidas em reunião com os responsáveis das equipes, no dia 22 de setembro/2014, conforme local já definido;

Prazo de inscrição e reunião

•Até o dia 22/09/2014, ás 19h30min., quando haverá a reunião dos responsáveis pelo time, no Auditório do SINTEL, na Av. Hercílio Luz 639, Ed. Alfa Centauro, 3º andar, sala 311, no centro/Florianópolis.

Premiação em dinheiro

O primeiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.500,00; O segundo lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.000,00 e o terceiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 500,00.

•Durante a festa comemorativa ao Dia Estadual do Frentista, no dia 11 de Janeiro de 2015, serão realizados os jogos finais (disputa do 1º ao 4º colocados).

Organização:SINFREN

 

O SINFREN convida todos os associados para participar da Copa SINFREN de Futebol Society 2014 masculino e feminino, com início marcado para 1º de outubro de 2014

Orientações

As equipes poderão solicitar a ficha de inscrição pelos telefones 9991-6993 (com Derli) ou na Secretaria do Sinfren (3028-4039) ou pelo site www.sinfren.org.br

•Solicite a presença de um diretor para entregar a ficha do seu time ou leve até a sede do Sindicato;

 

 

 

Novidades

•Os jogos irão acontecer em três locais distintos (Sul, Norte e Continente da Ilha)  para facilitar a participação de todos.

Condições para participar

• Poderão participar gratuitamente todos os sócios do SINFREN que trabalham em postos de combustíveis da Grande Fpolis/SC;

•Os não sócios do Sindicato poderão participar desde que entreguem no ato da inscrição a ficha de filiação ao SINFREN;

•Os times poderão usar nomes de patrocinadores nos uniformes;

•Cada equipe deverá indicar o nome de um responsável na ficha de inscrição, com telefone e/ou e-mail.

•Todas as demais regras da Copa SINFREN de Futebol Society 2014 serão definidas em reunião com os responsáveis das equipes, no dia 22 de setembro/2014, conforme local já definido;

Prazo de inscrição e reunião

•Até o dia 22/09/2014, ás 19h30min., quando haverá a reunião dos responsáveis pelo time, no Auditório do SINTEL, na Av. Hercílio Luz 639, Ed. Alfa Centauro, 3º andar, sala 311, no centro/Florianópolis.

Premiação em dinheiro

O primeiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.500,00; O segundo lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.000,00 e o terceiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 500,00.

•Durante a festa comemorativa ao Dia Estadual do Frentista, no dia 11 de Janeiro de 2015, serão realizados os jogos finais (disputa do 1º ao 4º colocados).

Organização: SINFREN

(Acima foto do time campeão da 1ª Copa)  

 

 

Prepare seu time. Vem aí a 2ª Copa SINFREN Futebol Society/2014

     Orientações

As equipes poderão solicitar a ficha de inscrição pelos telefones 9991-6993 (com Derli) ou na Secretaria do Sinfren (3028-4039) ou pelo site www.sinfren.org.br

Solicite a presença de um diretor para entregar a ficha do seu time ou leve até a sede do Sindicato;

     Novidades para este ano

Os jogos irão acontecer em três locais distintos (Sul, Norte e Continente da Ilha)  para facilitar a participação de todos.

Condições para participar

Poderão participar gratuitamente todos os sócios do SINFREN que trabalham em postos de combustíveis da Grande Fpolis/SC;

Os não sócios do Sindicato poderão participar desde que entreguem no ato da inscrição a ficha de filiação ao SINFREN;

Os times poderão usar nomes de patrocinadores nos uniformes;

Cada equipe deverá indicar o nome de um responsável na ficha de inscrição, com telefone e/ou e-mail.

As regras da 2ª Copa SINFREN de Futebol Society serão definidas em reunião com os responsáveis das equipes, no dia 22 de setembro/2014, conforme local já definido;

Prazo de Inscrição e reunião

Até o dia 22/09/2014, ás 19h30minh, quando haverá a reunião dos responsáveis pelo time, no Auditório do SINTEL, na Av. Hercílio Luz 639, Ed. Alfa Centauro, 3º andar, sala 311, no centro/Florianópolis.

Premiação em dinheiro

O primeiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.500,00; O segundo receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 1.000,00 e o terceiro lugar receberá, além das medalhas e troféus, mais R$ 500,00.

Durante a festa comemorativa ao Dia Estadual do Frentista, no dia 11 de Janeiro de 2015, serão realizados os jogos finais (disputa do 1º ao 4º colocados).

. Em caso de desistência a equipe deverá comunicar a organização do evento, no mínimo, 24 horas antes do início da competição.

 

 Em breve estaremos divulgando todas as regras para a 2ª Copa SINFREN de Futebol Society 2014. Já converse com seus colegas de trabalho e vá formando sua EQUIPE. Fique atento às novas informações.

Trabalhadores de três postos de gasolina cruzaram os braços para exigir respeito, dignidade e melhorias no local de trabalho

Em menos de dois meses, trabalhadores dos postos Mediterrâneo, Via Expressa e Jardim Cidade foram á luta por melhorias no local de trabalho

No dia 06 de junho os trabalhadores do Auto Posto Mediterrâneo, de Palhoça, cruzaram os braços para exigir respeito e cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Além de reclamar da falta de condições de trabalho, eles acusaram a empresa de cometer inúmeras irregularidades tais como o não pagamento correto das horas extras, o não fornecimento de uniformes, o não pagamento de quebra de caixa sobre a periculosidade e de feriados.

Além de prejudicar os trabalhadores não cumprindo as leis e a CCT, a empresa vinha também praticando descaradamente assédio moral.Sem negociação no final de semana, os trabalhadores permaneceram paralisados até segunda feira, dia 09.06, quando houve uma audiência de conciliação no Ministério do Trabalho/SC.

Conquistas

Na noite de segunda feira (09/06) os trabalhadores decidiram encerrar a paralisação, após aceitar a proposta da empresa. Veja a seguir o que foi acordado no Ministério do Trabalho.

1. Além de se comprometer em corrigir algumas irregularidades, a empresa prometeu uma auditoria para apurar todas as denúncias feitas pelos trabalhadores e corrigir, se necessário for;

2. A empresa prometeu rever os cálculos dos últimos 90 dias referentes a horas extras e quebra de caixa e pagar se for comprovado o erro.

3. Os representantes da empresa também garantiram a devolução imediata de R$ 237,00 de quebra de caixa, que foi pago por engano e depois descontado numa só vez, e refazer o desconto em duas parcelas.

4. A empresa fornecerá vale transporte a todos empregados que fazem jus a este direito, conforme determina a lei.

5. A empresa se comprometeu a dar mais um jaleco e um par de calçados adequados para o frentista de pista, conforme prevê a (CCT).

6. Quando o cliente pagar as despesas com cartão e este não tiver saldo, não será mais descontado do trabalhador. No caso do cheque, deve-se observar todas as formalidades previstas na CCT. Se isto for feito, o trabalhador não pagará nada, se o cheque do cliente não tiver fundos.

7. Não será mais descontado dos trabalhadores os produtos do estoque que sumirem e que estejam  no acesso dos clientes.

Assédio moral

As denúncias de assédio moral, praticadas pela sub gerencia, serão todas apuradas. Para isso o chefe imediato ficará afastado por dez dias para a empresa utilizar do contraditório e de ampla defesa, ou seja, os trabalhadores serão ouvidos para fins de veracidade dos pontos levantados na pauta.

Não desconto dos dias parados

Ficou acordado ainda que não serão descontados os dias parados dos trabalhadores que fizeram a paraisação. Eles também terão 20 dias de estabilidade. “Este período é o mínimo necessário para avaliar as irregularidades e colocar a casa em ordem”, ressaltou o presidente do SINFREN, Derli Muzzo. Segundo ele, se ocorrer mais algum desentendimento o SINFREN será imediatamente comunicado para tentar resolover o problema junto com a empresa.

Vitória dos trabalhadores

Na avaliação do presidente do SINFREN, a manifestação dos trabalhadores dos três postos foi muito justa, pois até então todas as denúncias e reivindicações estavam até então sendo ignoradas pelas chefias. “Somos vitoriosos, pois foi a pressão, união e coragem dos trabalhadores que resultaram numa negociação favorável para todos”, avaliou Muzzo.        

O 2º posto a paralisar foi o Via Expressa      

Os trabalhadores do Posto Via Expressa também decidiram cruzar os braços no dia 07 de julho/2014 porque eles não aguentavam mais tanto descaso por parte da empresa. Eles exigiam respeito e cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Segundo os trabalhadores, além das péssimas condições no ambiente de  trabalho, a  empresa vinha cometendo inúmeras irregularidades: não fornecimento de uniformes , pagamento irregular do vale transporte, não concessão de férias no período aquisitivo, entre outras. Os trabalhadores reclamaram também dos descontos indevidos na pista e da mudança da jornada de trabalho e dos horários. Eles tinham ainda outras reivindicações:aumento do vale alimentação para R$ 260,00 e opções para o vale transporte/combustível. Além de todas as irregularidades, a empresa vinha praticando assédio moral e atitudes anti sindicais. 

Conquistas e avanços

Quanto ao vale transporte ficou acertado que até o dia 11/07/14, os trabalhadores que necessitam, apresentarão o comprovante de endereço para receber o benefício. Até o dia 16/07/14 serão providenciados os Acordos individuais e os pagamentos totais ou parciais para os que optarem pelo uso do vale combustível. Na mesma data será fornecido o vale transporte para os demais trabalhadores que não possuem veículos, ou pagamento em espécie.

No prazo de 30 a 40 dias a Empresa fornecerá dois kits de uniforme (semestral) mediante recibo de entrega, com exceção da jaqueta (duas por ano). Em 15 dias a empresa fará uma escala de férias vencidas e dará prioridade aos trabalhadores com das datas mais antigas. Para estes funcionários as férias deverão ser concedidas até outubro do presente ano, aos demais conforme período legal. Será efetuado o reembolso dos trabalhadores José Domingues (R$ 103,70) e José Fabio ( R$ 114,90) no prazo de 5 dias úteis e do operador de caixa, Marcelo Manori, será apurado em 10 dias. Não havendo explicações plausíveis será efetuado o reembolso imediatamente dos descontos indevidos. Os descontos futuros somente serão os autorizados em CCT ou Legislação Vigente. Será ainda mantida a atual jornada de Trabalho, em regime de escala, (6x12 diurno e 12x36 noturno). O vale alimentação será aumentado para R$ 130,00 a partir de 01/08/2014. Em 30 dias a Empresa implementará conta-salário de todos os trabalhadores.Em 60 dias irá solucionar todos os problemas no local de trabalho (banheiros, vestiários e administrativo).O empresário se comprometeu também a verificar o quadro de funcionários desligados nos últimos 60 dias e repor, pelo menos, parte dos trabalhadores dispensados para equilibrar o ambiente de trabalho. Não serão descontadas as horas de paralisação do dia 07/07/2014 e todos os trabalhadores terão garantido o emprego por 90 dias, exceto nos casos de demissão por justa causa e pedidos de desligamentos.  

O último a parar foi o posto Jardim Cidade

Os trabalhadores do Posto Jardim  Cidade (da Rede Raio) foram os últimos a paralisar para reivindicar também melhorias no local de trabalho. Eles cruzaram os braços às 6 horas da manhã do dia 11 de julho, tendo como a principal reivindicação mais segurança devido aos seguidos asslatos que ocorreram lá em menos de dois meses. Depois de uma manhã tensa, por causa da atitude truculenta do gerente ao ver os trabalhadores parados, foi realizada uma reuiniao de conciliação no Min. Trabalho. Os trabalhadores apresentaram uma pauta mínima para negociar, mas o dono do Posto, Eduardo O. Barcellos, não concordou com com quase nada.

 

Veja o acerto feito no Ministério do Trabalho

Em relação a jornada de trabalho,a empresa afirmou que irá cumprir a Lei (CLT) e a CCT . O presidente do Sinfren pediu que a Empresa cumpra a Cláusula 19º, parágrafo 4º e a CLT, em relação à alteração de jornada. A Empresa informou que o valor do vale alimentação é de R$110,00 mensais e que foi reajustado em julho/2013.

O empresário entende que esse valor é acima do previsto na CCT e da média praticada no mercado. Os trabalhadores continuaram reivindicando R$7,00 por dia, o que a empresa não aceitou e nem apresentou outra contraproposta. Sobre a segurança, a empresa informolu que normalmente não tem condições de colocar segurança permanente, mas nos momentos críticos pode ser possível. O empresário disse que como a Empresa é do setor privado, sabe da responsabilidade quanto a segurança, conforme prevê a Constituição Federal.  A Empresa assumiu o compromisso, quando for de sua responsabilidade, emitir a CAT em caso de assalto. A Empresa irá ainda assistir e apoiar os trabalhadores após assalto. A Empresa garantiu ainda que não haverá retaliações (perseguições) e não descontará o dia 11/07/2014.

Mais imagens na galeria de fotos.

Reunião de negociação na SRTE

Hoje á tarde (11/07/14) às 12:30 na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de SC) foi realizada a reunião de negociação para tentar avançar na pauta de reivindicações elaborada pelos trabalhadores do Posto Cidade Jardim, de Fpolis. Eles cruzaram os braços hoje a partir das 6 horas da manhã para reivindicar entre outras coisas, mais segurança no local de trabalho e permanência da atual jornada de trabalho.

Veja na íntegra o que ficou acertado na reunião entre a empresa ( representada por Eduardo O. Barcellos), trabalhadores (dois representantes) e Sinfren (presidente e tesoureiro, advogada e jornalista):

O represente da Empresa informou que vai continuar cumprindo a Lei (CLT) e a Convenção Coletiva de Trabalho. O representante dos trabalhadores informa que requer que a Empresa cumpra a Cláusula 19º, parágrafo 4º e a CLT, em relação à alteração de jornada. A Empresa informa que o valor do vale alimentação é de R$110,00 mensais que foi reajustado em julho/2013, e entende que esse valor é acima da CCT e da média praticada no mercado. O movimento de paralisação dos trabalhadores reivindica o valor de R$7,00 por dia, diante dessa negociação a Empresa não aceitou o valor de R$7,00 por dia, e não apresentou nenhuma contraproposta. Sobre a questão de segurança na Empresa, a mesma informa que normalmente não tem condições de colocar segurança permanente e nos momentos críticos pode ser possível. O sindicato laboral informa que como a Empresa é do setor privado, e a responsabilidade da segurança é da Empresa conforme a Constituição Federal. A Empresa assume o compromisso de que se for de responsabilidade da Empresa emitirá a CAT, em caso de assalto. A Empresa irá assistir e apoiar os trabalhadores no momento após assalto. As partes de comum acordo concordam nas negociações diretamente, e não haverá retaliação de ambas, e a Empresa, informa ainda, que não haverá desconto do dia 11/07/2014. 

Conferencia Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.Dias 26 e 27 de junho de 2014, no Hotel Oceania, na Praia dos Ingleses.

Programação Conferencia Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
 

Dia 26 de junho de 2014
 

08h – Abertura do Credenciamento
09h – Abertura
09h15min – Leitura e Votação do Regulamento da II Conferência
10h – Mesa 01: I SUB-EIXO – Desenvolvimento Socioeconômico e seus reflexos na STT
Palestrante: Ricardo Antunes (UNICAMP)
11h15min – Mesa 02: IV SUB-EIXO – Financiamento da PNSTT nos Municípios
Palestrante: Roque Manoel Perusso Veiga (DSAST/SVS/MS)
12h30min – ALMOÇO
14h – Mesa 03: III SUB-EIXO – Efetivação da PNSTT
Palestrante: Jandira Maciel Silva (DENASUS/RS/MS)
16h – Término do Credenciamento
16h – Mesa 04: II SUB-EIXO – Fortalecimento da participação dos trabalhadores, das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de STT
Palestrante: Stenio Dias Pinto Rodrigues (DENASUS-MS/RS)
17h10min – Coffee-break
- Lançamento do livro: “Trabalhar e Adoecer na Agroindústria” – Roberto Carlos Ruiz (Org.)
20h – Abertura oficial
21h – JANTAR e Atividade cultural (Musical)

Dia 27 de junho de 2014
 

08h – Plenária de encaminhamento para os trabalhos em grupo
08h30min – Grupos de debate
11h30min – ALMOÇO
13h – Plenária de Encaminhamentos
Moções
Propostas para a Conferência Nacional
Propostas para a Construção da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
17h – Eleição delegados
18h – Homologação delegados para 4ª Conferência Nacional de STT

O SINFREN estará representado por duas funcionárias.

Comunicado
O SINFREN não terá expediente nesta sexta-feira (dia 20/06) em função do "feriadão" de Corpus Christi (19,20,21 e 22).
Diretoria SINFREN

COMUNICADO

VSão José-SC, 11 de junho de 2014.

Prezado(s) Revendedor(s):

Atendendo a solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços e Vendas de Combustíveis e do Comércio de Derivados de Petróleo da Grande Florianópolis SC – SINFREN e tendo em vista os jogos da Seleção Brasileira, vimos recomendar aos revendedores que possibilitem que seus empregados tenham acesso a um televisor na hora dos jogos, para que possam assisti-los.

Essa recomendação é pertinente, pois certamente todo o país estará torcendo pela nossa seleção.

Atenciosamente.

PAULO ROBERTO ÁVILA

Presidente do Sindópolis

 

 

COMUNICADO: Nos dias 12/06, 17/06 e 23/06 teremos expediente somente pela manhã, até ás  12h.

Diretoria SINFREN

Trabalhadores do Auto Posto Mediterrâneo de Palhoça cruzaram os braços para exigir melhores condições de trabalho e o fim das irregularidades

Só restou aos trabalhadores do Auto Posto Mediterrâneo, de Palhoça, cruzarem os braços e exigir respeito e cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e leis trabalhistas. Eles decidiram realizar uma paralisação no dia 06.06.13, a partir das 18 horas para protestar. Sem negociação no final de semana, os trabalhadores ficaram de greve até na segunda feira (09.06.14), quando houve uma audiência de conciliação na SRTE (Min. Trabalho).

Além da falta de condições de trabalho, a  empresa vinha cometendo inúmeras irregularidades tais como o não pagamento das horas extras, não vem fornecendo uniformes, não pagamento correto da quebra de caixa sobre a periculosidade, não pagamento correto de feriados entre outros absurdos.

Assédio Moral

 Além de prejudicar os trabalhadores não cumprindo as leis e a CCT, a empresa, através das chefias, vinha praticando atos que caracterizam assédio moral. Isso é uma afronta aos trabalhadores  que prometeram recorrer á justiça para fazer valer a lei.

Fim da greve

Na noite do dia 09.06.14 os trabalhadores decidiram encerrar a paralisação. Eles aceitaram a proposta da empresa apresentada na tarde de segunda feira, em audiência de conciliação na SRTE (MIn. Trabalho). Com a presença de três representantes da empresa foi possível um acordo que levou ao fim da greve.

Além de se comprometer em corrigir algumas irregularidades, a empresa fará uma auditoria para apurar todas as denúncias relatadas pelos trabalhadores e corrigir, se necessário.

O Acordo

 Eles irão rever também os cálculos dos últimos 90 dias referentes a horas extras e quebra de caixa.  Se houver divergências quanto ao pagamento, tudo será corrigido e pago retroativo a 90 dias.

Os trabalhadores que receberam R$ 237,00 de quebra de caixa, por causa de um engano da contabilidade, e tiveram descontado no mês seguinte de uma só vez, terão deste valor evolvido, que posteriormente será descontado em duas vezes. "Afinal, o engano foi da empresa", ressaltou o presidente do SINFREN, Deli Muzzo.

Conquistas

A empresa fornecerá vale transporte a todos funcionários que fazem jus a este direito, com o desconto previsto em lei de 6% sobre o valor total das  passagens de cada trabalhador. Além do uniforme já fornecido, a empresa se comprometeu a dar mais um jaleco e um par de calçados adequados para o frentista de pista, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Quando o cliente pagar com cartão e este não tiver saldo, não será mais descontado do trabalhador, pois o risco da atividade econômica é do empregador. No caso do cheque, se o frentista observar todas as formalidades previstas na CCT, ele não pagará nada caso o cheque do cliente não tenha fundos. Também não será mais descontado dos trabalhadores os produtos do estoque em que os clientes tenham acesso.

Apuração das denúncias

As denúncias de assédio moral praticadas pela sub gerencia serão todas apuradas. Para isso o chefe imediato ficará afastado por dez dias para a empresa utilizar do contraditório e de ampla defesa, ou seja, os trabalhadores serão ouvidos para fins de veracidade dos pontos levantados na pauta.

 Não desconto dos dias parados e estabilidade

Ficou acordado ainda que não serão descontados os dias parados dos trabalhadores que fizeram greve, que terão também 20 dias de estabilidade. "Este período é o mínimo necessário para avaliar as irregularidades e colocar a casa em ordem", ressaltou Muzzo. Segundo ele, se neste período ocorrer mais algum desentendimento entre trabalhadores os donos e gerencia serão imediatamente comunicados para evitar que chegue no limite da tolerância dos trabalhadores.

 Vitória dos trabalhadores

Na avaliação do presidente do SINFREN a manifestação dos trabalhadores foi justa e procedente, afinal as denúncias e reivindicações estavam sendo  ignoradas há muito tempo pelas chefias. "Nos sentimos vitoriosos, pois foi a pressão, união e coragem dos trabalhadores que resultou numa negociações favorável aos trabalhadores, mesmo se tratando de cumprimento das lei e da CCT", avaliou Muzzo.

Veja mais imagens na galeria de fotos.

Curso de formação sindical da UGT/SC atinge seu principal objetivo, de preparar os sindicalistas para a luta

 

Nos dias 5 e 6 de junho de 2014, na sede do Sesc de Cacupé, em Florianópolis/SC, foi realizado um curso de formação sindical com o tema "o movimento sindical atual e o papel político do dirigente sindical". A realização do curso foi da UGT/SC que trouxe como palestrante o mestre em educação e formador político sindical, Erledes Elias da Silveira.

Cerca de 35 trabalhadores de diversas categorias participaram do curso que provocou grandes reflexões sobre o papel das entidades sindicais. Durante os dois dias os participantes foram envolvidos numa retrospectiva das lutas e conquistas dos trabalhadores.

Foi destacado os principais períodos que marcaram o movimento sindical no mundo e no Brasil. "Para conhecer a luta dos trabalhadores é preciso entender um pouco do pensamento neoliberal, ou seja, saber como estamos inserido numa sociedade capitalista e como funciona a relações de trabalho entre patrões e empregados.

O palestrante traçou também o perfil sindical da UGT, cujo tripé de atuação se dá no campo político, social e assistencial/lazer. Silveira falou das ações político-sindicais e sociais das entidades sindicais e as atribuições do dirigente sindical. Aos participantes foi distribuída  uma cartilha com o programa de formação político-sindical da UGT/SC que serviu de subsídios para o debate e reflexão.

"Alcançamos o objetivo do curso que era despertar nos dirigentes sindicais a importância de buscar continuamente o conhecimento, tanto internamente, através de cursos de formação, como externamente, nos cursos acadêmicos. Tudo para melhorar o desempenho da atividade sindical e aperfeiçoar a forma de se relacionar com os trabalhadores, seja no campo sindical, social e político", avaliou Silveira, que é formado na área político sindical credenciado pela Confederação  Mundial do Trabalho e Central Latino Americana de Trabalhadores (CLAT).

Fotos: funcionárias e diretores do Sinfren participaram do curso. Veja mais imagens na galeria de fotos.

Trabalhadores do Auto Posto Mediterrâneo de Palhoça

cruzam os braços para exigir melhores condições 

Só restou aos trabalhadores do Auto Posto Mediterrâneo, de Palhoça, cruzarem os braços e exigir respeito e cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Eles decidiram realizar uma paralisação hoje (06.06.14) a partir das 18h para protestar.

Além da falta de condições de trabalho, a  empresa vem cometendo inúmeras irregularidades tais como o não pagamento das horas extras, não vem fornecendo uniformes, não está pagando quebra de caixa sobre a periculosidade, não vem pagando os feriados entre outros absurdos.

Assédio Moral

 Além de prejudicar os trabalhadores não cumprindo as leis e a CCT, a empresa vem praticando descaradamente assédio moral. Isso é um afronta para os trabalhadores, que prometem recorre á justiça para fazer valer a lei.

Trabalhadora gestante foi reintegrada ao trabalho porque tinha estabilidade

No dia 20 de  maio/14 a trabalhadora Jaciara Jahir Simão conseguiu na justiça a sua reintegração no posto de gasolina Deus Dei Adona & Cia Ltda, de Tijucas/SC,  porque estava grávida. Ela foi dispensada no dia 03 de março/14 sem receber as verbas rescisórias e demais parcelas a que faria jus e sequer recebeu qualquer documento relacionado à sua dispensa.

A decisão desta liminar foi da Juíza Sônia Maria Ferreira Roberts, da 1ª Vara da Justiça do Trabalho da Comarca de Balneário Comburiu, em resposta á ação trabalhista da  advogada do SINFREN, Patrícia Vailati Claudin, da Casa do Trabalhador em Tijucas.

Antes de ingressar na justiça, diretores do SINFREN estiveram na empresa tentando resolver a situação evitando assim a ação judicial. Porém a empresa demonstrou resistência em reintegrá-la, o que não deu outra alternativa a não ser ajuizar a Reclamatória Trabalhista para resguardar o direito da trabalhadora.

Com base em declaração prestada pelo SINFREN a Juíza reconheceu o direito da trabalhadora à garantia de emprego de até cinco meses após o parto, conforme rege o art. 10, II, b, do Ato das disposições Constitucionais Transitórias.

A partir do dia 02 de junho/14 a trabalhadora retorna ao trabalho com as mesmas condições que tinha anteriormente."Isto representa uma vitória das trabalhadoras grávidas, pois a medida é importante para assegurar proteção às mesmas e ao nascituro durante o seu período gestacional", explica Dra. Patrícia, que é advogada especialista em direito e processo do trabalho.

Na foto: Jaciara ao lado do Diretor do SINFREN, Alcionei.

Ligue agora mesmo para o SINFREN e fale com a funcionária Gabriela. Solicite todas as informações sobre os novos convênios para associados e seus dependentes

No início de maio/2014 o SINFREN assinou mais um convênio na área de saúde, com a Agemed. Trata-se um plano de saúde onde o trabalhador associado pagará uma mensalidade fixa para cada participante do plano (confira na tabela de faixa etária). Por exemplo, você associado com faixa etária de 24 a 28 anos, pagará uma taxa mensal de R$ 90,34. Se colocar um filho como dependente no plano de saúde, com idade de zero a 18 anos, pagará mais uma mensalidade fixa de R$ 59,23. Além da mensalidade fixa o usuário pagará, sempre que utilizar, 50% de participação nas consultas e nos exames limitados a R$ 95,00. O usuário terá ainda uma co- participação  ambulatorial de 50,00% e franquia nos procedimentos cirúrgicos de pequeno porte R$ 500,00, médio porte R$ 1000,00 e grande porte R$ 2000,00. 

A partir do início de junho/2014 todos associados do Sinfren estarão recebendo o seu cartão Uniodonto. Trata-se de um convênio que dá direito a todo tratamento odontológico gratuito pela rede de credenciados. Os serviços de estética não estão incluídos neste plano.Se você desejar incluir um dependente legal basta solicitar a inclusão no Sindicato e pagar a mensalidade de apenas R$ 18,50 por pessoa. O dependente terá o mesmo direito do associado, ou seja, poderá utilizar todos os serviços odontológico, com exceção os de estética. Confira a relação dos profissionais UNIODONTO - Clinica Geral - por cidade. Você pode ainda consultar no site da UNIODONTO:www.uniodonto-sc.com.br e ver toda a relação de dentistas cooperados e as especialidades.

Com objetivo de oferecer alternativas para os associados, o SINFREN firmou mais um convênio  médico com o Instituto  Catarinense Mais Saúde. São mais de 40 clinicas conveniadas na Grande Florianópolis e 12 laboratórios.

Você poderá utilizar as 85 especialidades médicas com os mais de 200 profissionais cadastrados. A grande maioria (70%) das consultas terá um custo R$ 65,00 podendo variar até $ 120,00 (*).

O mais interessante é que você não paga nada na hora, pois será descontado em folha de pagamento do outro mês.  Se o médico solicitar exames, o procedimento para ir ao laboratório é o mesmo da consulta, ou seja, tudo será autorizado no sindicato.

Para utilizar este convênio o associado deverá passar no sindicato, agendar sua consulta e pegar a requisição/autorização para levar no consultório, na data marcada.  

PREVINIR

O Convênio Prevenir é um serviço de descontos de consultas e exames com clínicas e laboratórios com hora marcada.  Os associados podem aderir a esse convênio, como também os seus dependentes. Se o usuário precisar utilizar mais especialidades (consultas), terá a possibilidade de adquiri-las dentro de sua necessidade e que estiverem disponíveis nas clínicas conveniadas.

Esse plano terá direito a 01 (uma) consulta/mês, sendo a especialidade escolhida pelo o usuário com direito a um retorno e um Pacote Prata de Exames nas clínicas e laboratórios conveniados.

*Valores sujeitos a alterações. Consulte sempre os valores antes der utilizar qualquer convênio.

 

Novo convênio odontológico gratuito para os associados do SINFREN

Você terá mais motivos para sorrir. O dentista que você precisa estará bem próximo da sua casa ou local de trabalho!

A partir do início de junho/2014 todos associados do Sinfren estarão recebendo o seu cartão Uniodonto. Trata-se de um convênio que dá direito a todo tratamento odontológico gratuito pela rede de credenciados. Os serviços de estética não estão incluídos neste plano.

Se você desejar incluir um dependente legal basta solicitar a inclusão no Sindicato e pagar a mensalidade de apenas R$ 18,50 por pessoa. O dependente terá o mesmo direito do associado, ou seja, poderá utilizar todos os serviços odontológico, com exceção os de estética.

 

Atendimento mediante carteirinha UNIODONTO

Com a carteirinha na mão o trabalhador poderá escolher o dentista cadastrado na UNIODONTO mais próximo de sua casa ou local de trabalho. Em Santa Catarina são 2.500 profissionais de todas as especialidades á sua disposição. E nos demais estados, onde você também poderá ser atendido, existem mais de 20 mil profissionais.

Veja mais motivos para você aderir a este convênio:

 

Atendimento em consultório particular ou clinicas;

Livre escolha do dentista;

Assistência odontológica em todas as especialidades;

Atendimento de emergência em todo o território nacional;

Custos acessíveis e vários planos de pagamento;

 e muito mais.

Como utilizar este convênio

Acesse o site da Uniodonto: www.uniodonto-sc.com.br  e selecione, no lado direito, a cidade e especialidade mais perto de você. Ligue, marque e compareça no dia marcado.

Antes de confirmar a consulta, verifique se a especialidade é mesmo a que você procura. Por exemplo, se você pretende fazer um tratamento de canal, pergunto antes se o profissional faz este procedimento, pois não são todos são especialistas neste tratamento.

Dúvidas, ligue : 30289-8000 ou acesse o site da UNIODONTO  www.uniodonto-sc.com.br e  esclareça todas as suas dúvidas.

Se você ainda não tem cadastro no Sindicato providencie o quanto antes a sua filiação para usufruir de mais este benefício.

Mais informações com a funcionária do SINFREN Gabriela: 3028-4039.  

Veja também no site a relação dos profissionais (Clinica Geral) de sua cidade.

SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA, DIREITO DE TODOS E TODAS E DEVER DO ESTADO”.

A IV Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, etapa Florianópolis, atingiu seu objetivo e elegeu delegados para a etapa estadual   

Nos dias 14 e 15 de maio, na Escola Sul da Cut (Central Única dos Trabalhadores), em Ponta das Canas/Fpolis, foi realizada  a IV Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora - Etapa Florianópolis - com a participação de aproximadamente 450 participantes, representantes de órgão públicos e privados, sindicatos e organizações sociais e comunitária.

O principal objetivo desta etapa da IV Conferência foi discutir sugestões para a política nacional de saúde do trabalhador e trabalhadora. Após dois dias de intenso debate e palestras foi definido um documento que será avaliado e debatido no encontro estadual.

No final do evento foram eleitos 100 delegados para a etapa estadual em Santa Catarina, que deve ocorrer até final de junho/2014. Deste encontro estadual será elaborado um novo documento que será levado a maior instancia desta Conferência, no encontro nacional.

O Sinfren estava representado por dois diretores (Derli Muzzo e João Ricardo Pires Ribeiro) e três funcionárias,Maria Ines Koch, Gabriela Naschenweg e Fabíola de Souza.

 

Somente com a participação de todos e todas poderemos IMPLEMENTAR, DE FATO, UMA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA.
 

Diretores do Sinfren agradecem o deputado Mauricio Eskudlark pela aprovação da lei do abastecimento até o automático

No dia 13 de maio, os Diretores do Sinfren, Derli Muzzo (presidente) e Maurício Kimmel (tesoureiro) estiveram no gabinete do deputado estadual Mauricio Eskudlark (PSD) para agradecer  a aprovação da lei estadual 16.333, de sua autoria, que prevê o abastecimento até o automático nos posto de combustíveis de Santa Catarina.

Aprovada em janeiro de 2014, a Lei proíbe preencher o tanque dos veículos após o travamento automático de segurança da bomba de abastecimento. Esta medida serve para amenizar o contato dos trabalhadores com as substancias nocivas que compõem o combustível, como por exemplo o benzeno.

"Além disso protege o meio ambiente e também os usuários em postos de gasolina", afirma o deputado. Segundo ele, o descumprimento da lei implicará em multa e o dinheiro será  revertido em campanhas de natureza preventiva na área do meio ambiente. "Não basta proibir, temos de punir os infratores", alerta Eskudlark.

O presidente do Sinfren informou ao deputado que esta medida já havia sido divulgada durante uma campanha desenvolvida pelo Sindicato em parceria com a Vigilância Sanitária de Santa Catarina/Cerest em 2013, porém não existia nenhum amparo legal.

"Nosso objetivo foi conscientizar a sociedade e principalmente os trabalhadores sobre os perigos da inalação das substâncias contidas nos combustíveis. Mas infelizmente não tínhamos ainda amparo legal para inibir esta ação", explicou Muzzo, ressaltando a importância da aprovação da nova lei.

Após os esclarecimentos, o deputado colocou seu gabinete á disposição do Sinfren para elaborar, se necessário, outras leis legais proteger os trabalhadores em postos de combustíveis. 

Em Santa Catarina Agora é lei "abastecer gasolina só até o automático"

Veja no programa Auto Esporte e saiba por que não abastecer até a boca do tanque 

http://g1.globo.com/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/saiba-porque-nao-abastecer-ate-a-boca-do-tanque/3323383/  

 

Veja como ficou a nova CCT.

Você conhece o seu Holerite (contracheque)?

Confira como foi a Festa do Dia Estadual do Frentista, no dia 12 de janeiro de 2014.

Tudo isso e muito mais no Boletim Informativo do Sinfren "No Bico da Bomba".

Acesse ao lado esquerdo do site "Boletim Sinfren" e fique por dentro de tudo. Boa leitura!  

A advogada do SINFREN, Maria Lúcia de Liz, é  a nova presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SC

A advogada Maria Lúcia de Liz assumiu no dia 22/04 a presidência da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SC. Em ato assinado pelo presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho, a nomeação foi acompanhada por Felipe Caliendo, que deixa a presidência da Comissão, mas continua como integrante.

"Daremos continuidade ao trabalho Dr. Felipe na Comissão. Queremos que o advogado trabalhista esteja amparado. Para isso, trabalharemos em parceria com a Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT)", disse Maria Lúcia de Liz, advogada militante há 22 anos, período em que advoga para sindicatos e federações.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

CCT 2014/15

A nova CCT com todas as cláusulas já está em nosso site. Tire todas suas dúvidas, afinal a Convenção Coletiva de Trabalho é o  documento mais importante para a categoria, pois nele estão vários direitos e benefícios dos trabalhadores. Se você ler alguma cláusula e continuar com dúvida ligue para o SINFREN e solicite uma explicação. A CCT serve para conferir se as empresas estãode fato cumprindo o que é de direito. Acesse  Convenções Coletivas  e o Termo Aditivo

Trabalhadores aprovam proposta patronal 

Os trabalhadores em postos de combustíveis aprovaram, por ampla maioria, a proposta apresentada pelo empresários na última reunião de negociação, realizada no dia 21/03. Desta forma a nova CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) foi assinada e passa a valer a partir de março/14, com validade de um ano.

O reajuste salarial foi 11,22% para o piso do frentista. Como a inflação do período  foi de 5,38% este percentual significa um aumento real de 5,54%. Para os demais salários (maiores que o piso) o reajuste foi de 7,5% que representa 2,01% de aumento real, se comparado a inflação do período.

 Com o novo reajuste salarial o piso atual do frentista será de R$ R$ 912,00 + R$ 273,60 de periculosidade, totalizando R$ 1.185,60820,00. O salário do caixa ficará R$ 1.422,72 incluído os 20% de quebra de caixa.

Vale alimentação

Apesar de ser ainda um valor muito baixo, o vale alimentação teve um reajuste de 19,23%  se comparado a inflação do período. Segundo o tesoureiro do SINFREN, Maurício Kimmel, este benefício passará para R$ 62,00 por mês.

Demais vantagens da nova CCT

A maioria das cláusulas da CCT anterior foram renovadas mantendo desta forma os benefícios já garantidos há anos. Os convênios também foram ampliados e em breve estaremos divulgando toda a nova CCT em nosso site e boletim informativo. 

Patrões apresentam uma contraproposta vergonhosa e ameaçam acabar com a jornada de seis horas

No dia 14 de março, após nove reuniões de negociação, os empresários apresentaram  uma contraproposta vergonhosa para os trabalhadores.

Além de propor  0,33 centavos por dia de aumento no vale alimentação, os empresários ameaçaram acabar com a jornada de trabalho de seis horas.

"O vale alimentação já é uma miséria. Apresentar este índice é uma vergonha. Com isso não se compra nenhuma bala. Esta proposta é humilhante", desabafa o presidente do SINFREN Derli Muzzo.

E acabar com a jornada de seis horas é retirar dos trabalhadores uma conquistas histórica", alerta Muzzo.

Estado de greve e medidas judiciais

Na avaliação do presidente do SINFREN, os trabalhadores, com certeza, irão aprovar o estado de greve e até mesmo paralisação, caso os empresários insistam nesta proposta.

"Medidas judiciais já estão sendo providenciadas para garantir a jornada de seis horas, pois o SINFREN entende que isto já é direito adquirido dos trabalhadores", avalia Muzzo.

Assembléia geral para decidir os rumos da campanha salarial

Segundo Muzzo, toda avaliação em torno da proposta patronal será feita em assembléia geral dos trabalhadores, a ser marcada para os próximos dias.

Para garantir uma nova proposta, mais decente para os trabalhadores, é preciso manter a categoria mobilizada. Portanto, fiquem atentos às notícias em nosso site e facebock.

Juntos somos mais fortes!

8ª Marcha da Classe Trabalhadora

Dia 09 de abril as centrais sindicais levam para as ruas de São Paulo uma pauta de reivindicações da Classe Trabalhadora. Será um ato unificado com as centrais sindicais e movimentos sociais de todo o pais. Uma agenda unificada (ver abaixo) já foi entregue à Presidenta Dilma Rousseff em 2013, porém teve poucos avanços até hoje.

As Centrais Sindicais estão preparando uma nova versão da deste documento que também será entregue aos candidatos a presidente da República nas eleições deste ano.

A 8ª Marcha terá concentração na Praça da Sé, às 10 horas da manhã, saindo em passeata até o vão livre do MASP, na Avenida Paulista.

A partir do dia 15 de março, em todo o Brasil, as centrais sindicais estarão realizando atividades preparatórias para o grande ato unificado de 9 de abril.

 

Pauta unificada da classe trabalhadora

 

·Redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário;

·Fim do fator previdenciário;

·10% do PIB para a educação;

·Negociação coletiva no setor público;

·Reforma agrária e política agrícola;

·10% do orçamento da União para a saúde;

·Combate à demissão imotivada;

· Valorização das aposentadorias;

·Salário igual para trabalho igual;

·Mais investimento público;

·Correção da tabela do Imposto de Renda;

·Não ao PL da terceirização.

Mais trabalhadores recebem cheques da ação de cumprimento relativa a domingos e feriados 

 Trabalhadores dos postos Jacson (Pagani/Palhoça) ,do    Araquária (Pinheira/Palhoça) e do Araquária (Sertão do  Imaruim/SJ) receberam no início desta semana seus  cheques relativos as ações de cumprimento  (02879/2013/03/12/00/0) pelos domingos e feriados  trabalhados e não pagos corretamente pelas empresas em  2011/13.

 "A maior vitória disso tudo foi garantir na justiça o controle  do ponto e regularidade nas escalas dos trabalhadores,  conforme determina a lei", comemora o presidente do  SINFREN, Derli Muzzo.

 Segundo ele, outras ações do mesmo assunto continuam  tramitando na justiça com boas perspectivas de ganho para  o trabalhador. "Se a lei e a CCT não são cumpridas pelas  empresas, vamos continuar buscando o direito do trabalhador na justiça", garante Muzzo (na foto 1º da direita).

Parabenizamos todas as mulheres, em especial as trabalhadoras em postos de combustíveis da Grande Florianópolis, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, dia 08 de março. A luta por igualdade e respeito pelas mulheres é diária. Juntos  vamos construir uma sociedade justa para todas e sem preconceitos.

Diretoria do Sinfren

Ministro do STJ suspende todas as ações que questionam correção do FGTS

Pedido foi realizado pela Caixa e suspende o trâmite das ações até que o STJ decida sobre o tema

BRASÍLIA - O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves suspendeu, no dia 26/02/14, o trâmite de todas as ações relativas à correção de saldos do FGTS por outros índices que não a Taxa Referencial (TR). Segundo nota divulgada pelo STJ, a decisão alcança ações coletivas e individuais em todas as instâncias da Justiça Federal e da Justiça dos Estados, inclusive juizados especiais e turmas recursais.

A Caixa Econômica Federal (CEF), que pediu a suspensão, estima serem mais de 50 mil ações sobre o tema em trâmite no Brasil. Dessas, quase 23 mil já tiveram sentença, sendo 22.697 favoráveis à CEF e 57 desfavoráveis. Ainda haveria em trâmite 180 ações coletivas, movidas por sindicatos, e uma ação civil pública, movida pela Defensoria Pública da União.

O saldo do FGTS é atualizado todo dia 10 de cada mês, respeitando a fórmula de 3% ao ano mais Taxa Referencial. Na ponta do lápis, o rombo criado pelo descolamento entre o atual modelo de reajuste e os índices de preços está na casa dos bilhões. Só neste ano, R$ 6,8 bilhões deixaram de entrar no bolso dos trabalhadores até fevereiro, segundo cálculos do Instituto FGTS Fácil, organização não governamental que presta auxílio aos trabalhadores. Em 2013, a cifra chegou a R$ 27 bilhões.

A TR é calculada pelo Banco Central e tem como base a taxa média dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) prefixados, de 30 dias a 35 dias, oferecidos pelos 30 maiores bancos do País. A redução da taxa básica de juros, a Selic, a partir de 1999, foi diminuindo o valor da TR e fez com que o reajuste do FGTS não conseguisse nem repor as perdas com a alta dos preços da economia.

Fonte: Agência Estado/ 26 de fevereiro de 2014

 

 

Recesso de Carnaval do SINFREN.
Não teremos expediente na segunda e terça feira de Carnaval. Retornaremos na quarta feira, a partir das 13h.

Urgente

Doação de sangue – tipo? o seu!

Luiz Carlos de Oliveira Rodrigues, filho de Líbera Júlia Rodrigues, precisa de sangue, de qualquer tipo (o seu) para reposição no bando de sangue do Hemosc.

Luiz Carlos se submeteu esta semana a uma cirurgia cardíaca no Hospital Regional de São José e pede aos amigos, familiares e cidadãos que o ajude doando sangue.

Ele precisaria de pelo menos oito doadores solidários. Para doar o sangue, compareça no Hemosc, cite o nome do paciente e de sua mãe. 

Mais informações no Hemosc, na Av. Othon Gama D´Eça, 756, Centro Florianopolis. Fone: 3251-9700.

O SINFREN Agradece o seu gesto de solidariedade!

12 de janeiro de 2014

Dia Estadual do Frentista foi comemorado com muito churrasco, música, teatro, futebol, brincadeiras, alegria e diversão

O Dia Estadual do Frentista, 12 de janeiro de 2014, foi comemorado com uma grandiosa festa para os trabalhadores e seus familiares, na Chácara do Zezinho, no Roçado, em São José. As atrações foram muitas tanto para os adultos como para a criançada, que se divertiu nos brinquedos  e nos passeios a cavalo. O público aprovou a costela de chão e todo o buffet servido.

 

Salão de beleza foi o maior sucesso entre as mulheres

As mulheres foram surpreendidas com o “Dia da Beleza”. No local foi montado um salão de beleza exclusivamente para elas. Durante todo o dia seis funcionarias do salão Jack Jo Lee realizaram cortes de cabelo, penteados e maquiagens na mulherada. As crianças também aproveitaram para pintar seus rostinhos e fazer tranças e penteados diversos.

Charles Chaplin e Fernando Pessoa emocionaram os frentistas

Outra grande atração da festa foram as apresentações teatrais com esquetes de Charles Chaplin e do poeta português Fernando Pessoa, encenadas pelos atores gaúchos Milton Brum e Jairo Klein. A plateia pode divertir-se por quase 40 minutos de apresentação,  onde foi passada uma linda mensagem humanista.

Real Auto Posto é o Campeão

da Copa SINFREN de Futebol Society 2014

Pela manhã os quatro times finalistas da Copa SINFREN de Futebol Society 2014 disputaram os quatro primeiro lugares. Sem nenhum grande incidente os jogos aconteceram com muita disputa e respeito entre os atletas.

Consagrou-se campeão da Copa, o time do Real Auto Posto que ganhou de 5 x 4 nos pênaltis do time Galo Barra, que foi o vice-campeão da competição. Em terceiro lugar ficou o time Raio II e em quarto lugar ficou o time Sambarilove.

O goleiro menos vazado foi Carlos, do time Real Auto Posto. O artilheiro foi Andersom Antunes, do time do Posto Raio, com 23 gols.

Distribuição de material escolar

 Durante a festa os associados também aproveitaram para pegar o kit de material escolar para seus dependentes. As crianças, empolgadas, acompanharam seus pais na fila da distribuição de mais este beneficio que o SINFREN oferece todos os anos aos associados.

Veja mais fotos na galeria de fotos e Facebock do Sinfren.

 

Conheçam os times que estão disputando as partidas finais da Copa SINFREN de Futebol Society

Nesta sexta feira, dia 10 de janeiro, oito times estarão disputando as partidas que definirão os quatro finalistas da Copa SINFREN de Futebol Society. Os jogos serão realizados a partir das 9 horas, conforme tabela das oitavas de finais. Os times Real Auto Posto, Raio I, Raio II e Beira Mar jogarão as 9h. Os times Nosso Posto, Sambarilove, Supergasbras e Galo Bravo jogarão ás 10 hs, no mesmo local onde foram realizados todos os jogos.

As quatro equipes vencedoras disputarão os 1°, 2°, 3° e 4° lugares, no dia 12 de janeiro durante a Festa do Dia Estadual do Frentista, na Chacara do Zezinho, no Roçado. Os jogos serão realizados das 8:30 ás 11:30h e a premiação, com trofeus e medalhas, será logo após a última partida. 

Confira as últimas notícias da Copa Sinfren 

Entramos 2014 com novos artilheiros da  Copa Sinfren. A última rodada de jogos foi realizada no dia 20 de dezembro de 2013, quando redefiniu a tabela de artilharia, bem como a próxima rodada de jogos conforme a tabela de jogos. Confira também como anda a classificação do seu time na nov a tabela de classificação.

No dia 10 de janeiro/2014, a partir das 20 horas, no Complexo Esportivo Trevo, será realizada a penúltima rodada da Copa Sinfren, quando sairão os quatro times finalistas. Todos os atletas deverão apresentar documento comprovando que é trabalhador em postos de combustíveis.

As partidas finais, que definirão os quatro primeiros lugares, serão realizadas durante a Festa dos Frentistas, no dia 12 de janeiro, a partir das 9 horas, na Chacara do Zézinho, no Roçado/SJ.

Compareça no Sindicato e solicite a sua pulseirinha para a FESTA!

11ª rodada da 1ª Copa SINFREN acontece nesta sexta feira

A próxima rodada da Copa (11ª) será realizada amanhã, sexta-feira, dia 20, a partir das 20h, com as partidas previstas na tabela de jogos. A penúltima rodada será realizada no dia 10 de janeiro de 2014. Desta partida sairão os times que disputarão a final, no dia 12 de janeiro/2014, durante a Festa do Frentista, na Chácara do Zezinho, no Roçado. Confira como está até o momento a tabela de classificação. 

Veja também com o está a tabela de artilharia com os principais classificados. Em primeiro lugar (10ª rodada) está o atleta Anderson Antunes, do Posto Raio II, com 17 gols. Em segundo lugar está Adré Robson Martins, do Real Auto Posto, com 16 gols e o terceiro lugar está Rodrigo Reis, do time Supergasbrás, com 15 gols.

Outros atletas também estão na disputa do primeiro lugar da artilharia, são eles: André Robson Martins, com 14 gols, do Real Auto Posto, Flávio dos Santos, 10 gols, do posto Galo Barra, Wellington C. dos Santos (Nosso Posto) e Elder da Silva (Beira Mar), ambos estão com nove gols. Muitos outros jogadores fizeram de sete a um gols  por isso não constam desta listagem.

Novos artilheiros da Copa SINFREN

Com mais uma rodada de jogos, realizada na quarta-feira, dia 04,  a artilharia da Copa SINFREN mudou de mãos, assim como a tabela de classificação. A medida que se aproxima as próximas partidas, que definirão os oito times finalistas, os jogos ficam mais emocionantes e concorridos. Confira como ficou a nova tabela de jogos e veja quem está mais próximo das oitavas de finais. 

Copa SINFREN muda a artilharia mais uma vez

Na quarta feira, dia 27, mais jogos foram realizados, alterando desta forma a tabela de classificação e a artilharia.  A nova rodada será dia 29, sexta feira, conforma a nova tabela de jogos. Confiram!

A 1ª Copa SINFREN já está chegando no final da fase classificatória, quando os times começam a delinear as chaves rumo ás partidas semi-finais.

O vice presidente do SINFREN, Eduardo Motter, que é o responsável pela atualização das tabelas a cada rodada, afirma que a partir de agora a competição começa "afunilar", ou seja, os times com mais vitórias começam a ter mais chances de chegar no final do torneio.

Continue acompanhando as notícias da Copa em nosso site e facebook.

Comissão de Saúde discute problemas causados pelos vapores de combustíveis

No dia 27 de novembro, na Assembleia Legislativa de SC/Comissão de Saúde, foram discutidos os problemas ambientais e de saúde pública causados pela emissão de vapor de combustível em postos e centrais de abastecimento. Deputados, especialistas e representantes de órgãos ambientais e de sindicatos dos trabalhadores apresentaram dados e analisaram formas para minimizar o problema.

O engenheiro químico Ernesto Raizer Neto, falou do desperdício de álcool e gasolina na atmosfera em forma de vapor. Segundo ele, aproximadamente 225 milhões de litros por ano são desperdiçados na atmosfera em forma de vapor. Isso ocorre em três momentos: no carregamento dos caminhões que fazem o transporte, no descarregamento do combustível nos postos e no abastecimento feito pelas bombas.

Em relação aos problemas de saúde causados pela inalação do vapor de combustíveis, foram apontados como principais os respiratórios, imunológicos e neurológicos. Alguns estudos apontam, inclusive, a ligação entre a exposição contínua dos gases voláteis ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, especialmente a leucemia.

Pessoas que moram ou trabalham em um raio de 100 metros de postos de combustíveis estão mais expostas. “Esse é um dado muito preocupante, visto que existem milhares de escolas, hospitais e moradias próximas a postos”, alertou o engenheiro.
Entre as pessoas mais atingias estão os trabalhadores dos postos de combustíveis, afirma o presidente do SINFREN, Derli Muzzo. Segundo ele, os trabalhadores se queixam diariamente do forte cheiro de gasolina e muitos deles apresentam problemas de saúde no decorrer da vida funcional.  “Quando vamos até os postos verificar o problema, os empresários mostram os alvarás e as licenças. Não temos legislação sobre o tema”, reclamou.
O Major Márcio Alves, gerente de fiscalização da Fundação do Meio Ambiente O (Fatma), reconheceu que não constam exigências com relação à recuperação dos vapores na normativa que rege o licenciamento dos postos de combustível em Santa Catarina. Para ele, é preciso elaborar um projeto de lei ou a incluir na normativa de licenciamento a cobrança de mecanismos de captura dos vapores de combustível.
Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Volnei Morastoni (PT), disse que irá trabalhar numa agenda para inserir o tema na pauta no Parlamento catarinense. “Essa reunião é um primeiro passo de muitos outros que estão por vir. Queremos analisar melhor o problema e estudar as proposições sugeridas”, garantiu.

Fonte: Gutieres Baron/Sala de Imprensa/Alesc

Foto:Eduardo Guedes de Oliveira/Agencia AL

Assembleias do SINFREN para aprovar pauta de reivindicação rumo a CCT 2014/15

DIA 25/11/2013 às 9h para os trabalhadores de Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e São Pedro de Alcântara, na Câmara de Vereadores de Gov.Celso Ramos, na Av. Bela Vista, nº 956, Calheiros; às 10 h para os trabalhadores dos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio na Câmara de Vereadores de Sto. Amaro da Imperatriz, na Rua Frei Fidêncio Feldmann, nº 374; às 11 h para os trabalhadores de Angelina, Anitápolis, Alfredo Wagner e Rancho Queimado na Câmara de Vereadores de Angelina, na Rua Manoel Lino Koerich, 80, Centro

 

DIA 26/11/2013às 10h00min para os trabalhadores dos municípios Paulo Lopes, Garopaba e Imaruí na Câmara de Vereadores do Município de Garopaba, na Rua Antônio Botelho, 113.

 

Dia 27/11/2013 – às 15h00min para os trabalhadores dos municípios de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José, no Auditório do SINTEL (Sind. Empregados em Tel. SC), na Av. Hercílio Luz, 639, 3º Andar, Sala 311, Centro, Edifício Alpha Centauri, Centro/Fpolis.

 

Copa SINFREN tem novos artilheiros

Na sexta rodada da 1ª Copa SINFREN de Futebol Society, realizada dia 22/11, a artilharia mudou de dono. As 10 equipes que  ainda continuam na competição também fazem rodízio na tabela de  classificação. Os próximos jogos serão realizados na quarta-feira, dia 27, conforme tabela de jogos.

O vice presidente do SINFREN, Eduardo Motter, que tem acompanhado os jogos, afirma que a competição vem mantendo um clima bom entre os atletas. "Com exceção de poucos trabalhadores, os jogos tem acontecido sem violência e com espírito de esportivo",afirma Motter.

Acompanhe todas as notícias da Copa no nosso site e facebook.

CCT 2014/15

SINFREN convoca trabalhadores para discutir e aprovar a pauta de reivindicações

O SINFREN convoca os empregados em postos de venda de combustível e derivados de petróleo, sindicalizados ou não, para participarem das Assembleias Gerais Ordinárias que ocorrerão nos dias 25, 26 e 27 de novembro (ver locais e horários abaixo) para discutir a pauta de reivindicações com vistas à celebração de Convenção Coletiva de Trabalho, com as entidades sindicais patronais.

“Nas assembleias também serão discutidos outros assuntos de interesse da categoria”, avisa o presidente do SINFREN, Derli Muzzo. Segundo ele, os trabalhadores devem fazer um grande esforço para participar das assembleias, pois só desta forma iremos definir uma pauta com tudo aquilo que avaliamos ser o melhor para todos. “Não deixe ninguém decidir por você, faça a sua parte”, ressalta Muzzo.

DATA / LOCAIS E HORÁRIOS DAS ASSEMBLÉIAS

DIA 25/11/2013

às 09:00h para os trabalhadores de Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e São Pedro de Alcântara, na Câmara de Vereadores de Gov.Celso Ramos: Av. Bela Vista, nº 956, Calheiros;

às 10h00minh para os trabalhadores de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio na Câmara de Vereadores de Santo Amaro da Imperatriz, na Rua Frei Fidêncio Feldmann, nº 374.

às 11h00minh para os trabalhadores de Angelina, Anitápolis, Alfredo Wagner e Rancho Queimado na Câmara de Vereadores de Angelina, na Rua Manoel Lino Koerich, 80, Centro.

DIA 26/11/2013

às 10h00minh para os trabalhadores de Paulo Lopes, Garopaba e Imaruí, na Câmara de Vereadores de Garopaba, na Rua Antônio Botelho, 113.

Dia 27/11/2013

às 15h00minh para os trabalhadores dos municípios de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José no Auditório do SINTEL (Sindicato dos Empregados em Telefonia no Estado de Santa Catarina), na Av. Hercílio Luz, 639, 3º Andar, Sala 311, Centro, Edifício Alpha Centauri, Centro, Florianópolis/SC.

OBS. Os horários das Assembleias acima mencionados referem-se à primeira convocação, a segunda e ultima convocação será sempre 30 minutos após, com qualquer número de presentes. Serão realizadas também assembleias nos locais de trabalho em todas as cidades acima mencionadas.

Reunião na SCgas para discutir a nova CCT

No dia 21 de novembro, representantes da Empresa SCgás (Presidente, diretores e Jurídico), o Vice-Presidente do SINFREN (Eduardo Motter), dirigentes do Senge e do Sintec reuniram-se para discutir a pauta de reivindicação rumo a nova ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).

Para sustentar e argumentar o pedido de um reajuste salarial pelo INPC do período além de um aumento real sobre os salários dos trabalhadores, os dirigentes sindicais destacaram o reajuste tarifário promovido pela empresa recentemente. O diretor financeiro da SCGás contra argumentou afirmando que reajuste salarial e aumento real serão avaliados pela diretoria, porem sem discutir a situação econômica da empresa.

Quanto ao plano de cargos e salários, o diretor afirmou que não se discute no âmbito de ACT e sim na política de recursos humanos interna. Após debates sobre a pauta de reivindicação dos trabalhadores, ficou o compromisso da empresa apresentar uma nova contra proposta com um índice de reajuste salarial entre outras cláusulas.

"As empresas precisam entender e aprender a valorizar o seu maior patrimônio que é o intelectual", afirma Eduardo Motter.

Maria Lucia de Liz recebe Comenda da OAB/SC

O presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT), Felipe Iran Caliendo, entregou nesta segunda-feira (11) a medalha Ordem do Mérito do Trabalho aos advogados Gustavo Vilar Mello Guimarães, Maria Lucia de Liz e Elaine Manzan Sabino e ao juiz Roberto Basillone Leite.

“Nosso objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais que se dedicam aos cidadãos e trabalhadores, assim como à preservação da Ordem Democrática de Direito e à garantia dos direitos constitucionais”, diz Caliendo. Para ele, a insígnia é o reconhecimento do compromisso crítico e do dever de luta pelo aperfeiçoamento das instituições e da ordem jurídica através do conhecimento.

O juiz Roberto Basillone Leite diz que ser homenageado pelos advogados, que defendem o ideal de justiça, é o máximo que um juiz poderia almejar. A entrega das medalhas, realizada no gabinete de presidência da OAB/SC, contou com a presença do presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho, do tesoureiro Luiz Mario Bratti, da desembargadora Viviane Colucci, representando a presidente do TRT, desembargadora Gisele Alexandrino, e familiares dos homenageados.

Em nome da OAB/SC, Cavallazzi destacou a importância do trabalho realizado pelos homenageados e desejou que todos continuem firmes nas bandeiras que defendem.

 

Fonte: Jornal OAB/SC

 

Conheça os novos artilheiros e confira os próximos jogos

A Copa SINFREN continua revelando novos artilheiros. Toda semana estamos publicando a tabela de classificação, os maiores artilheiros da Copa bem como a tabela dos próximos jogos. Confira quando e com quem o seu time irá jogar na próxima quarta-feira, dia13 de novembro. Por causa do  feriado de 15 de novembro, os jogos foram antecipados para quarta-feira.

Sexta-feira termina o prazo para as novas inscrições  

Dia oito de novembro, sexta feira, na próxima rodada dos jogos, encerram-se as novas inscrições dos atletas que ainda queiram participar da 1ª Copa SINFREN de Futebol Society.

Neste dia também serão cobradas todas as inscrições pendentes. O não associado que quiser ainda se inscrever terá duas opções: pagar uma taxa de R$ 20,00 ou  assinar a ficha de filiação.

Confira como está a artilharia da Copa SINFREN 

Na terceira rodada do jogos da Copa SINFREN, a tabela de classificação já alterou, assim como a artilharia .Sexta-feira, dia 08, acontece mais uma rodada de  jogos. Também neste dia encerram-se as inscrições para novos atletas. Depois desta data, só podem jogar quem estiver devidamente inscrito nos times.

 

Amanhã, sexta-feira, acontece os jogos da terceira rodada da Copa SINFREN

A terceira rodada dos jogos da Copa SINFREN, amanhã, sexta-feira (1º de novembro), promete esquentar a competição. Após os jogos de amanhã, a classificação dos times e artilharia provavelmente serão alteradas. Confira hoje como está a artilharia e a tabela de classificação . Veja também a tabela dos próximos jogos (ver em downloads).

PARTICIPE. Se você faltar pode prejudicar toda a sua equipe.

Acompanhe todas as notícias da Copa no nosso site e facebook.

Na segunda rodada de jogos mudam os artilheiros da Copa

Na segunda rodada dos jogos da Copa SINFREN de Futebol Society, realizada dia 25/10, os resultados da artilharia e da tabela de classificação já não são os mesmos. Com a evolução dos jogos, as equipes se alteram na classificação de pontos e gols.

A tabela de classificação está novamente atualizada, assim como a tabela dos próximos jogos, ( ver em Downloads) que serão realizados na sexta-feira, dia 1º de novembro, no mesmo local dos jogos anteriores.

"Vamos continuar a atualização das tabelas sempre nas segundas feiras, com a classificação dos times, a nova tabela dos jogos  e a artilharia", disse o tesoureiro do SINFREN Mauricio Kimmel, que acompanhou todos os jogos da última rodada.

Acompanhe todas as notícias da Copa no nosso site e facebook.

A Copa já tem seus artilheiros

A primeira rodada da 1ª Copa SINFREN de Futebol Society, realizada dia 18/10, foi um grande sucesso. Todos os doze times compareceram no Complexo Esportivo Trevo, na SC 401, e jogaram entre si. Após os jogos montamos a súmula com a Tabela de Artilharia da Copa.

Confira também a Tabela de Classificação dos times, que está disponível assim como a Tabela dos Jogos. "Vamos atualizar sempre na segunda feira, a classificação dos times, a tabela dos próximos jogos  e a artilharia da Copa", disse o vice presidente do SINFREN, Eduardo Motter, responsável pela atualização das informações da Copa.

Segundo Motter os jogos serão sempre nas sextas-feiras á noite para dar oportunidade a todos participarem. "Pedimos que não faltem aos jogos, pois assim teremos uma competição organizada, com muitos jogos, gols e diversão para todos", avalia o diretor.

Acompanhe as notícias da Copa SINFREN em site e facebook. Veja as imagens na galeria de fotos.

A  Segunda Rodada da Copa SINFREN será nesta sexta feira, ás 20 horas, no Complexo Esprotivo Trevo. Confira na tabela de jogos quais serão os times que se enfrentarão, os horários e quadras. Não faltem aos jogos. Vamos fazer desta competição, amelhor de todas

Todos os times jogarão hoje á noite

Hoje, dia 18/10, sexta-feira,  ás 20horas, no Complexo  Esportivo Trevo, na SC 401, trevo de Jurere Internacional, na entrada de Ratones,  iniciam os jogos da 1ª Copa Sinfren de Futebol Society.

Todas as doze equipes inscritas jogarão no primeiro dia da competição, conforme sorteio realizado na presença de todos os times. Os próximos jogos serão realizados sempre nas sextas-feiras á noite. Ver tabela de jogos.

O dia e horário dos jogos foram definidos de comum acordo com os trabalhadores com objetivo de favorecer a participação de todos. "Sendo os jogos só nas sextas-feiras, as equipes podem se programar com antecedência", avalia o presidente do SINFREN, Derli Muzzo.

Distribuição do kit Copa Sinfren

No inicio desta semana, Muzzo e o seu vice presidente, Eduardo Motter, distribuíram um kit (fotos na galeria) com todo material da Copa contendo o regulamento, as tabelas de jogos, as orientações para os atletas, o endereço da quadra  e os telefones da comissão organizadora do evento.

Este material foi entregue pessoalmente a todos responsáveis pelos times. Assim todos terão antecipadamente todas as informações da Copa.  

Trabalhadores já estão recebendo seus cheques

O SINFREN ajuizou uma ação trabalhista contra da rede Raio de Sol (quatro postos) que não estava pagando corretamente os feriados dos trabalhadores com jornada noturna de 12x36.

O valor  total da ação foi de R$ 15.750,00. Este valor está sendo pagos a 16 trabalhadores, que já estão indo buscar seus cheques no Sindicato.

Conforme explica a assessora do SINFREN, Maria Lúcia de Liz, os trabalhadores decidiram em assembleia aceitar o pagamento integral da ação em duas parcelas.

"O valor que cada trabalhador está recebendo varia de acordo com os feriados trabalhados por cada um deles", explica o presidente do SINFREN, Derli  Muzzo. Segundo ele,  outras ações similares já estão tramitando na justiça.

"Provavelmente outros trabalhadores também estarão recebendo em breve tudo que seu patrão não pagou por direito em relação aos feriados", alerta Muzzo.

 


Mulheres frentistas manifestam suas opiniões e sugerem eventos sociais, esportivos e de beleza

O Sinfren realizou uma enquete, no final de setembro, para saber a opinião das  frentistas sobre um concurso para eleger a "Garota Sinfren". Das 119 trabalhadoras que responderam ao questionário, 45 acharam a idéia ótima. Quarenta e duas disseram que a iniciativa é boa, nove acharam ruim e vinte e três deixaram a pergunta em branco.

Do total das mulheres que responderam a primeira pergunta, grande parte delas (31) não participaria do concurso e vinte e nove delas seriam candidatas. Na enquete o Sinfren também quis saber a opinião das frentistas quanto a outras atividades. De acordo com a maioria (30 mulheres) um dia de beleza seria bem aceito pelas mulheres.

Sugestões das mulheres serão avaliadas

As trabalhadoras ainda fizeram outras sugestões: atividades físicas (27), gincana (09), dança (03), torneio de cartas (02) feira de talentos (02), campanha para arrecadar alimentos (02) e convênio com escola técnica (01). Segundo o presidente do SINFREN, Derli Muzzo, todas as sugestões  serão avaliadas pela diretoria e na medida do possível, poderão ser implementas.

" O Sinfren agradece a participação de todas trabalhadoras e promete avaliar cada opinião, além de continuar acatando as sugestões dos trabalhadores", afirma Muzzo. Segundo o presidente "um Sindicato forte se faz com a participação de todos".

Na foto: presidente Derli (camisa escura), o vice presidente Eduardo Motter, e a funcionária do Sinfren Ines Koch, fazem a apuração da enquete.

Notícias da 1ª COPA SINFREN de FUTEBOL SOCIETY  

No dia 10/10/13, sexta feira, foi realizada uma reunião com os responsáveis dos doze times inscritos na 1ª COPA SINFREN de FUTEBOL SOCIETY 2013, quando foram definidos o regulamento, as tabelas de jogos e de classificação.

Abertura da 1ª COPA SINFREN será dia 18 de outubro

No dia 18 de outubro, a partir das 20 horas, iniciam os jogos, simultaneamente em duas quadras, no Complexo Esportivo Trevo, na SC 401, no trevo de Jurerê Internacional. Conforme a tabela todos jogarão contra todos.

Após o inicio da Copa as informações da competição serão atualizadas na segunda feira, com os resultados das partidas, a classificação dos times e a tabela dos próximos jogos, além das fotos. Tudo estará disponível em nosso site e facebook.

 

Representantes dos times da 1ª COPA SINFREN de FUTEBOL SOCIETY definem regras e regulamento

No dia 10/10/13, ás 19:30h, no auditório do Hotel Centro de Convenções, no centro, foi realizada uma reunião com os responsáveis pelos doze times inscritos na 1ª COPA SINFREN de FUTEBOL SOCIETY 2013, quando foram definidas as regras, o regulamento e a tabela do evento esportivo. na segunda feira, dia 14/10, será disponibilizada a tabela dos jogos em nosso site.

As regras foram amplamente discutidas e definidas pelos árbitros da Federação Catarinense de Futebol Society junto com os representantes do SINFREN e responsáveis pelos times que participarão da Copa. "É importante que todos atletas tenham conhecimento das regras para fazer deste evento uma grande confraternização entre trabalhadores", afirma o presidente do SINFREN, Derli Muzzo.

 Abertura da 1ª COPA SINFREN será dia 18 de outubro

Ficou decidido que no dia 18 de outubro, ás 19 horas, no Complexo Esportivo Trevo, na SC 401, no trevo de Jurerê Internacional, será realizada a abertura da Copa, com a participação das doze equipes.

Após o início da Copa serão divulgados semanalmente todos os resultados dos jogos com a tabela classificatória, além dos horários das próximas partidas. "Todos devem ficar de olho na tabela de classificação e na data dos jogos, que estarão disponibilizados em nosso site/noticias SINFREN", avisa Muzzo.

Mais conquistas para os trabalhadores

Após algumas rodadas de negociação foi assinada, no dia 02 de outubro/2013, a nova CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) de Tijucas e Região. Das principais conquistas, destacamos o reajuste salarial de 6,5% que elevou o piso do frentista para R$ 835,00 que somado aos 30% de periculosidade totaliza R$ 1.085,00. O salário do caixa aumentou para R$ 1.302,60.

O vale alimentação teve um reajuste acima de 80%. De R$ 80,00 por mês subiu para R$ 130,00. O trabalhador que recebia de vale alimentação R$ 3,07 por dia trabalhado agora recebera R$ 5,00. “Sabemos que este valor ainda e pouco, mas já teve um grande reajuste de um ano para o outro. Daqui pra frente a tendência é sempre aumentar”, avaliou o presidente do SINFREN, Derli Muzzo.

Na avaliação do presidente do Sindicato, houve também avanços quanto aos feriados trabalhados, que agora serão pagos com 150%. E nos domingos trabalhados serão pagos 100%. “Ficou ainda convencionado que após os seis dias trabalhados, o sétimo dia é de folga”.

Para os dirigentes sindicais ficaram garantidos seis dias de liberação ao ano para participarem de reuniões, assembleias, cursos, seminários e outras atividades sindicais. “A liberação dos sindicalistas é muito importante para a formação sindical dos trabalhadores”, comentou Muzzo.

Na foto: Derli Muzzo e o presidente do Sindicombustiveis, Roque A. Colpani, representante do sindicato patronal.

Faça a Inscrição de sua equipe

O SINFREN convida os trabalhadores da categoria para participar 1ª Copa SINFREN de Futebol Society masculino e feminino, com inicio marcado para o dia 11 de outubro de 2013, sendo que os jogos serão realizados nos finais de semana, na quadra do Complexo Esportivo Trevo Sete, na Rodovia SC 401, entrada de Ratones, próximo ao viaduto de acesso a Jurere.

Prazo de inscrição

Até o dia 10/10/2013, as 19h30minh, quando haverá a reunião dos responsáveis pelo time, no Auditório do SINTEL,            na Av. Hercílio Luz 639, Ed. Alfa Centauro, 3º andar sala 311, no centro/Florianópolis

Reunião na SRTE com SINFREN e Sindicombustiveis

O presidente e o vice-presidente do SINFREN, Derli Muzzo e Eduardo Motter, o presidente e o diretor do Sindicombustiveis/Itajaí, Roque Andre Colpani e Modesto Batista, participaram nesta segunda feira (07.10.13), de uma reunião com o chefe dos fiscais da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho/SC, fiscal Lodetti, para discutir entre outros assuntos, o esclarecimento sobre áreas de periculosidade em postos de combustíveis.

Segundo Muzzo, e preciso cumprir a lei no que se refere a proteção dos trabalhadores em áreas de abastecimento, principalmente nos PA´s (Postos de Abastecimento) que na grande maioria ainda não se adptou as normas legais. Outros assuntos de interesse da categoria também estiveram em pauta da reunião que, segundo o presidente do SINFREN, serão resolvidos em breve.

Mais fotos desta reunião na galeria.

Assessoria Juridica recorreu e juiz afirma que SINFREN pode sim defender seus trabalhadores em açoes trabalhistas coletivas 

 

Numa ação trabalhista que o SINFREN ingressou na Justiça, solicitando cumprimento de clausulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), o Juiz entendeu que o pedido não poderia ser feito pelo sindicato, pois se tratava de direito individual e não coletivo. Pelo entendimento deste Juiz os trabalhadores individualmente teriam que ajuizar a ação e não o SINFREN.

A Assessora Jurídica do SINFREN, Dra. Maria Lucia de Liz, recorreu no Tribunal e este decidiu que o SINFREN pode sim ajuizar a ação de cumprimento da CCT.

Ou seja, “a entidade sindical tem legitimidade para a defesa dos interessados da respectiva categoria de forma ampla, nos termo do Art. 8º, inc.III, da Constituição da Republica”, dizia um trecho da decisão do juiz.

 

III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assedio Moral no Trabalho

Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro/2013, no Centro de Convenção da UFSC, foi realizado o III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assedio Moral no Trabalho. Cerca de 500 pessoas, entre sindicalistas, trabalhadores de todas as áreas, estudantes e profissionais da saúde de vários estados brasileiros participaram deste evento que debateu entre outros itens, políticas empresariais e ética, que teve como palestrante o Doutor Jose Roberto M. Heloani (UNICAMP).

Segundo Heloani, vivemos num capitalismo histérico, impaciente e insaciável. Neste contexto o trabalhador adoece cada vez mais por causa do assedio moral, sem se dar conta do grau de exploração do qual esta inserido. E a lógica do capitalismo. A precarizaçao no trabalho e crescente.  “Em que sistema estamos? Preocupamos-nos com o outro? Questiona Heloani.

Durante o evento foram apresentados ainda casos e depoimentos de trabalhadores adoecidos em função do assedio moral no trabalho e as consequências jurídicas. Os relatos de investigação cientifica e relatos de experiências individuais e de intervenções foram base para um interessante debate envolvendo especialistas na área.

Participaram como palestrantes: representantes da APRASC, FITIESC e CUT. O Procurador do Trabalho Marcelo Goes Neves, o Juiz do Trabalho, Carlos Alberto Pereira de Castro e Tatiana Teixeira, da UFSC. Também da UFSC os doutores Suzana da Rosa Tolfo, Arnaldo Podesta Jr, Maria Esther Souza Baibich e Renato Tocchetto de Oliveira, da SRTE/TEM/SC.

Ainda a Dra. Lis Andrea Pereira Sobbol, da UFPR, a advogada trabalhista Suzan Zilli, os trabalhadores com seus depoimentos Marcos Eugenio Bortolinie e Schirlei Azevedo.

Na ultima palestra estava uma das mais requisitadas palestrantes no Brasil quando o assunto e assedio moral: Dra. Margarida M. S. Barreto, que falou sobre política nacional de segurança e saúde do trabalhador e o assedio moral no trabalho.

A assessora de imprensa do SINFREN, a jornalista Fabiola de Souza, participou de Seminário.

 

Agendada nova reuniao de negociação

Na última reunião de negociação com o sindicato patronal dos postos de combustíveis, realizada dia 23 de setembro, em Itajaí, para discutir a nova CCT de Tijucas e região, não houve nenhum avanço. Os empresários não concordam com algumas cláusulas econômicas da pauta de reivindicação, aprovada pelos trabalhadores no final de agosto.

Diante do impasse, uma nova reunião foi marcada para o dia 02 de outubro, ás 16 horas, em Itajaí. “Esperamos que até lá os empresários elaborem uma nova proposta que atenda as reivindicações da categoria”, afirma o presidente do SINFREN, Derli Muzzo, que faz parte da comissão de negociação.

Faça a inscriçao da sua equipe e participe

O SINFREN convida os trabalhadores da categoria para participar 1ª Copa SINFREN de Futebol Society masculino e feminino, com inicio marcado para o dia 11 de outubro de 2013, sendo que os jogos serão realizados nos finais de semana, na quadra do Complexo Esportivo Trevo Sete, na Rodovia SC 401, entrada de Ratones, próximo ao viaduto de acesso a Jurere.

Condições para participar

·       Poderão participar gratuitamente todos os sócios do SINFREN que trabalham em postos de combustíveis, recauchutadoras de pneus e distribuidora de gás e combustíveis;

·       O não sócio do Sindicato pagará uma taxa no valor de R$ 20,00 por atleta no ato da de inscrição ou se preencher a ficha de filiação ate o termino das inscrições.

·       Os times poderão usar nomes de patrocinadores nos uniformes 

Obrigatoriedade

·       Cada equipe deverá indicar o nome de um responsável na ficha de inscrição, com telefone e/ou e-mail.

                  Regras

·       As regras da Copa serão definidas em reunião com os responsáveis das equipes.

 

Premiação

·       Serão premiados os quatro primeiros colocados na Copa, com troféus e medalhas.

Participe da 1ª Copa SINFREN de Futebol Society

·       A Copa SINFREN será realizada a partir de 11 de outubro, nos finais de semana.

·       Durante a festa comemorativa ao Dia do Frentista, 12 de Janeiro de 2014, serão realizados os jogos finais (disputa dos 1º e 4º lugares).

Prazo de inscrição

·       Até o dia 10/10/2013, as 19h30minh, quando haverá a reunião dos responsáveis pelo time, no Auditório do SINTEL,            na Av. Hercílio Luz 639, Ed. Alfa Centauro, 3º andar sala 311, no centro/Florianópolis.

·       As equipes interessadas em participar da Copa poderão preencher a ficha de inscrição (acessar downloads) ou solicitar pelos telefones 3028-4039 (9991-6993) com Derli ou (9945-5530) com Eduardo, ou ainda na secretaria do Sindicato ou pelo site www.sinfren.org.br em downloads.

 

OBS. Em caso de desistência a equipe deverá comunicar a organização do evento no mínimo 24 horas antes do inicio da competição.

PL 4330 foi o principal assunto tratado pelos parlamentares e sindicalistas 
 

Diretores e funcionárias do SINFREN participaram hoje, dia 23 de setembro, na Assembleia Legislativa de SC, do Seminário Sul Brasileiro: “Os desafios do Movimento Sindical e a Relação com o Parlamento Brasileiro”.
O evento teve como pauta: o fim do fator previdenciário; defesa de 10% do PIB para a educação e 10% do orçamento para educação; jornada de trabalho de 40 horas semanais sem redução de salário; PL 4330, que trata da terceirização e o custeio sindical.
O Seminário foi organizado pelas Centrais Sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, NCST, UGT) e a FETIESC.

Estavam presentes na mesa: Luiz Viegas (SRTE/SC) representando o Ministro do Trabalho, Manoel Dias; Paulo Paim (Senador PT/RS); Pedro Uczai (Dep. Fed. PT/SC); Cassildo Maldaner (Senado PMDB) e outros parlamentares e representantes dos movimentos sindicais de SC e do pais.

Após debater os assuntos da pauta foi elaborada uma carta que será encaminhada aos parlamentares catarinenses, em Brasília, solicitando o apoio de todos na defesa desta pauta enxuta e, principalmente que rejeitem o PL 4330, conhecido como o projeto da terceirização.

Veja as imagens na galeria de fotos.

Vigilância Sanitária faz campanha para orientar trabalhadores dos postos de combustíveis

 

Datas e horários da campanha:

- 25/09 - período da tarde (14h00 as 16h00) - panfletagem na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Arno Hoeschel

- 26/09 - período da manhã (08h00 as 12h00) - Posto Coqueiros

- 27/09 - período da manhã (08h00 as 12h00) - Posto Galo - Rio Tavares

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SC) dá início nesta quarta-feira, dia 25/09/13, a Campanha "Complete o tanque só até o automático", dirigida aos trabalhadores dos postos de gasolina que atuam direto com o abastecimento de veículos.

A equipe da campanha, que contara com dirigentes do SINFREN, fará esclarecimentos em Florianópolis nos dias 25, 26 e 27, nos Postos Floripetro, de Coqueiros, e Galo, do Rio Tavares. Nas demais cidades (Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages) serão definidos os dias e locais da visita.

O objetivo é orientar estes profissionais e também consumidores sobre os riscos à saúde provocados pelos vapores do combustível exalados quando o automóvel é abastecido acima do nível estabelecido pelos fabricantes.

Durante o abastecimento de um veículo, a entrada de combustível no interior do tanque do carro, faz com que os vapores ali gerados saiam pela “boca” do tanque acarretando alguns riscos para a saúde do trabalhador (frentista), para o meio ambiente e para a manutenção do veículo.

Para abastecer até a “boca” do tanque, o frentista precisa burlar o sistema automático do bico da mangueira, tendo então que completar o tanque através do controle manual o que exige que ele fique muito próximo à saída do tanque, local de concentrações elevadas de vapores.

Qual o problema? Nos vapores da gasolina temos uma substância denominada benzeno que é conhecida por ser cancerígeno. Portanto, abastecendo até o automático você está contribuindo para diminuir a exposição do trabalhador frentista aos vapores com benzeno. Também, no ato de completar o tanque através do controle manual, podemos comprometer a manutenção do veículo.

Os veículos a gasolina e a álcool possuem um dispositivo para controlar as emissões evaporativas de combustível. Este dispositivo é um filtro de carvão ativado que fica localizado próximo do motor e que recebe os vapores de combustível do tanque por uma tubulação criada especialmente para esse fim. O filtro fica no interior de uma espécie de invólucro circular que se assemelha a uma lata e por isso recebeu o nome de cânister.

O filtro de carvão ativado recebe os vapores de gasolina (o álcool praticamente não evapora), os absorve e, quando o motor funciona, são logo aspirados pelo coletor de admissão. Como o filtro só pode receber vapor é preciso garantir que não chegue combustível líquido até ele. A maneira encontrada pelos fabricantes de automóveis para conseguir isso foi estabelecer um determinado volume de ar entre o líquido no tanque e parte superior deste, justamente de onde sai a tubulação para o cânister. Esse volume de ar acima do líquido é conseguido mediante a interrupção do abastecimento ao primeiro desarme do bico da bomba.

Caso contrário, certamente haverá passagem de gasolina para o cânister, encharcando-o e inutilizando-o, além de enriquecer fortemente a mistura ar-combustível. Isso confundirá o sistema de gerenciamento eletrônico do motor, que, por sua vez, adotará medidas corretivas que não correspondem à realidade. Isso prejudica o bom funcionamento do motor. Portanto, o abastecimento deve ser considerado terminado ao primeiro desarme do bico da mangueira.

COMPLETAR O TANQUE SÓ ATÉ O AUTOMÁTICO É UMA MEDIDA A FAVOR DA SAÚDE E CONTRA O DESPERDÍCIO!

 

 

Curso Básico em Saúde do Trabalhador para o Controle Social

De nove a 12 de setembro de 2013 foi realizado o Curso Básico em Saúde do Trabalhador para o Controle Social com objetivo de capacitar profissionais de diversas áreas de atuação, principalmente os sindicalistas, para que possam estabelecer a relação entre o adoecimento e o processo de trabalho nas praticas de vigilância. O curso visa também gerar uma reflexão sobre o mundo do trabalho e divulgar ações de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

Durante quatro dias, cerca de 60 trabalhadores assistiram palestras com especialistas na área de saúde do trabalhador, onde foram abordados temas relacionados aos riscos de acidentes e doenças do trabalho e legislação. Também foram realizadas visitas técnicas em empresas de diversos setores de atividade (serralheria, marmoraria, etc.), para identificar os fatores e agentes de riscos, doenças e medidas de controle nos locais de trabalho.

Palestrantes do curso: Regina Dal Catel Pinheiro (Vigilância Sanitária/CEREST/SC), Alexandre Beltrami (Vigilância Sanitária/CEREST/Campinas/SP) e as professoras Sheila Madeira, Bianca e Janete (SC).

Participação do SINFREN

Cinco diretores e duas funcionarias do SINFREN participaram do curso. Segundo o presidente do SINFREN, Derli Muzzo, o curso ofereceu subsídios para identificar situações de riscos nos locais de trabalho, assim como mostrou a legislação adequada para cada situaçao, oferecendo orientaçoes aos trabalhadores de como fazer a prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.

“Existe uma vasta legislação para proteger o trabalhador e melhorar o ambiente de trabalho, mas ´e preciso que os sindicalistas conheçam, entendam, divulguem e exijam o cumprimento das mesma. Além disso os sindicatos devem ajudar o trabalhador a mudar sua cultura/consciência em relação ao mundo do trabalho, agindo de forma que ele mesmo se proteja e evite acidentes", avalia Muzzo.

Confira as fotos na galeria.

Todos que trabalharam neste dia devem receber o adicional de 100%

Todos os trabalhadores em Postos de Combustíveis que trabalharam no feriado do dia 11 de agosto/2013 (domingo), Dia da Carta Magna de SC, devem receber o adicional de 100%. “Se a empresa não pagar o adicional de 100% do feriado, o trabalhador deve reclamar no sindicato”, alerta o vice-presidente do SINFREN, Eduardo Motter. Segundo ele, o SINFREN já ganhou varias ações na justiça do trabalho referentes a feriados não pagos.

Art. 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) esclarece sobre as faltas justificadas

As faltas podem ser justificadas e abonadas desde que previstas em Lei, Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho, ou ainda, a critério da empresa, mediante regimento interno. Existem determinadas situações em que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário.

São as denominadas faltas justificadas em lei ou faltas legais, em que há a interrupção do contrato de trabalho, eis que o empregador está obrigado a pagar salários e contar o tempo de serviço, embora o empregado não trabalhe.

Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

I - até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

II - até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

III - por 5 (cinco) dias em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

V - até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos têrmos da lei respectiva. (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

VI - no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na letra c do art. 65 da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 ( Lei do Servico Militar ). (Incluído pelo Decreto-lei nº 757, de 12.8.1969)

VII - nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. (Inciso incluído pela Lei nº 9.471, de 14.7.1997)

VIII - pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo. (Inciso incluído pela Lei nº 9.853, de 27.10.1999)

IX - pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro. (Incluído pela Lei nº 11.304, de 2006).

e na segunda feira realiza Assembleia Geral

O Presidente do SINFREN, Derli Muzzo, visitou os municípios da região de Tijucas, no sábado passado, para divulgar a assembleia geral, que foi realizada nesta segunda feira (dia26/08) para discussão e aprovação da pauta de reivindicação.

Durante a divulgação da Assembleia Geral, o presidente do SINFREN recebeu dos trabalhadores muitas reclamações e duvidas. Todas as “queixas” foram anotadas e, com certeza, terão seus devidos encaminhamentos, garantiu o presidente do SINFREN.

O analfabeto midiático

por Celso Vicenzi (com a “ajuda” de Bertolt Brecht)*

Nota do SINFREN: Recomendamos a leitura do ARTIGO abaixo porque concordamos com tudo que foi dito, afinal não podemos simplesmente concordar e aceitar os fatos, as opiniões e conceitos (às vezes preconceitos) ditos como se fossem verdades absolutas e sem nenhuma "segunda" intenção embutida no texto. Parabéns ao jornalista Celso Vicenzi pelo excelente texto. 

Campanha Salarial 2013/14                                                         

Dia 26 de agosto, segunda-feira, Assembleia Geral Ordinária

para discutir e aprovar pauta de reivindicação de Tijucas e região

A diretoria do SINFREN convoca todos (as) trabalhadores (as) de postos de combustíveis, associados (as) ou não, dos municípios de Tijucas, Canelinha, Nova Trento, Major Gercino e São João Batista a participar da Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 19h, em primeira convocação e, às 19h30min, em segunda convocação, na Casa do Trabalhador, na Rua Gaudêncio Campos, 124, Centro, Tijucas, para discutir e aprovar a pauta de reivindicação, rumo a Convenção Coletiva de Trabalho 2013/14.

Compareça. Não deixe ninguém decidir por você!

Presidente do SINFREN participa da reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno

O presidente do SINFREN, Derli Muzzo, participa de 14 a 16 agosto/13, em Salvador/BA, da Reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno. Durante o encontro serão discutidos diversos assuntos referentes ao benzeno, além de definir as ações da comissão para o segundo semestre deste ano. No retorno o presidente dará mais divulgará mais detalhes da reunião.

UGT entra na Justiça para recuperar as perdas da correção do seu FGTS

A UGT ingressou na Justiça com ações coletivas para resgatar a correção monetária sobre os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, não aplicada desde 1999.

O rombo chega a bilhões de reais, pois a correção que deixou de ser aplicada nas contas do FGTS dos trabalhadores, vai de 48,3% a 88,3%.

As perdas dos trabalhadores são enormes e o escritório de advocacia contratado pela UGT apontou que entre 1999 até 2013 os cálculos da correção do FGTS foram feitos de maneira errada.
Isso faz com que o patrimônio do trabalhador esteja indo para o ralo, por causa das mudanças operadas pelo Governo e Banco Central na remuneração das contas do FGTS.

Pelos cálculos que o Departamento de Economia da UGT elaborou, um trabalhador que no ano de 1999 tinha na conta do FGTS R$ 1.000.00 hoje tem R$ 1.340,47.  Na verdade se as regras não tivessem sido alteradas e a taxa referencial (TR) não tivesse sido manipulada, deveria ter R$ 2.586,44. Isso significa que está perdendo R$ 1.245,97. É essa diferença, que nesse caso chega a 88,3%, que a UGT está reclamando na Justiça.

A ação coletiva é patrocinada pela UGT, mas dará entrada na Justiça em nome de cada Sindicato filiado à nossa central. 

Por essa razão, trabalhado e trabalhadora, é importante que você compareça ao seu Sindicato para assinar a autorização para entrar com a ação judicial.  É ela que vai legitimar o seu processo e o de milhões de trabalhadores na revisão do seu saldo do FGTS. Na ação estamos entrando com o pedido de liminar. Isso significa que se a Justiça conceder a liminar o Governo será obrigado a efetuar a correção devida de imediato.

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores

TIRE SUAS DÚVIDAS E SAIBA COMO PEDIR A REVISÃO DO SEU FGTS

Como fazer para entrar com a ação?
Você deve procurar o sindicato da sua categoria munido dos documentos abaixo, para participar da ação coletiva. Também é possível entrar com ação individual, contratando um advogado particular.

Quais os documentos necessários?
Ao procurar seu sindicato, leve os seguintes documentos: Cédula de Identidade, comprovante de endereço, PIS/PASEP (cópia da CTPS), Extrato do FGTS (Caixa Econômica Federal) e Carta de Concessão do Benefício (no caso dos aposentados).

Tenho que pagar alguma coisa?
O custo para ingressar com a ação é de R$ 5,00 (cinco reais) por trabalhador. Esse valor será recebido pelo sindicato e encaminhado à UGT com toda a documentação.

Quem tem direito à revisão?
Todo brasileiro que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não.

Quanto eu tenho direito a receber?
Os valores dependem de caso a caso, de acordo com o período em que o trabalhador possuiu valores depositados no FGTS. Há casos em que a atualização chega a 88,3% do valor do fundo.

Eu poderei sacar o dinheiro?
Tudo vai depender de como a Justiça decidirá. Porém, o FGTS possui regras específicas para os saques. A tendência – como aconteceu no acordo de 2001 – é que só possam sacar os recursos os trabalhadores que já adquiriram esse direito, como os demitidos sem justa causa e os aposentados. Em outros casos, a vitória na Justiça significará o aumento do valor do fundo, para quando o trabalhador puder sacá-lo.

Os documentos abaixo relacionados necessários para recuperar as perdas do FGTS serão fornecidos no seu Sindicato:

Autorização de Ajuizamento de Ação do Trabalhador (pdf)

FGTS - Termo de Adesão sindicato (word)

 FGTS - Termo de Adesão  sindicato (pdf)

 FGTS - Procuração sindicato (word)

 FGTS - Procuração sindicato (pdf)

Termo de Adesão do novo convênio : Shopharma

Com este convênio o associado do SINFREN poderá comprar mais de 1.700 medicamentos com descontos de até 40%.Se você preferir pode preencher o Termo de Adesão (downloads), tirar uma cópia, assinar e entregar na sede do SINFREN. O custo da adesão para o associado será de R$ 15,00 por ano. Mais informações, ligue (48) 3028-4039.

O Presidente do SINFREN, Derli Muzzo, gravou uma entrevista sobre o Benzeno na TV Floripa (Canal 04 TV a Cabo) que será veiculada no dia 30 de julho de 2013, ás 19:30h. "Convido todos os trabalhadores (as) em postos de combustíveis a assistir esta entrevista pela importancia que este assunto tem para toda a categoria", declarou Muzzo. Segundo ele, o benzeno é umas das principais substancias do combustível que mais causam doenças.

 

Veja o que diz a nossa CCT

Cláusula 13ª – Homologação da Rescisão Contratual

A homologação da rescisão contratual será efetivada exclusivamente perante o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviço e Venda de Combustíveis e no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo da Grande Florianópolis – SC (SINFREN), em sua sede ou sub-sedes.

Parágrafo Primeiro: Todas as homologações de rescisão de contrato de trabalho em que o empregado estiver com mais de 1 (um) ano de trabalho, deverá ser feito perante o Sindicato dos Empregados.

Parágrafo Segundo: Para a realização da homologação do contrato de trabalho junto ao Sindicato Profissional, o empregador ou o seu preposto deverá trazer os seguintes documentos:

a)Ato constitutivo do empregador com alterações ou Carta de preposto, caso o empregador não esteja presente;

b)Carteira de Trabalho e Previdência Social, devidamente atualizada; Livro, ou Ficha de Registro do empregado;

c)05 (cinco) vias da rescisão de contrato de trabalho;

d)Extrato analítico atualizado da conta vinculada do empregado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço –FGTS e guias do recolhimento dos meses que não constem no extrato;

e)03 (três) vias do atestado de saúde ocupacional demissional, ou periódico, quando no prazo de validade, atendidas as formalidades específicas na Norma Regulamentadora nº 5, aprovada pela Portaria nº 3214, de 8 de junho de 1978, e alterações;

f) 03 (três) vias do aviso prévio ou pedido de demissão;

g)guia de recolhimento rescisório do FGTS e da Contribuição Social, nas hipóteses do art. 18 da Lei nº 8036, de 11 de maio de 1990, e do art. 1º da Lei Complementar nº 110, de 29 de junho de 2001;

h)Comunicação da Dispensa – CD e requerimento do Seguro Desemprego, para fins de habilitação, Mediador - Extrato Instrumento Coletivo

Parágrafo Terceiro: Em havendo ressalvas feitas pelo Sindicato Profissional nos termos de rescisão de contrato de trabalho, as mesmas serão vistadas pelo representante da empresa no ato da homologação. Havendo recusa da empresa em vistar a ressalva apontada, o Sindicato não realizará a homologação comunicando a Delegacia Regional do Trabalho.

Parágrafo Quarto: No ato da rescisão a empresa deverá fornecer ao empregado os formulários devidamente preenchidos necessários para a aposentadoria exigidos pelo INSS.

Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações
Orientação Geral aos sindicatos filiados e às estaduais da UGT
1. Convocar todos os trabalhadores e trabalhadoras para greves e outras formas de manifestação;
2. Atuar em conjunto com os demais sindicatos ugetistas e de outras centrais em sua cidade ou região, conforme as possibilidades e realidades locais;
3. Utilizar nas manifestações públicas o máximo possível de bandeiras, faixas, cartazes, panfletos e outros materiais com as palavras de ordem e as marcas do seu sindicato e da UGT;
4. Usar intensamente o site do Sindicato na convocação da categoria e estimular os trabalhadores e trabalhadoras a participarem da convocação de toda a sociedade pelas redes sociais em apoio ao Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações;
5. No dia 11, utilizar ao máximo os telefones celulares ou tablets para fotografar/filmar os atos e enviar imagens à UGT ( comunicação@ugt.org.br ) em tempo real, para divulgação imediata no site da central. 
5.1 As imagens também podem ser postadas diretamente nas redes sociais (facebook, twitter etc.) utilizando a hashtag #UGT;
1. Em casos que envolvam situações anormais, tais como repressão violenta ou prisão de companheiros, comunicar IMEDIATAMENTE a UGT Estadual. Também pode ser acionada a UGT Nacional (0xx11 2111-7300); 
6.1 Qualquer ato repressivo deve ser filmado e fotografado;
6.2 Orientar os participantes dos atos a evitarem quaisquer formas de vandalismo e provocações .
VAMOS À LUTA, COMPANHEIROS!!
A UGT ESTÁ NA LUTA POR:
1. Votação imediata pelo fim do Fator Previdenciário;
2. Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais; 
3. Aumento geral de salários; 
4. Contra o PL 4330, da “Terceirização Sem Fim”; 
5. Devolver as perdas no FGTS;
6. Saúde, Educação, Transporte e Segurança públicas de qualidade;
7. Direito de greve e valorização dos servidores públicos com regulamentação imediata da Convenção 151;
8. Reforma Agrária e apoio ao Pequeno Agricultor;
9. Fim da dispensa imotivada ou a ratificação da Convenção 158;
10. Auditoria das grandes obras públicas;
11. Voto aberto no Congresso Nacional;
12. Fim do foro privilegiado;
13. Corte Imediato dos 50% dos ministérios e dos cargos comissionados;
14. Gratuidades dos cursos do Sistema S
15. Diminuição dos juros do cartão de crédito e cheques especiais;
16. Cargos de direção das agências reguladoras que sejam ocupados por servidores de carreira.

SINFREN assina um novo convênio: SHOPHARMA

Com este convênio o associado do SINFREN poderá comprar mais de 1.700 medicamentos com descontos de até 40% sobre o preço de uma tabela definida pelo Governo Federal. São muitas farmácias credenciadas nos mais variados bairros da grande Florianópolis.
No site Shopharma voce confere a lista de medicamentos, as farmácias participantes e a localização de cada uma.
Faça agora mesmo sua ADESÃO na sede do SINFREN.
Ligue e peça mais informações:(48) 3028-4039.

 

Aprovada em Assembleia contas do SINFREN

No dia 25 de junho, na sede do SINFREN, foi realizada uma Assembleia Geral que aprovou, por unanimidade, a prestação de contas do Sindicato. O tesoureiro do Sinfren, Maurício Kimmel, apresentou detalhadamente a arrecadação e gastos do Sindicato relativos ao ano de 2012.

Após explicar todos os itens da planilha, os participantes da Assembleia aprovaram o balancete financeiro. "O trabalhador precisa saber onde está sendo gasto o seu dinheiro. Por isso a importância de participar desta assembleia e de outras atividades do Sindicato", ressaltou Kimmel.

Confira a portaria que fala sobre os Feriados Nacionais.

Saiba mais sobre a portaria que regulamenta sobre o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP

Nosso Facebook: SINFREN SINDICATO

Saiba tudo sobre a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) no site do MTE http://www.mte.gov.br/seg_sau/comissoes_benzeno.asp

 

 

Greve vitoriosa dos trabalhadores do Posto Via Expressa

No dia 07/07/2014 os trabalhadores do Posto Via Expressa decidiram cruzar os braços para reivindicar o atendimento de uma pauta mínima que resumia toda a indignação da categoria diante de muitas irregularidades e descaso da empresa, inclusive assédio moral.

Eles entraram em greve e ficaram por um dia paralisados até o final da reunião que ocorreu no dia 07.07, às 16 h na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de Santa Catarina – SRTE/SC. Por volta das 20 horas eles decidiram retornar ao trabalho depois de avaliar e aceitar a proposta da empresa. O sentimento dos trabalhadores era de dever cumprido, avanços conquistados e greve vitoriosa.

Veja abaixo a Ata da SRTE/SC, com os pontos acordados na íntegra, que resultou no acordo entre SINFREN , representantes dos trabalhadores e do posto de gasolina. 

1) vale transporte; que ficou acertado da seguinte forma: Até o dia 11/07/14, os trabalhadores que necessitam, apresentarão o comprovante de endereço para a Empresa ( contrato de locação, telefone, água, luz). 1.2) Até a data do dia 16/07/14 será providenciado os Acordos individuais e os pagamentos total, ou parcial para os que optarem pelo uso do vale combustível. 1.3) Na mesma data será fornecido o vale transporte, para os demais trabalhadores que não possuem veículos, ou pagamento em espécie.
2) A Empresa se compromete em fornecer 2 kits de uniforme semestral mediante recibo de entrega, com exceção da jaqueta duas por ano. Esse item terá um prazo de 30 a 40 dias para a Empresa.

3) Sobre as férias vencidas será apresentado pela Empresa em 15 dias a escala de funcionários de férias vencidas pelo período de gozo, priorizando os trabalhadores de vencimento. Para estes funcionários as férias deverão ser concedidas até outubro do presente ano, aos demais conforme período legal.
4) Será efetuado o reembolso dos trabalhadores José Domingues (R$ 103,70) e José Fabio ( R$ 114,90) no prazo de 5 dias úteis e do operador de caixa Marcelo Manori será apurado em 10 dias. Não havendo explicações plausíveis será efetuado o reembolso imediatamente dos descontos. Os descontos futuros somente serão os autorizados em CCT ou Legislação Vigente.
5) Será mantida a atual jornada de Trabalho conforme está, em regime de escala, (6x12 diurno e 12x36 noturno) até o vencimento da CCT em 28/02/2015. Não havendo manifestação da Empresa ao Sindicato Laboral até o fim da vigência será prorrogada automaticamente. 
6) vale alimentação será no valor de R$ 130,00 a partir de 01/08/2014.
7) e 8) As partes de comum acordo se comprometem manter uma política de entendimento aos assuntos pertinentes a relação empregatícia.
9) 30 dias para a Empresa fazer a implementação de conta-salário de todos os trabalhadores.
10) A Empresa dentro do prazo de 60 dias apresentará projetos para solucionar os ambientes (banheiros, vestiários e administrativo).
11) O empregador se compromete a verificar o quadro de funcionários desligados nos últimos 60 dias e repor pelo menos parte dos trabalhadores dispensados de forma a equilibrar o ambiente de trabalho.
12) não serão descontadas as horas de paralisação dos trabalhadores no dia 07/07/2014 até o momento imediato depois do término da assembléia e comunicação dos trabalhadores.
13) e será garantido o emprego de todos os trabalhadores pelo período de 90 dias, exceto nos casos de demissão por justa causa e pedidos de desligamentos.
14) As partes se comprometem a retornarem à mesa de negociação no dia 08/09/2014 às 14:00 horas na sede da Superintendência para averiguação do cumprimento do presente Acordo, e rediscussão do valor do vale alimentação.

 

Atenção, trabalhadores,

 

Você sabia que homologar a rescisão de trabalho, em seu sindicato é um direito adquirido, previsto na convenção?

Então, fique atento! Se você tem um ano, ou mais, de carteira de trabalho assinada, não abra mão de fazer a homologação em seu Sindicato!

Mesmo com a aprovação da Reforma Trabalhista, do Governo Temer, que passou a vigorar em 11 de novembro deste ano, a obrigatoriedade de homologar junto aos Sindicatos, continua.

Esta é uma etapa muito importante que faz parte de sua carreira profissional. Os sindicalistas lutam por seus direitos diariamente e na hora de homologar não é diferente. São eles que conferem os itens, um a um, do termo de rescisão. Quando você conclui essa etapa nas dependências do sindicato, você tem a certeza de estar assistido e amparado por quem entende e cuida dos interesses da categoria.

Lute com seu Sindicato e não abra mão de seus direitos. Seja também um fiscal em seu ambiente de trabalho. Se você está ciente de alguma irregularidade, entre em contato com o Sinfren que iremos até sua base.

Foi dado início a mais uma campanha de entrega de materiais escolares! Todos os anos o Sinfren realiza esta ação presenteando filiados que têm filhos com idade entre 5 e 15 anos. As entregas, sempre são feitas no início do ano, mas, desta vez, a nova diretoria mudou o cronograma para que os pais possam se programar antes de realizarem a compra dos materiais pedidos pela escola. Além de praticar um ato de amor, o Sindicato quer incentivar que todos permaneçam devidamente matriculados na escola. Ao todo serão entregues 450 kits, em 2017. Acreditamos no futuro da nação, por isso fazemos nossa parte!!!!

Atenção, caros associados,

fiquem atentos ao período de recesso do Sinfren, em breve estaremos de volta com os atendimentos me nossa sede.

 

Boas festas a todos,

 

equipe Sinfren

Informamos a todos os trabalhadores de nossa categoria que na segunda-feira, 19, iremos aderir à paralisação nacional contra a Reforma da Previdência! Queremos que todos entendam que essa Reforma, proposta pelo Governo Temer, nada mais é do que pura enganação! O presidente Michel Temer e seus aliados querem realizar a votação para aprovar a Reforma da Previdência, ainda este mês! Por isso nos uniremos às centrais sindicais em ato de manifestação contra mais esse ataque que atinge a população! Contamos com a presença de todos na próxima segunda-feira, a partir das 09:00 da manhã, ao lado do TICEN. Às 16:00 faremos um grande ato contra a PEC 287.

Rua Felipe Schmidt, 303- sala 1101/1102 - Edifício Dias Velho - Centro - Florianópolis/SC

Telefone: 48 | 3028-4039